Dicas e informações sobre casa e
construção

O que é interruptor intermediário, paralelo e bipolar

Saiba o que é o interruptor intermediário, paralelo e bipolar. Onde cada um deles são usados, sua utilidade em todos os ambientes e outras informações. Veja uma videoaula com uma excelente explicação sobre as diferenças e uso de cada um.

Em uma casa, escritório ou prédio comercial qualquer, os interruptores estão presentes em grande quantidade para proporcionar o controle das lâmpadas e de todo sistema de iluminação de um ambiente.

Embora simples no seu funcionamento, eles exercem um papel importante e a escolha dos modelos corretos, bem como da instalação adequada trará não apenas praticidade de uso, mas permitirá maior segurança e conforto para os usuários.

Dependendo de como você classifica os interruptores, é possível fazer classificações variadas, mas quanto ao seu tipo eles podem ser simples, paralelo, intermediário e bipolar. Abaixo uma breve descrição de cada um deles e como eles são usados para o controle de lâmpadas em um ambiente qualquer.

Simples

Um interruptor simples é aquele que tem a função de acionar ou desligar uma lâmpada ou um conjunto de lâmpadas a partir de um único ponto.

Provavelmente ele é o modelo mais usado e geralmente atendem a maioria dos casos. Com esse tipo de interruptor uma lâmpada só pode ser ligada ou desligada a partir dele. É ele que vai controlar a energia elétrica para uma lâmpada ou para um conjunto de lâmpadas.

Veja aqui interruptores simples

Paralelo

Interruptor paralelo é aquele que permite que uma lâmpada um conjunto de lâmpadas seja ligada ou desligada a partir de dois pontos de interruptores e não apenas de um.

Normalmente o interruptor paralelo é usado nos dormitórios, assim você tem um ponto próximo da porta para você ligar a luz quando entrar no quarto e o outro geralmente ao lado da cama para você desligar quando for dormir. Ou fazer o processo inverso, já que nesse caso tanto faz.

Ele também pode ser usado para iluminação de corredores onde você quer ligar num ponto e desligar no outro, assim como escadas ou ambientes maiores que possam ser ligado e desligado as lâmpadas a partir de dois pontos diferentes.

Veja aqui interruptores paralelo

Intermediário

Um interruptor intermediário aquele que possibilita ligar uma lâmpada a partir de três pontos diferentes. Com isso ele oferece uma vantagem adicional e deve ser usado em ambientes realmente grande, com vários pontos de acessos ou com vários pontos de interesse de controle de iluminação do ambiente.

Veja aqui interruptores intermediário

Bipolar

Um interruptor bipolar é usado para ligar duas fases, ou seja, quando você tem uma lâmpada 220v, por exemplo. Nesse caso você não pode utilizar um interruptor simples que usar uma fase só necessitando assim o chamado interruptor bipolar que vai permitir então a ligação das duas fases.

Veja aqui interruptores bipolar

Veja abaixo uma videoaula do canal Mundo da Elétrica no Youtube sobre os tipos de interruptores. Vale muito a pena ver e assim compreender os conceitos de interruptores simples, paralelo, intermediário e bipolar, bem como outras características importantes dos interruptores.

Outras classificações

Existem ainda diversos termos que são usados para classificar ou para definir um interruptor. Alguns termos comuns que você pode encontrar são:

  • interruptor wifi ou wireless
  • interruptor diferencial residual e automático
  • interruptor temporizador, térmico e tripolar
  • dentre outros.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2021 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.