Dicas e informações sobre casa e
construção

Como funciona o sensor de temperatura, presença ou ambientes?

Veja qual é a importância, bem como o método de funcionamento dos sensores de temperatura, presença ou ambientes. Veja onde eles são usados e os benefícios que trazem.

Os sensores de temperatura, presença ou ambientes fazem parte das nossas necessidades atuais, e vale dizer que tornam os nossos dias mais tecnológicos e práticos.

A verdade é que esse tipo de equipamento normalmente as vezes tem um custo mais elevado, mas há muitas empresas, condomínios e residências que fazem uso deles. O mesmo vale para locais públicos.

Veja abaixo o que é cada um deles:

1 – Sensor de temperatura

O sensor de temperatura funciona da seguinte forma: ele transforma a temperatura do ambiente em questão, seja ele qual for, em sinais elétricos, que vão aquecendo aos poucos e enviando a um indicador de temperatura o aviso sobre qual temperatura ela é.

Normalmente ele é usado em máquinas variadas, e até mesmo em veículo. Acaba tendo grande importância no nosso cotidiano, porque nos ajuda a reconhecer a temperatura em uma série de contextos que nos são fundamentais!

Veja aqui exemplos de sensores de tempeatura

2 – Sensor de presença

Os sensores de presença funcionam ou pelo movimento das pessoas, ou pela sua temperatura corporal. Se são sensores infravermelhos é a variação da temperatura do ambiente que acabará detectando que há alguém presente no local. É preciso que esses sensores estejam calibrados para detectar a temperatura do corpo de um ser humano.

O outro tipo de sensor é o que tem emissores de micro-ondas, que acabam captando o movimento de quem está no local. Não existe um que funciona melhor que o outro, e na realidade os dois atendem ao propósito em questão, então a escolha depende das suas necessidades no final!

Normalmente esses sensores são utilizados para proteger casas, condomínios, empresas, museus e bancos.

O sensor de presença pode ser usado para diversos fins, entre eles podemos destacar:

  • Segurança: Com a intenção de identificar a presença de pessoas em locais onde elas não deveriam estar.
  • Controle de luz: É acionado quando alguém entra em determinado ambiente. Muito usado em garagens, por exemplo, para acender a luz quando você chega com o carro. Mas pode ser usado para luz de hall de portão, sala e outros ambientes.
  • Aviso de presença: Muito usado em empresas e escritórios para avisar que um cliente entrou. Isto é útil para empresas que não tem uma recepcionista fixa, assim, a entrada fica vazia e quando alguém entra, o sensor avisa e alguém próximo vai atender.

Veja aqui diversos exemplos de sensores de presença

3 – Sensor de ambiente

O sensor de ambiente detecta a mudança de temperatura do ambiente físico, afim de equilibrar a temperatura de equipamentos específicos. É o caso do ar condicionado e da geladeira, isso para citar só alguns exemplos.

Tratam-se de equipamentos primordiais no nosso dia a dia, já que sem esse controle da temperatura do ambiente esses aparelhos não funcionam como devem, e acabam nos trazendo prejuízos, nem que seja pela sua inoperância diante das nossas próprias demandas.

Veja aqui exemplos de sensores de ambiente

Perguntas e respostas

Aqui está algumas opiniões e comentários de várias pessoas a respeito do alarme e sensor de presença:


O alarme e sensores tem como objetivo detectar a invasão. Uma Central de alarme de segurança deve funcionar também com uma bateria para, em caso de falta de energia, ter a sua funcionalidade normal. Os sensores de presença são conectados na Central. Com a correta configuração da Central de alarme é o bom posicionamento dos sensores de presença é possível evitar roubos, furtos e danos ao patrimônio. A presença desses equipamentos pode evitar assaltos.

A incorreta configuração da Central de alarme e o mal posicionamento dos sensores de presença, pode ser acionado o alarme de forma desnecessária, gerando incômodos dos vizinhos e para o proprietário do alarme com preocupações desnecessárias. Os sensores de presença podem detectar movimentos de pequenos animais, como pássaros e cachorros, o que também podem ocasionar acionamentos falsos do alarme. O uso de sensores de presença para uso externo é muito complicado por causa desses acionamentos falsos.

Italo Gonçalves, Chapecó SC


Quando eu decidir que era a hora de comprar o alarme e sensor de presença foi um dia que eu estava em casa sozinha e comecei a ouvir barulhos estranhos em cima de casa, naquele momento eu me senti tão fragilizada e vi que eu não podia fazer nada a não ser me esconder, foi aí que eu decidir que era a hora de mudar que eu precisava de um equipamento que me desse segurança e bem estar, e pra isso eu precisava de um equipamento bom e que atendesse todas as funcionalidades propostas, então eu comecei a pesquisar muito o que deu muito trabalho pois sempre tinha alguma coisa que não atendia muito bem ao que eu queria, cheguei a pensar que nunca encontraria o ideal, mas foi ai que eu achei esse que superou todas as minhas expectativas e agora sim eu consigo me sentir segura em casa.

Simone Barbosa Lima, Irecê-Ba


Quando a casa de minha tia foi assaltada, eu fiquei bastante impactada com esse acontecimento. E procurei em diversos fóruns da internet sobre as principais maneiras de deixar minha residência o mais segura possível, encontrei diversas informações pouco relevantes, e então decidi buscar dicas em lojas de segurança, ao chegar no local me deparei com uma revisa sobre segurança de propriedade, e decidi folheá-la. Com isso, encontrei o alarme e o sensor de presença, fique com bastantes dúvidas sobre qual seria o ideal para o meu caso, mas acabei levando os dois. Devo dizer que essa foi uma das melhores compras que já fiz, pois os produtos são de ótimas qualidades, o sensor identifica quando alguém estiver por perto, e o alarme me avisa sobre essa presença.

Um dos principais pontos negativos que encontrei ao buscar por esse produto foi o seu alto custo no mercado, ou seja, seu preço.

Elisabete Rodrigues Barbosa, Xique-Xique Bahia

Gostou? Compartilhe




© 2012-2021 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.