Os sensores de temperatura, presença ou ambientes fazem parte das nossas necessidades atuais, e vale dizer que tornam os nossos dias mais tecnológicos e práticos.
A verdade é que esse tipo de equipamento normalmente as vezes tem um custo mais elevado, mas há muitas empresas, condomínios e residências que fazem uso deles. O mesmo vale para locais públicos.
Veja abaixo o que é cada um deles:
O sensor de temperatura funciona da seguinte forma: ele transforma a temperatura do ambiente em questão, seja ele qual for, em sinais elétricos, que vão aquecendo aos poucos e enviando a um indicador de temperatura o aviso sobre qual temperatura ela é.
Normalmente ele é usado em máquinas variadas, e até mesmo em veículo. Acaba tendo grande importância no nosso cotidiano, porque nos ajuda a reconhecer a temperatura em uma série de contextos que nos são fundamentais!
Veja aqui exemplos de sensores de tempeatura
Os sensores de presença funcionam ou pelo movimento das pessoas, ou pela sua temperatura corporal. Se são sensores infravermelhos é a variação da temperatura do ambiente que acabará detectando que há alguém presente no local. É preciso que esses sensores estejam calibrados para detectar a temperatura do corpo de um ser humano.
O outro tipo de sensor é o que tem emissores de micro-ondas, que acabam captando o movimento de quem está no local. Não existe um que funciona melhor que o outro, e na realidade os dois atendem ao propósito em questão, então a escolha depende das suas necessidades no final!
Normalmente esses sensores são utilizados para proteger casas, condomínios, empresas, museus e bancos.
O sensor de presença pode ser usado para diversos fins, entre eles podemos destacar:
Veja aqui diversos exemplos de sensores de presença
O sensor de ambiente detecta a mudança de temperatura do ambiente físico, afim de equilibrar a temperatura de equipamentos específicos. É o caso do ar condicionado e da geladeira, isso para citar só alguns exemplos.
Tratam-se de equipamentos primordiais no nosso dia a dia, já que sem esse controle da temperatura do ambiente esses aparelhos não funcionam como devem, e acabam nos trazendo prejuízos, nem que seja pela sua inoperância diante das nossas próprias demandas.
Veja aqui exemplos de sensores de ambiente
Podem. Em alguns casos esses sensores (como o de presença) são conectados a uma rede, que alerta a polícia para possíveis invasões, permitindo que as forças policiais tenham a chance de prender os meliantes, o que é importante tanto para quem foi prejudicado por eles, quanto para o resto da sociedade!
Também. O sensor de temperatura permite que haja medida de temperatura, controlando-a, e o mesmo vale para o de ambiente, que ajuda a manter os aparelhos funcionando de uma forma que nos ajude e que nos seja favorável. Junto ao sensor de presença todos eles trazem praticidade e conforto às nossas vidas, com certeza!