Dicas e informações sobre casa e construção

Existe padrão para calçada de casas, como largura e tipo de piso?

Que tipo de material pode ser usado para fazer a calçada da minha casa? Posso usar grama, concreto, piso ou outro material? Neste caso, qual o papel da prefeitura?

A calçada e faz parte da via pública e portanto ela é integrante da rua, ao mesmo tempo que ela é integrante da casa ou do imóvel que está instalado ali. Quando analisamos as calçadas das ruas por onde passamos podemos perceber que há uma diversidade enorme quanto ao tipo de calçada e também alguns materiais que são empregados tanto no piso como em seu entorno. Diante dessas observações é possível questionar se existe algum padrão para se fazer calçada de uma casa ou se cada um pode fazer do jeito que bem entender.

Afinal de contas a calçada é via pública ou privada, de quem é a responsabilidade?

Na verdade a calçada faz parte da via pública, e é destinada a pedestres.

A calçada é de  responsabilidade do proprietário, ista foi uma maneira que o poder público acho de se desfazer da responsabilidade de construir e cuidar da manutenção de vias para passeios e andantes, o que em contrapartida tem gerado uma grande variedade de tipos de calçadas.

Vale lembrar que se existir alguma regra sobre como a calçada deve ser feita, com certeza ela será editada pela prefeitura.

[...] mesmo numa cidade perdida nos

confins da história ou da geografia há

pelo menos uma calçada ou praça que

é de todos e não é de ninguém.

(Raquel Rolnik, 2004, p.20)

Largura

O primeiro. Analisar e quando a largura da calçada, nesse caso quem define é a prefeitura e isto pode variar de bairro para bairro e de cidade para cidade. Você já deve ter notado que algumas ruas têm as calçadas extremamente largas, enquanto que em outra elas são relativamente estreitas. Esses padrões de largura são definidos pela prefeitura e geralmente através do plano diretor que envolve uma série de diretrizes para a urbanização. A única coisa que você tem que observar nesse caso você não pode alterar o padrão de largura da calçada, uma vez que ela já é definida pelo órgão público.

Concreto, piso, grama e outros

O segundo. Analisar o tipo de material que você deve utilizar para fazer a pavimentação da calçada e neste caso não é necessariamente um padrão, salvo em algumas situações onde esse padrão pode ser especificado, como acontece no caso dos condomínios fechados ou bairros que foram projetados visando atender um fim específico. Quando não houver esta regulamentação específica você pode optar por fazer a calçada concreto, piso, pedra, grama ou outro material que seja adequado para este fim.

Desnível

Contudo você deve ter uma preocupação muito grande com a questão do desnível da calçada e neste caso o ideal é evitar o uso do chamado degrau, ou seja, você não pode criar uma dificuldade para que as pessoas possam trafegar mesmo que a rua apresente um desnível grande. Quando isso acontecer, o ideal é acompanhar o desnível da rua evitando assim a criação das famosas escadas cheias degraus que dificultam o tráfego de pessoas idosas ou de deficiente físicos, por exemplo.

Manutenção e cuidados com as calçadas

  • Se plantar árvores na calçada, tome cuidado com o tipo de árvore escolhida. As raízes não devem crescer altas para não quebrar a calçada e não servir de tropeço para alguém.
  • Se fizer uma calçada de grama, mantenha aparada.
  • Ao fazer uma calçada preste atenção em itens anti derrapantes para evitar acidentes.

Quer fazer uma calçada de concreto?

Veja o passo a passo que está no "Guia Minha Construção" terceira edição página 113.

Veja também este vídeo de como fazer uma calçada.

https://youtu.be/HTx2u-B1GaI

Quais os tipos revestimentos para calçada?

  • Piso cerâmico: É importante salientar que deve ser uma característica deste piso ser antiderrapante, de forma alguma pode ficar liso em caso de chuva, tal coisa ocasionaria acidentes. É a opção mais barata de revestimento.
  • Pedra Miracema: É um revestimento interessante já que é um revestimento duradouro e que pode trazer um destaque a entrada da casa.
  • Pedra granito: É resistente para locais com muito fluxo, e tem um bom custo benefício.
  • Arenito: Também conhecido como mosaico português, é de formatos irregulares e que faz a calçada vai encaixando as peças para trazer o formato.
  • Pedras Drenantes: É antiderrapante e ideal para locais que tenham muita chuva ou chuvas frequentes.
  • Blocos intertravados: É feito de blocos de concreto pré moldados e confere um bom acabamento.

REFERÊNCIAS

Guia Minha Construção ed.03. Página 113 a 130. Por On Line Editora. Acesso em 8/9/19. Link. 

Mobilidade urbana: O que você precisa saber. Por Eduardo Alcântara de Vasconcellos. Acesso em 8/9/19. Link. 

ROLNIK, R. O que é cidade? São Paulo: Brasiliense, 2004. Acesso em 8/9/19. Link. 

Onde posso saber mais?

ZATTAR, Neuza. CALÇADAS: ESPAÇOS PÚBLICOS OU PRIVADOS?. JUNHO/JULHO DEZEMBRO 2009 ISSN 1519-4906, p. 73, 2009. Acesso em 8/9/19. Link. 

Engenharia Civil: Concepção, Teoria E Prática. Por Debora Pierini Gagliardo (Org.). Acesso em 8/9/19. Link. 

Cidade: impasses e perspectivas. Acesso em 8/9/19. Link. 

 

 

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade