Os porcelanatos podem receber diversas classificações e existem vários tipos desde importante produto de acabamento de uma casa. Conhecer essas classificações ajuda na hora de comprar ou escolher aquele que atenderá melhor às necessidades de uso, bem como o que oferecerá melhor estética na sua casa.
Mostraremos abaixo duas classificações, quanto à borda e ao acabamento da superfície, com exemplos e ilustrações de cada um para você conhecer melhor.
A primeira classificação que daremos aos pisos porcelanatos é quanto ao tipo de borda que eles podem ter. Basicamente há dois tipos: retificado e borda boleada. Veja abaixo os exemplos e definição de cada um desses modelos.
O modelo retificado é o mais comum e a sua principal característica é o fato dele ter borda reta e assim permitir que as peças sejam assentadas mais próximas umas das outras, chegando a 1 mm de distância apenas. Isto cria um aspecto muito mais bonito e fica pouco evidente a separação entre as peças. Se você usar porcelanatos com medidas maiores, fica melhor ainda.
Veja aqui exemplos de porcelanato retificado
Já o modelo de borda boleada é mais parecido com os pisos cerâmicos tradicionais e isto significa que as peças precisam de um espaço maior entre elas. Na prática este tipo de porcelanato ficará muito parecido com um piso tradicional depois de colocado. Ele é menos usual do que o modelo anterior.
Veja aqui exemplos de porcelanato de borda boleada
Outra classificação que podemos dar ao porcelanato é quanto ao acabamento da superfície do mesmo. Neste caso eles podem ser polidos, esmaltados ou natural. Veja abaixo a definição e exemplos de cada um desses tipos.
Os porcelanatos polidos são os mais desejados, creio eu, isto porque eles têm brilho e um acabamento muito bonito. Ideal para salas e locais de destaques na casa. São extremamente fáceis de limpar e a aparência é bem legal.
Veja aqui exemplos de porcelanatos polidos
Os esmaltados são bem parecidos com os polidos, existe inclusive modelos esmaltados e polidos. Como o próprio nome já diz, eles recebem uma camada de esmalte no acabamento que o torna diferenciado do modelo comum.
Veja aqui exemplos de porcelanatos esmaltados
São os modelos que não tem nenhum tipo de acabamento especial na superfície, ou seja, não são nem esmaltados nem polidos. São boas opções para áreas externas, como garagens, áreas de serviço, quintal, entre outras dependências.
Veja aqui exemplos de porcelanatos naturais