Dicas e informações sobre casa e construção

Tanquinho ou máquina de lavar roupa. Vantagens e desvantagens

Bastante comum que surjam várias indagações, das quais, a dúvida entre optar por um tanquinho ou máquina de lavar roupa é a mais recorrente. Veja nossas dicas de como escolher e o esclarecimento de algumas dúvidas relacionadas ao assunto.

Quando uma pessoa decide morar sozinha ou investir em uma pequena lavanderia para a sua residência, é bastante comum que surjam várias indagações, das quais, a dúvida entre optar por um Tanquinho ou máquina de lavar roupa é a mais recorrente.

Muitas pessoas acreditam que as diferenças entre os dois equipamentos citados se resumem apenas ao design deles e que tanto faz optar por um ou por outro, quando, na realidade, cada aparelho atende a específicas necessidades.

Assim sendo, a fim de esclarecer as disparidades entre essas duas máquinas e também mirando a explicitação das vantagens e desvantagens de adquirir um Tanquinho ou máquina de lavar roupa, logo em seguida serão escrutinados os principais detalhes sobre estes aparelhos.

Tanquinho ou máquina de lavar roupa. Vantagens e desvantagens

Tanquinhos

Tanquinho de lavar roupas

Os tanquinhos são lavadoras caracterizadas por possuírem um custo bastante acessível quando em comparação aos preços usuais das máquinas de lavar roupa, sendo esta uma das principais vantagens desses equipamentos, que se tornam extremamente convenientes aos indivíduos interessados em economizar.

Ademais, esses aparelhos também necessitam de quantidades menores de água para a lavagem dos tecidos, além de serem também bastante poupadores no consumo de energia.

Porém, devido ao seu menor preço, a maioria dos tanquinhos não dispõe de muitas funcionalidades, limitando-se apenas à função de lavar a roupa, não oferecendo a opção de centrifugar e de torcer os tecidos. Além disto, é comum que esses aparelhos também exijam a troca manual de água.

Máquinas de lavar roupa

Máquina de lavar roupas

As máquinas de lavar roupa, por sua vez, além de higienizarem adequadamente os tecidos e oferecerem a centrifugação e a torção das roupas, proporcionam outras funções, tais como a de reaproveitar a água utilizada para outros intuitos.

Além do mais, essas lavadoras são comumente dotadas de várias programações de lavagens, de uma estrutura que não danifica roupas delicadas, de entrada e saída para a água, etc.

Ainda há o fato do design das máquinas de lavar ser geralmente mais requintado, diferentemente dos formatos dos tanquinhos, que são simples, sem muitas ornamentações.

O único ponto “negativo” desses equipamentos é o seu custo, o qual tende a ser um tanto elevado. Porém, isso é compreensível frente às numerosas aplicabilidades que essas lavadoras propiciam.

Qual escolher?

Como os dois modelos de equipamentos detalhados oferecem vantagens e desvantagens, o tipo mais adequado a uma pessoa variará de acordo com as necessidades e as prioridades dela.

Por exemplo: entre o tanquinho e a máquina de lavar, o primeiro espelha a melhor opção aos indivíduos que têm amplo espaço disponível para a secagem natural das peças ou que dão preferência à economia. Em contrapartida, às pessoas que estimam a comodidade em detrimento do custo do aparelho, a segunda alternativa é a mais ideal.

Como escolher a melhor lavadora?

Para adquirir uma lavadora adequada, é fundamental, em primeiro lugar, que o indivíduo pese as suas prioridades, definindo se o perfil mais pertinente a ele é um Tanquinho ou máquina de lavar roupa.

Ademais, todos os modelos de lavadoras possuem volumes que variam de 1 a 10 kg, característica esta que se associa diretamente ao custo do produto. Deste modo, a fim de evitar um gasto desnecessário ou a aquisição de um aparelho insatisfatório, é importante que a pessoa analise a sua demanda de roupas, baseando-se nisto para a obtenção do aparato mais propício a ela.

Por fim, é substancial comprar somente tanquinho ou máquina de lavar roupa produzidos por fabricantes credenciados e que tenham suas mercadorias aprovadas pelo Inmetro, de modo que a seguridade e a funcionalidade do produto sejam indubitáveis.

Perguntas e respostas

Qualquer tipo de roupa pode ser batida no tanquinho?

Não, nem todo tipo de roupa indicado para você bater no tanquinho, especialmente aquelas um pouco mais sensíveis que preferível mente deve ser lavada na máquina. O Tanquinho as vezes forçar um pouco a roupa e se tiver muitas ele pode enrolar e amassar bastante ela durante o processo, assim alguns tipos de roupa pode inclusive ser danificados. É importante fazer uma separação e colocar as roupas mais pesadas no tanquinho e os mais leves e sensíveis na máquina.

Com lavadora em casa, ainda preciso do tanquinho elétrico?

O Tanquinho elétrico não substitui a lavadora, em certo sentido a lavadora também não o substitui. Existem alguns tipos de roupas com lavagem muito pesada, como tapetes, por exemplo, que é melhor você bater no tanquinho. Há também pessoas que sujam muito a roupa que as vezes precisa de um processo mais manual de lavagem e nesse ponto o tanquinho é melhor.

Ainda é comum usar tanques manuais?

Sim. Apesar de hoje termos os modelos elétricos, sem contar as máquinas de lavar e lavar e secar, muitas pessoas não dispensam o modelo manual, as vezes chamada em algumas regiões de caixa de lavar roupas. Isto não quer dizer que as pessoas tenham muito o hábito de fazer lavagem manual, mas algumas peças precisam de um auxílio manual para tirar certas sujeiras que a máquina ou o tanque elétrico não dá conta.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade