Dicas e informações sobre casa e construção

Portas para cozinha e banheiro, veja as dicas

Veja as dicas importantes relacionadas a tamanhos, tipos e outras características das portas de banheiros e cozinha. Veja alguns cuidados na hora de comprar ou escolher o material

Você construiu recentemente? Quanto custou do m/2 da construção da sua casa? CLIQUE AQUI e informe

A escolha dos materiais de construção de uma das etapas importante no processo de identificação de uma obra como uma casa, por exemplo. As portas são itens de grande importância e de grande valor dentro de uma casa, portanto a escolha correta do tipo do material, tamanho eu outros detalhes relativos a elas pode trazer benefícios e melhorar a usabilidade dentro da sua casa. Veja a seguir algumas dicas relacionados a escolha das portas de cozinha e do banheiro.

Na cozinha

Porta de correr

O uso de porta de correr na cozinha pode ser uma saída para pessoas que têm pouco espaço para abertura da mesma. Seu uso também pode permitir a colocação de uma porta mais larga e com isso ter uma área de acesso mais ampla. Neste caso é importante considerar que é necessário ter um espaço de parede suficiente para que a porta possa correr livremente.

Portas do tipo camarão

Na revista "Pequenos Espaços", na página 39 foi dado um excelente exemplo de como aproveitar as portas para gerar espaço, no apartamento em questão a pia e balção onde são postas as louças foi coberto por uma porta tipo camarão, assim quando o proprietário quer usar a cozinha abre as portas, quando não quer tem um sala de jantar estilo clean.

A porta utilizada foi a estilo camarão, esta porta também conhecida com porta articulada é de mais difícil instalação mas é muito bonita pode ser utilizada tanto em cozinhas quanto em banheiros é pratica, estilosa e ocupa pouco espaço. Veja este vídeo de exemplo.

Evitar madeira

Não é comum o uso de madeiras na porta da cozinha, uma vez que é uma área molhada e há grande probabilidade de receber umidade, já que muitas pessoas tem o hábito de lavar as portas da cozinha para tirar gordura de outra sujeiras que são comuns nesses ambientes.

Porta mais larga

Como já citado acima, outra dica é usar uma porta mais larga para cozinha. Neste ambiente é comum haver muita circulação de pessoas eu outros objetos, portanto o acesso é importante.

5 Dicas para escolher para acertar nas escolhas para a cozinha

  1. Cuidados anti-incêndio: se for utilizar madeira na porta faça um tratamento anti-incêndio na peça, este cuidado pode ser estendidos aos outros objetos da cozinha, principalmente com portas, janelas, móveis, objetos, cortinas
  2. Cuidado com a umidade: Para evitar problemas com a umidade em portas, utilize madeira tratada, alumínio ou aço inoxidável.
  3. Facilidade de limpeza, para evitar possíveis problemas com gordura: perceba quais materiais tem superfície mais fácil de limpar, cuidado com superfícies porosas elas absorvem a gordura e a umidade. Em caso de madeira para evitar este problema mantenha a pintura em dia.
  4. Portas largas: Como já foi dito elas trazem amplitude ao ambiente e mais espaço para transitar.
  5. Invista em portas com vidros: Elas dividem e ao mesmo tempo deixam amplos os ambientes ligados a cozinha.

No banheiro

Madeira é mais usado

Já no banheiro o uso de madeira é mais comum do que na cozinha e este material pode ser usado no banheiro, mesmo sendo também uma área molhada, uma vez que não é muito comum lavar portas de banheiro.

Não colocar porta muito estreita

Outra dica importante é você não colocar uma porta muito estreita no banheiro e a razão para esse tipo de pensamento é se um dia uma pessoa estiver usando uma cadeira de rodas, por exemplo e precisar usar o banheiro, poderá ter problemas de acesso. Neste caso a largura da porta é fundamental para permitir o acesso a pessoas nesta situação.

Porta sanfonada

Embora não seja comum nem muito indicado, existem casos em que o uso de uma porta sanfonada pode resolver um problema de espaço para banheiros muito pequenos onde não há espaço para abertura de uma porta convencional. Mas esta é uma solução que deve ser usada apenas em casos extremos já que os materiais usados para fazer porta sanfonada são bastante sensíveis se não oferece muita proteção.

3 Dicas para escolher bem as portas para banheiro

  1. Portas que transmitam privacidade e poupem espaço: a exemplo temos as portas de correr, estilo camarão e sanfonadas.
  2. Escolha do material e manutenção: É sempre interessante observar materiais que sejam fáceis de desinfetar e que não manchem com produtos químicos como quiboa.
  3. Se o objetivo for economizar espaço e dinheiro, a porta sanfonada é uma boa opção: De fácil manutenção e barata a porta sanfonada não é muito resistente mas permite a privacidade necessária para um banheiro.

REFERÊNCIAS

Guia 1001 Dicas Banheiros & Cozinhas 03. Editado por On Line Editora. Acesso em 9/8/19. Link.

Pequenos espaços Casa e Jardim - Truques para ampliar 22 apartamentos de 25 a 70 m². Acesso em 9/8/19. Link.

Onde saber mais sobre o assunto?

As Medidas do Homem e da Mulher: Fatores Humanos em Design. Página 67. Por Henry Dreyfuss Associates. Acesso em 9/8/19. Link.

Por Casa Dicas e Samara Gisch Ferreira

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.