CasaDicas !Respostas
Faça sua Pergunta Aqui

O que é água poluída, pluvial e salobra?

O reaproveitamento da água da chuva é uma das medidas adotadas para diminuição dos desperdícios dos recursos hídricos. Confira alguns dos principais benefícios obtidos com o aproveitamento da água da chuva

A água é elemento imprescindível para a vida na Terra, e segunda a literatura científica, em outros planetas. Partindo desse princípio, é possível que você encontra a água em algumas variações, não se atendo somente à forma “tradicional” e corriqueira. Assim, é possível que você encontra água mais enriquecidas em alguns minerais, empobrecidas em minerais ou até mesmo inadequadas para o consumo.

Dessa forma, hoje vamos falar um pouco mais sobre algumas variações de água que você pode encontrar com facilidade. Confira o que preparamos para você.

Aquífero água

O que é água poluída?

A água poluída pode ser compreendida como uma a qual foi submetida a alterações físicas e químicas de estado natural. Nesse sentido, é valido afirmar que uma água poluída pode ter sido submetida a um contato com petróleo, agrotóxico ou qualquer outra substância que altere as suas propriedades e a torne imprópria para o consumo.

Um fator importante de ser ressaltado, é que a água poluída é diferente de água contaminada. Embora usados erroneamente como sinônimos, ambas as variações de tipos de água são totalmente diferentes. Enquanto a água poluída sofreu alterações químicas ou físicas em suas propriedades naturais, a água contaminada é a aquela à qual possui agentes patogênicos em seu interior, os quais são capazes de causar problemas de saúde nos indivíduos que a consomem, sendo assim inadequada para o consumo.

O que é água pluvial?

A água pluvial nada mais é que a água a qual provém das chuvas. Essa água é coletada nas grandes cidades através das galerias pluviais e posteriormente são distribuídas em lagos, mares e rios. É importante ressaltar que essa água não entra, ou tecnicamente não deveria entrar, em contato com a água proveniente dos esgotos das cozinhas domésticas das residências urbanas, tendo em vista que as mesmas são enriquecem a água utilizada com agentes químicos os quais são responsáveis por causar a proliferação exacerbada e desmedida de micro-organismos.

O que é água salobra?

De forma geral, a água salobra pode ser compreendida como uma água a qual possui um nível intermediário de sal em sua composição. Dessa forma, a água salobra não possui em sua totalidade nem água doce, nem água salgada, sendo uma intermediação de ambas as águas que geram essa variação.

A água salobra é característica pelo seu sabor desagradável, e pode ser facilmente encontrada em encontros de água salgadas e doces, como ocorrem em alguns fenômenos naturais de encontro de rio com o mar.

Riscos do consumo de água poluída

Como dito anteriormente, a água poluída oferece uma série de riscos à saúde. Partindo desse princípio, é possível apontar uma série de deletérios à saúde humana com o consumo dessa água inapropriada. Alguns dos principais problemas de saúde relacionados ao consumo de água poluída são:

  • Febre tifoide;
  • Meningite;
  • Disenteria;
  • Hepatite A;
  • Hepatite B;
  • Alterações neurológicas;
  • Dermatoses;
  • Disfunções pulmonares;
  • Rinites alérgicas.

Além desses problemas de saúde, existe uma outra infinidade de problemas que podem ser atribuídos ao consumo de água poluída. Dessa forma, é fundamental o consumo de água tratada livre de agentes químicos e físicos que possam causar alguma alteração na água.

Quais os benefícios do aproveitamento da água da chuva?

Um fato preocupante e que vem levantando grandes questionamento acerca do futuro da humanidade são as reservas hídricas. Isso se tornou um problema devido ao desperdício e à concentração de reservas de maneira desigual ao redor do globo. Nesse sentido, medidas alternativas vêm sendo adotadas com o intuito de diminuir os impactos do consumo inadequado da água e assim reaproveitas os recursos hídricos já disponíveis.

O reaproveitamento da água da chuva é uma das medidas adotadas para diminuição dos desperdícios dos recursos hídricos. Confira alguns dos principais benefícios obtidos com o aproveitamento da água da chuva:

Limpeza de automóveis e áreas externas

Infelizmente ainda é comum encontrar pessoas utilizando água potável para a limpeza de veículos ou áreas externas de imóveis. Nesse sentido a água da chuva é uma excelente opção para a diminuição do consumo de água potável para essas atividades.

Em algumas lojas de material de construção ou utilidades domésticas é possível encontrar o reservatório para captação da água da chuva já integrado com a máquina de lavagem, aquelas de pressão usadas para lavar calcadas ou automóveis.

Lavagem de roupas

A lavagem de roupas com água da chuva é mais uma das alternativas que podem ser adotadas para combater o consumo de água potável. Um bom sistema de captação da água no telhado e o correto armazenamento pode ser uma boa saída, visto que as máquinas de lavar consomem muita água durante o processo de lavagem.

Por Redação e G Produções Editoriais

Tem alguma dúvida? Acesse o CasaDicas !Respostas
Faça sua Pergunta Aqui

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade