Dicas e informações sobre casa e construção

Dá para fazer a locação de máquinas para a construção civil?

Será que vale a pena fazer a locação de máquinas e equipamentos usados na construção de uma casa? Onde fazer a locações e quais são os itens mais comuns?

A construção de uma casa é um enorme desafio, eu passei por ele duas vezes, sem contar reformas. Posso garantir que é um processo onde você precisa ter conhecimentos, ainda que sejam obtidos por terceiros.

Há muita coisa para fazer e da maneira correta. São os profissionais que você tem que contratar, os materiais de construção que precisam ser comprados e entregues no tempo certo e um fator pouco explorado que é a locação de máquinas e outros itens que são importantes para auxiliar no processo da construção.

O que locar?

A lista dos itens que você precisará fazer a locação irá variar de caso para caso, afinal, os profissionais que você contrata já tem as ferramentas certas de trabalho, mas existem algumas que são mais incomuns ou as vezes ela não está disponível para aquele profissional. Há ainda os casos em que são equipamentos muito específico é só está disponível via locação.

Creio que a relação abaixo é útil para conhecimento e consideração durante a obra.

Bobcat

O bobcat é uma pequena máquina escavadeira, muito usada na construção civil, pois graças ao seu tamanho reduzido, ela consegue entrar e trabalhar em locais onde a escavadeira tradicional não poderia atuar. Pode ser usada para limpar e nivelar terrenos, perfurar buracos para piscina, por exemplo, entre outros usos.

Bomba de concreto

A bomba de concreto é usada quando você compra concreto usinado para fazer contrapiso, concretar laje ou preencher colunas de sustentação e alicerce. O concreto usinado é entregue por aqueles caminhões com caçamba própria, mas a entrega deles é limitada ao local até onde o caminhão possa ir. Quando há a necessidade de levar o contrato mais longe ou mais alto, como é o caso de laje, aluga-se a bomba que ficará conectada ao caminhão e bombeará o concreto para o local desejado.

Um bom exemplo da bomba de concreto é na construção de edifícios onde o concreto tem de ser bombeado para 30, 40 ou até mais andares acima.

Geralmente é mesma empresa que fornece o concreto usinado tem a bomba para a locação.

Aspirador industrial

O aspirador industrial pode ser necessário para ajudar na limpeza da obra que é útil em alguns momentos. Creio que o caso mais comum seja a limpeza do contrapiso antes de colocar o piso e também depois de colocado antes de fazer o rejunte.

É um aspirador bem potente para sugar restos de concreto e demais itens que estiverem no chão.

Serras

Há diversos tipos de serra que são usadas na construção civil e algumas delas são usadas em situações bem mais específicas, por isso é comum fazer a locação delas quando precisar, ao invés de comprá-las.

Geralmente as máquinas de serra que são mais comuns de encontrar para a locação são as seguintes:

  • Serra de bancada
  • Serra de madeira
  • Serra de mármore
  • Serra sabre
  • Multicortadora
  • Plaina
  • Policorte
  • Cortadora de bloco
  • Cortadora de porcelanato
  • Entre outras

Marteletes

Os marteletes são ferramentas bem potentes e úteis na construção. Os mais comuns são:

  • Martelete rompedor, que é usado para retirada de reboco e revestimento de parede, porcelanato em piso e outros.
  • Martelete perfurador, que é usado para fazer furos em concreto, pedras e refratários.

Compactadores

Os compactadores são também um pouco específicos e portanto muitos optam pela locação deles quando precisam. Eles são usados, por exemplo, para compactar o solo a fim de fazer a concretagem do contrapiso de uma casa, de áreas eternas e outros.

Não máquinas

Mas não é só as máquinas que podem ser locados, pois existem diversos itens que fazem parte da lista de locação para a construção civil.

Container

Geralmente é usado para guardar materiais que não podem receber umidade ou ficar exposto ao tempo, como cimento, argamassa, piso, entre outros. O container normalmente é usado durante toda a construção da casa.

Banheiro container

Os profissionais que trabalham na obra precisam usar banheiro e como a casa ainda está em construção, obviamente que não existe banheiro ainda. Neste caso o melhor a fazer é a locação de um banheiro container.

Caçamba

A caçamba é outro item que é muito necessário para auxiliar na limpeza da obra e a retirada de entulho. Ela é locada por dia e ficará disponível até que esteja cheia ou que termine o prazo de locação.

Andaimes

Andaimes também geralmente são locados, uma vez que geram volume alto e não é tão comum as pessoas terem. Eles são usados para a execução do trabalho nas partes altas das paredes e no teto. Colocação de gesso, reboco, aplicação de massa corrida e pintura, eletricidade e outros serviços dependem de andaimes.

Escoras

As escoras são peças de madeira ou ferro que são usadas para sustentar a laje até que o concreto esteja devidamente seco e curado. Elas são colocadas antes da concretagem de laje e mantidas por um período que pode chegar até 30 dias depois.

Onde fazer a locação de máquinas e demais itens para a construção civil?

Há empresas especializadas neste tipo de locação. Os containers, são exemplos disso. Bombas de concreto é na própria empresa que fornece o concreto usinado. Já as máquinas e demais itens podem ser locado em lojas especializadas neste tipo de locação. Cito como exemplo a Casa do Construtor que por ter uma rede de franquias, tem lojas em diversas cidades do Brasil. Mas há outras lojas similares.

Vale a pena locar?

O custo é um pouquinho salgado em alguns casos, mas se você precisa da máquina e não tem, entre comprar e alugar, a segunda opção é melhor, uma vez que o uso será pontual apenas. Então, é preciso avaliar caso por caso, mas é uma boa opção sim.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade