Dicas e informações sobre casa e construção

Terceirização de serviços de limpeza: vale a pena terceirizar?

Será que vale a pena terceirizar os serviços de limpeza em uma empresa, escritório ou outro segmento? Veja alguns dos benefícios, como acessibilidade a profissionais e equipamentos, uniformidade e adaptação no serviço, menos gastos, maior eficiência, entre outros.

Nesse modelo de serviço, a limpeza é feita por meio de um contrato direto com uma empresa que presta esse tipo de serviço. Durante a negociação, a empresa que quer contratar os serviços informa o que procura de forma mais clara e detalhada possível para a empresa de limpeza criar um plano de ação adequado.

Fornecer boas informações é essencial para que a empresa terceirizada avalie melhor o modelo de serviço que deve ser seguido. É preciso saber sobre o tipo de mercado em que atua, a área que deve ser limpa e as medidas da área total, os horários disponíveis para o trabalho e o tipo de limpeza que deve ser adotada. Só assim a empresa responsável poderá designar uma equipe qualificada de acordo com o serviço a ser feito.

No contrato é preciso estabelecer os direitos trabalhistas e a administração das pessoas sob a responsabilidade da prestadora do serviço. Assim, a empresa desiste de certos gastos em relação a contratação e manutenção do salário dos profissionais responsáveis pela limpeza.

A empresa talvez necessite agir de uma forma específica no local que será limpo. Nesse caso, pode haver cláusulas no contrato para formação de equipes auxiliares, ou contratação por períodos definidos.

Vantagens da terceirização de serviços de limpeza

Serviço de diarista e limpeza

Acessibilidade a profissionais e equipamentos

A terceirização proporciona uma maior disponibilidade de serviços. Dessa forma, se um funcionário faltar ou se for preciso um novo equipamento, a empresa contratada deve garantir que tudo seja realizado no menor tempo possível para não comprometer o processo.

O contratante não terá que se preocupar com esse tipo de coisa e a limpeza será realizada no momento necessário, mesmo que ocorra algum tipo de imprevistos e outras dificuldades.

Uniformidade e adaptação no serviço

Com a formação da equipe de limpeza e o fornecimento de materiais que precisam ser pela empresa contratada, o contratante não precisa se preocupar com materiais ou com troca de equipamentos por outros.

A troca de equipamentos fica sob responsabilidade da terceirizada, proporcionando algumas vantagens como a segurança da utilização de ferramentas corretas e de produtos de qualidade. Se for preciso contratar mais mão de obra, tudo pode ser feito com a maior facilidade. Normalmente, as empresas que são especializadas em limpeza providenciam um pessoal extra para a fazer serviços eventuais.

Quando não ocorre a terceirização, é necessário abrir um processo seletivo. Isso gasta tempo e dinheiro, e o serviço pode acabar sendo realizado por uma equipe muito pequena que pode fazer uma limpeza mais demorada ou malfeita.

Com a contratação, o trabalho é sob medida e se adapta às necessidades específicas.

Menos gastos

A terceirização serviços de limpeza custa menos, sem criar vínculos trabalhistas com os profissionais e sem ter que fornecer equipamentos e materiais.

O dinheiro que será gasto já está estipulado no contrato, por isso a empresa mantém os gastos sempre dentro do valor indicado no planejamento financeiro. Assim, não haverá a preocupação de ser forçado a pagar pela contratação de novos funcionários ou de comprar mais materiais não previstos.

Ela garante o custo fixo previamente definido, sem a necessidade de gestão, só se preocupando com a própria atividade. A maior parte dos contratos de terceirização ajudam a evitar que a empresa gaste mais do que realmente vai usar.

Melhor resultado

A prestadora de serviços tem os equipamentos, produtos corretos e do tamanho ideal para o resultado final de muito mais qualidade. A empresa pode contratar profissionais que entendem o que estão fazendo e como é o procedimento.

A terceirizada conta com uma boa quantidade de profissionais capacitados, proporcionando um serviço de alto nível. Quando uma empresa opta por fazer a própria gestão com a sua equipe de limpeza, podem ocorrer erros que comprometam o serviço.

Maior eficiência

Devido a especialização, é possível garantir uma maior eficiência nos trabalhos. Afinal, serão usados métodos e processos próprios com uma gestão focada em bons resultados. Uma empresa terceirizada pode conseguir o máximo de produtividade da equipe com grandes resultados.

Empresa adequada

A terceirização de serviços de limpeza não pode ser feita por qualquer empresa. Com a escolha certa, uma empresa pode pagar menos por maior qualidade, flexibilidade e segurança.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade