Dicas e informações sobre casa e construção

Mesas e cadeiras de plástico ou madeira?

Como escolher um tipo de mesas e cadeiras para comprar e quais os materiais são mais indicados, os de plástico ou madeira? Veja em nosso artigo uma comparação.

Móveis para casa podem ser construídos de vários materiais, como ferro, madeira, plástico, pedra e outros. A escolha do material correto é importante para combinar com o ambiente e ao mesmo tempo oferecer conforto e praticidade.

Dentre os materiais mais comuns, creio que o plástico é a madeira sejam os mais encontrados. Graças a sua enorme variação de possibilidades de aplicações, bem como a diversidade de modelos, fazem deles alguns dos mais preferidos pela indústria moveleira.

Plástico

De maneira geral as cadeiras e mesas de plástico eram mais apropriadas para serem usadas nas partes exteriores da casa, como varandas quintais, são mais leves, de fácil transporte e manutenção. Hoje, com as novas técnicas de tratamento, cores e designers, os materiais de plástico trazem uma sensação de sofisticação e elegância ao ambiente interno das casas. E elas estão sendo usadas cada vez mais no interior das casas.

No comércio também e o seu uso suplantou as antigas mesas e cadeiras de metal. Claro que o preço mais em conta e a fácil manutenção impulsionaram este consumo, mais pela praticidade. Porém são menos resistentes. Se ficarem por longos períodos expostas no tempo tendem a se ressecar e quebrar.

Se eu fosse montar algum comércio sem dúvida eu usaria este tipo de mesas e cadeiras. Elas são muito práticas para manusear, limpar e de fácil reposição.

Características das mesas de plásticos

  • As mesas de plástico têm como característica o fato de serem leves, fácil de transportar e pode ser usado em vários ambientes.
  • Mas é o material mais sensível e, portanto, pode dobrar, quebrar ou apresentar algum tipo de dano em caso de muito peso ou mau uso da mesma.
  • Em sua maioria só pode ser encontrada em modelos pequenos, uma vez que ela não é adequada para tamanhos muito grandes como acontece com as mesas de madeira.
  • Alguns modelos podem ser desmontados o que facilita muito o transporte e também a acomodação após o seu uso.
  • É fácil de limpar e não absorve sujeira, sendo, portanto, necessário apenas um pano úmido para remover sujeira e umidade que tenha ficado sobre ela.

Veja aqui diversos exemplos de mesa de plástico.

Madeira

As mesas e cadeiras de madeira são mais usadas em ambientes fechados, aconchegantes, podem ser rústicos e nobres. Elas também podem durar muitos anos, se forem bem cuidadas, disso não há dúvida alguma. São mais pesadas e precisam de uma manutenção mais detalhada. Podem ser feitas de imbuia, pinus, nogueira, carvalho, mogno, etc.

Já no comércio em geral, o seu uso praticamente acabou. Os novos bares, restaurantes, padarias, estão dando preferência cada vez mais às cadeiras e mesas de plástico. Porém encontramos muitos bares, restaurantes ou padarias que usam mesas de madeiras personalizadas, e elas chegam a ser uma característica peculiar destes locais oferecendo luxo e elegância.

Além do mais, elas podem ser peças decorativas de grande beleza e valor, principalmente se forem talhadas à mão, como antigamente. Devemos lembrar, também, das práticas mesas desmontáveis, muito úteis para que tem pouco espaço em casa e que está sempre recebendo convidados para almoços ou jantares ou que as usam para seus filhos estudarem.

Mesmo com toda a tecnologia, beleza e praticidade das cadeiras e mesas de plástico, não restam dúvidas que na maioria dos casos as mesas e cadeiras de madeiras são bem superiores. A natureza que me desculpe, podemos usar tecnologias incríveis nos materiais de madeira tornando eles impermeáveis, brilhantes do jeito que queremos. É só ir à luta. Temos as mesas e cadeiras com resina epóxi, dobráveis, recicladas de paletes, com entalhes, etc. Sempre lembrando do replantio das árvores, que é fundamental para o nosso planeta.

Alguns tipos de mesas e cadeiras de madeira

  • Mesa maciça ou rústica: A mesa de madeira maciça ou rústica é muito usada em ambientes rurais, chácaras ou mesmo em áreas de churrasqueira onde é necessário mesa grande e bastante resistente. Sua característica rústica é que ela deve ser usada em um local que combine com o contexto do ambiente, ou seja, não é ideal para colocar na sala de jantar do seu apartamento, mas em uma chácara ou para quem tem casas maiores e uma área de churrasqueira mais rústica, por exemplo.

    As cadeiras rústicas seguem o mesmo princípio e idealmente devem ser feitas com o mesmo material. Veja exemplos.

  • Retangular: A mesa retangular é mais adequada para sala de jantar, especialmente quando há um espaço maior. Ela também é bastante apropriada para área de churrasqueira e outros locais em que haja um pouco mais de espaço. Em sala de jantar normalmente ela acompanha por seis cadeiras do mesmo material e cor. Veja exemplos.
  • Quadrada: Os modelos quadrados são muito apropriados para cozinha e para o uso em casas pequenas onde não há muito espaço para a mesa. Normalmente esse modelo quadrado é acompanhado de quatro cadeiras  com o mesmo material e também na mesma cor. Seu uso é apropriado para famílias pequenas, nas refeições e outras atividades domésticas. Veja exemplos.
  • Tampo de vidro: Um modo bastante usual de mesas de madeira é aquela que tem um tampo de vidro em cima, assim você alia a resistência e beleza da madeira, com a praticidade do vidro. Muitas mesas combinam uso desses dois materiais para oferecer um produto que atenda às necessidades tanto de beleza quanto de praticidade. Veja exemplos.
  • Dobrável: O modelo dobrável é muito indicado para espaços pequenos onde não há muito espaço para deixar uma mesa aberta. Assim quando ela não está sendo utilizada ela é dobrável e encostada na parede podendo ser fixa ou não. Quando ela precisa ser utilizada basta abrir e ela é uma mesa como qualquer outra. Contudo esse tipo de mesa, por suas características peculiares, costuma ser apenas em tamanhos pequenos, o que facilita o fato de ser dobrável e também por não exigir muito espaço quando aberto. As cadeiras geralmente não acompanha esses modelos, mas podem ser de madeira ou plásticos, como os banquinhos de plásticos que são fáceis de guardar. Veja exemplos.
  • Cavalete: A mesa estilo cavalete é usada em locais onde você precisa fazer o deslocamento dela com facilidade. Ela é formada por pelo menos 2 cavaletes e um ou mais tampos que são colocados em cima. Muito usado em ambientes artísticos como ateliês, oficinas e outros ambientes profissionais, bem como em ambientes domésticos. Veja exemplos.
  • Pallet: A mesa no estilo pallet é muito usada atualmente por ter um visual bastante diferenciado e é muito apreciada por pessoas que gostam de inovar um pouco no estilo dos móveis. Ela pode ser criada de várias formas, mas a característica principal é o material que é usado, neste caso os paletes, tradicionais na indústria para acomodar mercadorias e matérias primas de todos os tipos. Veja exemplos.
  • Para escritório: As mesas de madeira e cadeiras para escritório são bastante resistentes e normalmente bem trabalhadas, com visual e aparência sofisticados. Elas podem ser feitas de vários tipos de madeira, mas o mais comum é o chamado MDF que permite a construção de mesas de canto, de computadores, nichos, mesas de reunião, entre outros usos. Veja exemplos.

 

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade