Dicas e informações sobre casa e construção

Importância de atividades físicas, alongamento e caminhada

Veja alguma das importâncias da atividade física para a saúde e para o bem estar de uma pessoa. Veja também porque é importante o alongamento antes ou depois da prática de exercício físico. Veja também sobre a importância de realizar alongamento e atividades físicas para crianças, jovens e terceira idade.

O homem sempre esteve em movimento, na antiguidade não havia automóveis, aviões e outros meios de transporte como existem hoje, as pessoas se locomoviam a pé e com isso estava constantemente exercitando o corpo. Com a modernidade veio o automóvel, o controle remoto e outras facilidades que se por um lado nos ajudam no dia a dia, por outro estimula aquilo que chamamos de sedentarismo.

Como isso tornou se extremamente importante prática de atividades físicas a fim de estimular o corpo e evitar o atrofiamento de órgãos ou mesmo sua acomodação. Mas a atividade física precisa ser praticada constantemente e de forma a proporcionar uma melhor qualidade de vida.

Sedentarismo

Sedentarismo é uma palavra que não agrada a muitos, a condição de sedentário é aquela de uma pessoa que movimenta pouco, passa muito tempo sentado e as poucas oportunidades que tem acabam desperdiçando. Por exemplo: você prefere escadas ou elevador? Vai à padaria de carro ou prefere ir a pé? Trabalha sentado ou movimentando o dia todo?

As atividades físicas são importantíssimas pois a vida moderna é de uma maneira geral muito sedentária, por isso, fazer alongamento a criar o hábito de exercitar o corpo é importante para crianças, jovens e especialmente para quem está na terceira idade.

atividades fisicas criancas jovens adutos

Importância do alongamento

O alongamento é um tipo de exercício que é feito geralmente antes de iniciar a atividade física e assim preparar o corpo para o exercício da mesma. O alongamento serve para relaxar os músculos do corpo evitando possíveis danos durante a atividade física. Sua importância está em aumentar a flexibilidade muscular diminuindo a tensão muscular e evitando lesões no corpo durante a atividade física, seja ela qual for. Veja abaixo um vídeo da professora de educação física Andreia Marques explicando a importância do alongamento antes da prática da atividade física.

Importância da atividade física

Combate o sedentarismo

A prática de atividade física é fundamental para o combate ao sedentarismo como explicado no início do texto. A vida moderna nos leva automaticamente ao sedentarismo e se entregar e ele os resultados podem ser ruins. Portanto criar o hábito de praticar atividade física nos ajudará a ter uma vida mais saudável. Como atividade física entenda qualquer movimento constante no corpo como por exemplo ir ao supermercado, passear no parque, limpar a casa, lavar o carro entre outras atividades rotineiras.

Melhora a disposição

A atividade física melhora a disposição do corpo para as atividades do dia a dia, muitos profissionais recomendam que de manhã é um bom horário para a prática de exercícios físicos antes iniciar o trabalho. Embora a prática de atividade física possa ser feita a qualquer hora do dia, mas quando praticada antes das atividades cotidianas, estas poderão ser beneficiadas por uma melhor disposição do corpo para realiza-las.

É fundamental para a saúde

Finalmente devemos observar que a saúde é a principal beneficiada com o exercício físico. Não é incomum médicos recomendarem atividades físicas para seus pacientes, especialmente nos casos de pessoas com excesso de peso. Muitas doenças podem ser evitadas ou combatidas com atividades físicas, contudo, nesses casos é importante a recomendação médica e o acompanhamento de um profissional de educação física para direcionar as atividades de maneira a trazer benefícios para a saúde.

Importância para as crianças

As crianças em geral são muito agitadas, cheia de energia, muitos pais se dão conta disso na época das férias quando as crianças ficam em casa e ai percebem como elas correm e agitam o tempo todo.

Para as crianças a atividade física serve não só para queimar um pouco desta energia, mas por estarem em fase de crescimento é importante que o corpo que está em transformação também esteja em movimento.

Atividades como natação são ótimas para crianças, sem contar que é uma coisa que normalmente elas gostam de fazer. Verifique na sua cidade a existência de espaços públicos para a prática ou ensino da natação e outros esportes para crianças.

Importância para jovens e adultos

Jovens e adultos trabalham muito e as vezes não dispõe de tempo para uma atividade física, mas ela é necessária também para pessoas nesta fase da vida. Eu particularmente não tenho tempo para ir a academias e talvez não tenha tanta disciplina para isso, mas tento compensar com caminhadas que é uma atividade prazerosa para mim. Tenho o hábito de ir trabalhar a pé, já que moro a poucos km da empresa, além disso uso um parque público na minha cidade para caminhadas.

Importância na terceira idade

Na terceira idade a atividade física é de vital importância, já que normalmente as pessoas diminuem suas atividades cotidianas por conta da aposentadoria, por exemplo. Nesta fase é importante escolher uma atividade compatível com a sua saúde e com a condição de vida de cada um, o que não dá é parar totalmente. Caminhadas geralmente é uma atividade bastante recomendada já que pode ser feita no ritmo que a pessoa quiser e na quantidade suportada.

alongamento atividades fisicas

Algumas dicas para as atividades físicas:

  • Antes de começar qualquer atividade faça alongamento.
  • Pratique com regularidade. O ideal é praticar todos os dias ao invés de uma vez por semana, por exemplo.
  • Procure um médico antes de iniciar atividades físicas regulares, especialmente aquelas que demandam maior esforço físico. O médico irá avaliar sua condição física e de saúde e indicará as modalidades mais adequadas.
  • Evite horários de maior calor como no meio da tarde, especialmente no verão onde as temperaturas são elevadas.
  • Tome muita água, isto ajuda a evitar a desidratação.
  • Use uma roupa e principalmente um tênis confortável.
  • Respeite seus limites. Estabeleça um cronograma saudável para alongamento e as atividades, evitando o exagero.
  • Se possível pratique em grupo de pessoas, isto ajuda no ânimo e compromisso de dar continuidade.
  • Vejo pessoas correndo na rua. Esta não é uma prática muito recomendada em função dos problemas de trânsito que a maioria das médias e grandes cidades enfrentam. Procure um local específico, como parques ou pistas de caminhadas, bicicletas ou corridas.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade