Dicas e informações sobre casa e construção

Falta ou escassez de água. Por que é importante economizar?

A água é um bem natural que Deus deu ao homem, mas em muitos locais ele é escasso, enquanto que em outros existe muita falta. Veja a importância da água em nossa vida.

Porque a água é tão importante para a vida humana e outros seres vivos na terra? Quais os riscos que corremos com uma possível falta de água ou a má distribuição dela dentro do planeta você nosso país?

Água assim como os demais alimentos, são vitais para a permanência da vida humana ou qualquer outro tipo de vida animal sobre a terra. É uma questão de sobrevivência e sem ela não conseguiríamos vamos viver por mais alguns dias, portanto ela é um fator de extrema importância e de primeira necessidade para o homem e para os demais animais questão sobre a face da terra.

Na verdade existe muita água em nosso planeta, o problema é que ela está concentrada em algumas regiões e nos locais com maiores população já há indícios da falta de água que teríamos nos próximos anos. No Brasil por exemplo, há uma grande concentração de água na região da floresta amazônica e do pantanal matogrossense, mas sabemos que nessa região há uma pequena parte da população apenas, afinal os Brasileiros estão na região sul, sudeste e pela costa nordeste. Nessas regiões estão concentradas a maioria das pessoas no Brasil e é exatamente nesse ponto onde há maior necessidade de água para suprir toda esta demanda. A crise água de 2014 observada no estado de São Paulo é um importante indício de possíveis problemas que podem ocorrer nos próximos anos.

Torneira com água

Assim, a economia de água é fundamental para o equilíbrio no uso deste recurso tão importante. Algumas atitudes simples podem ajudar muito para economizar água, como:

  • Não deixar torneiras abertas desnecessariamente
  • Tomar banhos mais rápidos
  • Reaproveitar água, como a água da chuva, da máquina de lavar e outros locais onde for possível.
  • Construir um sistema de reaproveitamento da água da chuva, especialmente daquela que cai no telhado
  • Não poluir as águas de rios, lados e outras fontes
  • Dentre outros.

Por que o mar não se enche, já que os rios estão constantemente desaguando no mar?

Na verdade esta curiosidade parece ser bem antiga, pois na Bíblia no livro de Eclesiastes capítulo 1 e verso 7 diz: Todos os rios correm para o mar, porém o mar não fica cheio. A água volta para onde nascem os rios, e tudo começa outra vez.

Naquela época, muito antes de Cristo, já que este livro é do antigo testamento, não havia ainda sido formulado a compreensão que temos hoje do processo do ciclo das águas que conhecemos hoje, mas mesmo assim o escritor deste livro, que foi o Rei Salomão, diz que a água volta para onde nascem os rios. Então, mesmo sem ter a definição que temos hoje ele já sabia que havia um ciclo da água.

Então a resposta para esta pergunta é que o mar não se enche pois a água do mar evapora e forma as nuvens que condensa e cai em forma de chuva, alimentando os rios que voltam para o mar novamente. Desta maneira é possível dizer que a água está em constante movimento.

Importância da água para a vida

Rio de água corrente

Sem água não há vida, seja humana, animal ou vegetal. É a água que rega os campos e permite que as plantas se desenvolvam, assim como permite que os homens e animais possam beneficiar dela para matar a sede.

Mas a água é usada não apenas para matar a sede, mas para a limpeza e higiene, irrigação de lavouras, controle de humidade do ar, lazer, transporte, dentre outras várias utilidades.

Quais as utilidades da água e do solo?

Quais são as principais utilidades da água e do solo para a nossa vida? Qual a importância deles para os seres viventes, como o homem e os animais?

A agricultura utiliza grande parte da água disponível no planeta, ela é responsável por 70% de toda água doce que nós gastamos todos os meses.

O grande problema é que nossas reservas de água doce estão cada vez menores e, em contrapartida, cresce nossa necessidade uma quantia maior de água potável.

Já o solo, além de ser o meio pelo qual produzimos nossos alimentos, fibras e energia, ele é vivo, fornece nutriente às plantas. Mas não para por aqui! O solo é um gigantesco reservatório de carbono e água e abriga uma diversidade imensurável de organismos.

Por isso, é tão necessário aprender a manejar o solo de forma adequada, pois o seu uso indiscriminado ou inadequado, causa erosão, diminui a nossa produtividade e a qualidade dos alimentos.

Os organismos vivem na cobertura vegetal, uma proteção natural do solo muito rica. Se o homem destrói essa proteção, o solo fica improdutivo, perdendo toda a sua riqueza.

Tanto a água, quanto o solo, são essenciais para nossa sobrevivência, sem eles, nós não poderíamos nos alimentar, beber e ter produtos básicos, como o petróleo, a borracha, extratos para remédios, etc. Todos os animais seriam drasticamente afetados, incluindo as árvores e todas as espécies vivas do planeta Terra.

Quais os estados físicos da matéria e da água?

A água é um bem enorme e sem ele a vida tornaria impossível. Mas a água, assim como outras matérias tem seus estados. Quais os estados físicos da matéria e da água?

A matéria como conhecemos é formado por átomos que se agrupam e se organizam em diferentes maneiras de acordo com a quantidade de energia presente no meio.

Assim como qualquer outro elemento a água também é formada por átomos e por isto obedece as mesmas leis que regem outros elementos físicos podendo ser encontrada em 3 estados principais.

Listaremos abaixo os 3 estados físicos de acordo com o grau de energia contida em cada um deles.

O estado Sólido da matéria é um estado com menor nível energético onde os átomos se encontram em relativo repouso e próximo uns dos outros, para alcançar este estado falando mais especificamente da água ela precisa perder energia, ate chegar ao ponto de congelamento em torno de zero graus Celsius.

No estado líquido a água recebe energia térmica e isto faz com que suas moléculas se afastem uma das outras levemente tornando o elemento líquido. No estado gasoso a água recebe ainda mais energia térmica e suas moléculas agora carregadas de energia se afastam mais ainda uma das outras o que faz com que a água se expanda adquirindo característica gasosa na forma de vapor de água.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade