Dicas e informações sobre casa e construção

Tipos de porcelanato: acetinado, antiderrapante, fosco e rustico

Conheça aqui os vários tipos de porcelanato, como o acetinado, antiderrapante, fosco e rustico. Veja os vários exemplos deles e os locais onde são mais apropriados o seu uso. Veja algumas ideias e sugestões que podem justificar a troca do porcelanato de uma casa, como em caso de defeitos, apartamentos novos, revitalização e outro.

Existem diversos tipos de porcelanato, tanto para áreas internas como externas. Os fatores que diferenciam cada um deles também são diversos, como por exemplos a existência ou não de brilho, ser liso ou antiderrapante, entre outras possíveis classificações. Abaixo veremos os modelos acetinado, antiderrapante, fosco e rustico.

porcelanato polido

Porcelanato acetinado

O porcelanato acetinado é um tipo que recebe um acabamento que fica entre o fosco e o semibrilho. Ele é indicado para situações onde a pessoa não quer um piso fosco, mas também não quer um brilhante.

Veja aqui exemplos de porcelanato acetinado

Porcelanato fosco

O fosco como o próprio nome denuncia, não tem brilho e pode ser usado em vários locais, especialmente em áreas externas. Creio que um dos usos mais comuns sejam em garagem onde haverá a entrada e saída de automóvel ou ainda quando a pessoa quer revestir áreas externas.

Veja aqui exemplos de porcelanato fosco

Porcelanato rustico

Um porcelanato rustico pode ser indicado para inúmeras situações, inclusive para detalhes de paredes ou pisos. Seu uso pode ser aplicado também a um banheiro, área externa, área gourmet ou churrasqueira, entre outros. Abaixo alguns exemplos deste tipo e suas aplicações:

Porcelanato antiderrapante

O porcelanato antiderrapante é produto indicado para áreas externas e pode ser usado também internamente em áreas molhadas. Existem pessoas que tem o hábito de colocar piso na calçada de casa e isto pode ser muito perigoso, pois em dias de chuva ele pode se tornar escorregadio e pessoas podem cair. Um tipo antiderrapante é muito indicado para essas situações. Garagens, áreas de serviços, corredores externos e outros ambientes também são locais onde ele pode ser usado.

Veja aqui exemplos de porcelanato antiderrapante

Algumas perguntas e suas respectivas respostas

Como funciona a colocação piso sobre piso?

Esta é uma técnica que é usada em situações onde é necessário fazer a substituição do piso de uma casa ou apartamento. Ao invés de tirar o piso para colocar outro, aplica-se uma argamassa especial sobre o piso existente e assim coloca-se o novo piso sobre ele.

A vantagem deste método é a simplicidade com que ele ocorre, pelo fato de não precisar quebrar o piso existente e assim facilita bastante o trabalho de recolocação. A desvantagem é que ele vai alterar a altura do piso e isso vai ter impacto principalmente nas portas, que precisarão ser removidas e ajustadas na parte de baixo, bem como o impacto em móveis, por exemplo.

Dá para trocar um porcelanato com defeito?

Sim, a substituição de um por ser lá nato com defeito é perfeitamente possível que pode ser feito de duas formas: substituição ou a colocação de piso sobre piso. No primeiro caso retira-se o porcelanato com defeito e faz a colocação do novo no mesmo local, enquanto na segunda opção mantem-se o piso com defeito embaixo e usando uma argamassa especial você aplica o novo porcelanato em cima do antigo. Eu precisei substituir na minha casa, pois estava com defeito e fiz opção pela primeira forma, ou seja, retirei o que estava com defeito e fiz a colocação do novo.

Imagino que esta alternativa, embora mais trabalhosa, seja ainda a mais recomendada, visto que é possível fazer um melhor trabalho de acabamento. Realmente dá muito mais trabalho e faz uma sujeira imensa, mas vale a pena.

Porcelanato polido brilhante é uma boa opção?

Ele é uma excelente opção e deixa realmente um ambiente muito bonito, sem contar que é muito fácil para fazer a sua limpeza, em muitos casos, bastando apenas um pano úmido. Sem dúvida é uma boa opção para se ter em casa. Como desvantagem ele é mais sucessivo a sujeira, isto é, ela aparece muito mais, especialmente quando olhar contra a luz. Marcas de pés ou qualquer coisa que você arrasta pelo chão tende a aparecer com muita nitidez. Por isso algumas pessoas fazem opção pelo modelo acetinado (fosco).

Vale a pena trocar o piso porcelanato de uma casa ou apto?

Esta é uma daquelas perguntas em que a gente precisa pensar bem antes de responder, afinal este processo, assim como muitos ligados a reforma de casa, pode ter pontos positivos, mas alguns nem tão positivos assim.

Como eu troquei recentemente o porcelanato da minha casa, gostaria de compartilhar minha experiência e oferecer um ponto de vista sobre este importante assunto.

Uma coisa é certa, a substituição do porcelanato é algo que tem se tornado bem comum, pelo menos por aqui tenho ouvido muita gente comentar que fez e como já disse, eu mesmo acabei por fazer também.

Quando vale a pena trocar?

Acho que o ponto mais importante não é responder se vale a pena trocar e sim em quais situações a substituição seria bastante justificável. Desta forma e mudando um pouquinho o sentido da pergunta, penso que as situações abaixo seriam boas justificativas:

1 - Na compra do apartamento na planta: 

Quando você compra um apartamento na planta é comum eles entregarem o imóvel com piso na cozinha e banheiro apenas, ficando os demais cômodos para você fazer a colocação.

O que ocorre é que esse piso que eles colocam na cozinha e banheiro é um modelo padrão para todos os apartamentos e nem sempre é o que mais agrada os compradores. Mesmo você já ter comprado o imóvel com antecedência, é eles que vai definir o piso a ser colocado. Pelo menos até onde eu sei você não pode negociar e sugerir o tipo do piso a ser colocado.

Então, quando você recebe o apartamento, se o porcelanato que foi colocado não for do seu agrado é justificável a substituição.

2 - Em casos de defeito no porcelanato

Outra boa justificativa é quando o porcelanato apresenta defeitos e este foi o meu caso. Depois de um ano mais ou menos da construção da casa, começou a surgir manchas e a coisa foi aumentando peça por peça até atingir todos os cômodos. Mas não eram manchas superficiais causadas por produtos de limpeza ou problemas na superfície.

Depois de muito tempo, consegui que a loja enviasse um técnico que constatou o defeito de fabricação e a substituição precisou ser feita.

Há muitos problemas que podem surgir, como o uso de alguns produtos químicos que danificam o porcelanato, defeitos de fabricação, mau uso e outros.

3 - Visando a revitalização da casa

Pode ser usado ainda como justificativa a revitalização do imóvel, mesmo que o porcelanato não apresente nenhum defeito aparente, mas as vezes por fazer muito tempo que ele foi colocado, acaba perdendo o vigor e com o tempo a deterioração é natural.

Então quando a pessoa pretende fazer uma boa reforma na casa visando a melhoria geral dela, bem como a sua valorização, é justificável que a colocação de um porcelanato novo venha a contribuir para essa melhoria.

4 - Visando a modernização da casa

Seguindo basicamente o pensamento do item anterior, muitas reformas são feitas visando a modernização do imóvel, isto porque os métodos construtivos mudam com o tempo e novas necessidades surgem. Com isso as vezes se faz necessário esta adequação para uma visão mais moderna e neste processo um novo porcelanato pode significar muito.

Os modelos maiores são os mais indicados neste caso. Hoje há porcelanatos com dimensões de até acima de 1 metro e eles são muito bem vistos do ponto de vista de modernidade.

Quando não vale a pena?

Acho que a busca por uma boa justificativa deve ser o “norte” neste caso e não havendo nenhuma, a substituição torna-se desnecessário.

Vale lembrar que trocar o porcelanato é bastante trabalhoso e caro, pois você precisa desmontar a casa inteira, isto inclui móveis planejados, box de banheiro, portas de correr e tirar todos os eletrodomésticos e demais objetos.

É de fato um item para se pensar e a substituição deve ser feito em último caso e com uma excelente justificativa.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade