Dicas e informações sobre casa e construção

Falta ou escassez de água. Por que é importante economizar?

A água é um bem natural que Deus deu ao homem, mas em muitos locais ele é escasso, enquanto que em outros existe muita falta. Veja a importância da água em nossa vida.

Você já se perguntou por acaso o que é mais grave: Falta ou escassez de água? Por mais que pareça algo que exista em abundância no mundo, nada é o que parece!

O aumento substancial da população em todo planeta, a poluição e o que o homem é capaz de produzir todos os dias cada vez mais nos faz repensar sobre a escassez de água potável em nossas vidas.

E infelizmente uma preocupação recorrente na nossa atual realidade se refere é a falta de água para consumo apropriado, principalmente se tratando de locais, mas afastados e pobres, bem como áreas populosas e áridas.

Torneira com água

Segundo dados levantados pela ONU (Organização das Nações Unidas), o Brasil ainda é um país com boas expectativas, e está se mantendo contrário a essa tendência grave que vem se consolidando em todo mundo.

Cerca de 11,6% da água potável (água doce superficial) em todo planeta ainda permanece no território brasileiro. 70% desse total se mantém na região amazônica.

Já os 30% restantes, ficam distribuídos de forma desigual pelas demais regiões do país, com a finalidade de atender uma demanda bastante alta, de cerca de 93% da população.

Porque a água é tão importante em nossa vida?

Rio de água corrente

A água nada mais é do que um elemento essencial em nossas vidas e por isso é primordial que ela chegue até nós com qualidade e quantidade realmente adequadas para poder compor as nossas necessidades.

O ser humano não somente usa a água pra elevar o desempenho de suas atividades, mas também para suprir outras finalidades, como garantir hábitos de higiene, lavagem de utensílios diversos, cocção e muito outros atributos.

A água é até mesmo um elemento importante para o nosso desenvolvimento econômico, como por exemplo, para suprir processos de cunho industrial e fabricação dos mais variados tipos de itens, inclusive automotivos, alimentares, entre outros.

Embora todo esse recurso seja de suma importância e praticamente todos nós tenhamos ciência da sua real importância, a água em todo o mundo está cada vez mais comprometida – isso ocorre por inúmeros motivos, como a poluição em detrimentos de redes de esgoto sem o devido tratamento adequado. Diariamente dejetos desses mesmos esgotos são lançados ao mar e nos rios!

Como a água proveniente dos rios está substancialmente poluída, antes que ela cheque até a nossa residência ela deve passar por um intenso tratamento – em uma usina de tratamento essa água precisa sofrer a extração de tais poluentes, pois do contrário ela poderia comprometer gravemente a nossa saúde.

Porém, esse tratamento representa um valor bastante elevado, e quando acabando desperdiçando esse importante recurso natural, estamos também comprometendo que ocorram investimento acerca da sua rede de tratamento e qualidade.

Perguntas e respostas

Como posso economizar água no dia a dia dentro da minha casa?

Não há nenhum mistério para tornar esse hábito comum no nosso dia a dia. Ações simples podem contribuir, e muito, com a economia de água, como por exemplo, escovar os dentes com a torneira fechada, não demorar mais do que 8 minutos no banho, armazenar água da chuva para lavar o quintal ou o carro, armazenar a água que sai da máquina de lavar roupa para outras finalidades, entre outras medidas simples, porém essencialmente eficientes!

Jogar óleo de fritura no ralo agride a água também!

A resposta é sim! Poucas pessoas levam esse ponto em consideração, mas quando se joga óleo pelo ralo da pia pode-se estar poluindo os rios também e ainda dificultando o processo de tratamento da água. O óleo deve ser descartado de forma apropriada para não afetar o meio ambiente.

A falta ou escassez de água é um problema de todo ser humano, e se cada um fizer a sua parte, ninguém ficará sem!

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade