Dicas e informações sobre casa e construção

Persiana de PVC ou alumínio com blecaute. Principais características

Veja neste texto as principais características das persianas de alumínio e PVC, suas aplicações nos múltiplos ambientes e as melhores formas de uso de cada um desses produtos. Veja uma análise mostrando a relação entre a cortina de tecido ou persiana e qual delas fica melhor para ser colocada na sala de uma casa?

O uso de cortinas ou persianas é muito comum em janelas de sala, quartos, cozinha, escritórios e outros ambientes de uma casa ou empresa. Janelas são necessárias, mas há momentos que não queremos a entrada de luz natural, como quando o sol incide diretamente sobre a janela.

Para isso servem as cortinas e persianas, sem contar que principalmente no ambiente residencial elas também servem para produzir um efeito estético e decoração, bem como para proporcionar privacidade no ambiente.

Sala com persianas verticais

Os materiais usados na fabricação de persianas podem ser os mais diversos, como alumínio, plástico, PVC, madeira, tecido, vidro e outros. Abaixo algumas das principais características de dois dos materiais mais comuns: PVC e alumínio.

Persiana de PVC

O PVC é um material bastante maleável, leve e com múltiplas aplicações e utilidades. As persianas que usam este material podem ser encontradas em vários modelos, como horizontal ou vertical, com tamanhos variados e em várias cores, que é uma das grandes características dele de permitir múltiplas cores.

As principais características deste tipo de produto são:

  • Pode ser encontrada em várias cores pois é um material que tem boa variação de tonalidades
  • Indicada para uso em quartos, por exemplo. Se usado na cor escura pode ser uma boa opção para cortar luz noturna e deixar o quarto mais escuro, mesmo em janelas de vidro
  • É leve e portanto pode ser usada em janelas grandes, contudo, em alguns casos não se recomenda comprar modelos muito largos, pois o PVC pode ceder com o peso. Se a janela for muito larga, recomenda-se colocar duas persianas menores
  • O custo é bastante acessível
  • É fácil de encontrar e em vários modelos, como horizontal e vertical
  • Entre outros.

Conheça neste link as fotos de uma grande variedade de persianas PVC.

Persiana de alumínio

A persiana de alumínio é talvez o modelo mais tradicional, principalmente no ambiente empresarial ou escritório onde certamente ela é encontrada com maior frequência. O alumínio é um material extremamente resistente que pode ser forjado o uso de inúmeras formas, permitindo sempre qualidade onde é usado.

Nas persianas de alumínio é possível encontrar muita durabilidade, leveza e uma estética bastante agradável, tornando o ambiente mais aconchegante.

As principais características deste tipo de produto são:

  • É muito leve e portanto pode ser usada tanto para janelas pequenas como para as maiores
  • Extremamente resistente e não deteriora com a incidência de sol e outras intemperes
  • Pode ser lavada facilmente
  • Mais indicada para o uso na horizontal
  • Muito indicada para uso em escritórios, não sendo muito comum para uso residencial, principalmente na janela da sala
  • Não há muitas opções de cores e o modelo mais usual é o alumínio branco. Esta cor combina facilmente com outras partes da parede
  • Entre outros

Conheça neste link as fotos de uma grande variedade de persianas alumínio.

Blecaute

O termo blecaute é usado para indicar um objeto ou material que cria um bloqueio dos raios solares, atenuando assim a incidência de entrada de sol e calor através da janela.

Tanto o PVC e principalmente o alumínio já possuem naturalmente esta característica de bloqueio, mas existem modelos de persianas com material e métodos específicos para este fim.

Neste caso são aquelas do tipo rolo, fabricadas com tecido blecaute e portanto tem bastante eficiência em realizar o bloqueio dos raios solares em um ambiente.

Veja aqui diversos exemplos de persianas com blecaute.

Tamanhos e medidas

Tanto os modelos de alumínio, como os de PVC podem ser encontrados em tamanhos variados, como pode ser visto abaixo:

  • Altura: varia entre 1,40cm a 2,90cm
  • Largura: varia entre 0,50cm a 2,40cm

Mas essas medidas são apenas uma referência do que você pode encontrar já pronto com mais facilidade. Contudo é possível encontrar, com um pouco mais de dificuldade, tamanhos diferenciados, bem como é possível encomendar tamanhos personalidades, como acontece com janelas de sala, já que muitas são fora do padrão.

Cortina de tecido ou persiana, qual fica melhor na sala de uma casa?

O uso de cortinas na sala de uma casa é uma prática bastante comum em boa parte das residências no Brasil. A prática de usar cortinas na janela da sala pode ter várias motivações como bloqueio do sol, evitar que a sala fique exposta para pessoas que passa na rua, estética, entre outros. Mas existem vários tipos de cortinas que podem ser utilizadas e dentre elas destacam as cortinas de tecidos e as persianas.

Cortinas de tecido

É a mais tradicional e pode ser usada de várias formas mas geralmente o método mais comum é uma cortina cobrindo toda a parede e não apenas o espaço da janela. Com essa abordagem muitas pessoas aproveitam para criar uma estética diferente na sala com uma cortina que cobre todo o espaço da parede do teto até o piso. Mas as cortinas de tecido têm como desvantagens o fato dela serei muito propenso ao acúmulo de pó e isto não é bom para pessoas que têm problemas respiratórios, inclusive crianças.

Persianas

As cortinas do tipo persianas são mais comuns no ambiente comercial onde é comum encontrarmos o seu uso em escritórios e empresas de vários tipos. Nas residências ela já começa aparecer com bastante frequência também e ela traz algumas vantagens do seu uso em relação a cortina de tecido. A primeira delas é exatamente o fato dela não acumular pó ou pelo menos ter um acúmulo muito pequeno já que a persiana é usada apenas no espaço da janela e não na parede toda como é o caso da cortina de tecido.

Ainda podemos considerar como vantagem da persiana o bloqueio dos raios solares que ela faz com muito mais eficiência e com isso você consegue um controle mais efetivo dos raios solares evitando que a sala se que é muito quente quando esta receber incidência direta do sol.

Qual é o melhor

Na minha casa nós adotamos a cortina persiana e foi a melhor alternativa que encontramos uma vez que a sala recebe uma incidência do sol da tarde e com isso a gente consegue fazer um bloqueio mais efetivo dos raios solares e tem um ambiente um pouco mais limpo e agradável. No meu entendimento a persiana é melhor do que a cortina de tecido, mas evidentemente que cada pessoa precisa avaliar dentro do projeto da sua casa qual é a melhor alternativa em termos de uso de cortinas na sala.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade