Dicas e informações sobre casa e construção

Diferença entre coifa e depurador de ar

Quando se usa coifa e quando se usa depurador de ar? Ambos podem ser usados em qualquer cozinha para renovação do ar ou cada modelo é específico para um tipo de ambiente?

Os objetos de cozinha são de longe os mais diversos para uma casa. Existem várias opções de objetos para serem usados na sala, no quarto, no banheiro, entre outros, mas na cozinha certamente há mais opções. Isto acontece pois é na cozinha que passamos boa parte do diz, armazenamos e preparamos os alimentos que comporão as refeições diárias. Geladeira, fogão, máquina de lavar louças, pia. Micro-ondas, filtro de água, fruteira, mesa, cadeiras, armários e por ai vai. Dependo da casa a lista fica bem maior ainda. Entre eles podem estar também uma coifa ou um depurador de ar.

Para te ajudar ainda mais, trouxemos hoje um material que fala mais sobre a coifa e o depurador de ar, elencando algumas diferenças desses produtos, a fim de que você escolha a melhor opção para a sua cozinha levando em consideração suas características individuais. Quer saber tudo sobre? Vamos lá!

O que é uma coifa?

A coifa é um aparelho que funciona praticamente igual ao depurador de ar, estando disposto logo acima do fogão, levando consigo todo o cheiro de gordura que é feito no espaço, principalmente na região onde se prepara comida, mais precisamente no próprio fogão.

A coifa trabalha ajudando a reduzir cerca de 90% de todos os odores presentes no ambiente, ajudando bastante e conseguindo eliminar várias impurezas do ar, o que deixa o espaço sempre com um ar agradável e propicio para um transito de pessoas de forma confortável.

Vale ainda lembrar que toda e qualquer coifa deve apresentar uma instalação externa, onde o aparelho irá jogar todo o ar quente e gorduroso que sobe dos alimentos preparados no fogão para fora do espaço, substituindo esse ar quente e gorduroso por um ar mais frio e agradável, sem precisar para isso de filtro de carvão, usando somente o processo de filtração primária de alumínio ou ainda de inox, o que promove ainda um processo de limpeza e manutenção do aparelho de um jeito simples e prático.

O que é um depurador de ar?

O depurador de ar é um aparelho que ajuda a diminuir os cheiros ruins de gordura no ambiente da cozinha assim como a coifa, mas trabalha com a filtração primária e secundária, dando mais trabalho na hora da limpeza e indicado para espaços menores de cozinha, como apartamentos, e ainda para pessoas que cozinham menos. Vale ainda ressaltar que para que o funcionamento do produto seja melhor é indicado que a largura dele seja maior que a do fogão.

Diferença entre coifa e depurador de ar

Segundo a Brastemp, a diferença entre coifa e depurador de ar está no design e na potência. Ambos têm a função de retirar o ar da cozinha que geralmente tem fumaça, gordura e outros, renovando-o e deixando mais puro e agradável. Eles podem ser úteis para evitar também que o cheiro de frituras espalhe por outros ambientes da casa. Ainda segundo a Brastemp a Coifa tem maior potência e pode ser usada quando  houver necessidade de maior depuração do ar, como em casos de cozinhas industriais, entre outras.

A principal diferença que há entre a coifa e o depurador de ar seria a capacidade de ação dos aparelhos sobre o ambiente e ainda o valor investido nos produtos. A coifa em geral é bem mais cara que o depurador de ar, mas a sua eficácia de ação sobre o espaço chega a ser 90%, enquanto o depurador de ar é uma opção mais barata e sua qualidade de ação sobre o espaço também é boa, mas não tão excelente quando a da coifa.

Veja aqui alguns exemplos de coifas e depuradores: https://www.brastemp.com.br/CoifaseDepuradores

Ter um ambiente aconchegante para receber as pessoas dentro de sua residência, ou ainda mesmo para ter um trânsito satisfatório no espaço, sem se deparar com algo que traga irritabilidade, como cheiros ruins, é necessário em qualquer espaço. Todo projeto residencial deve levar em consideração o conforto das pessoas que irão usar o espaço, sendo uma das variáveis trabalhadas a parte arejada do espaço, como o ar entra, interage, sai e é absorvido pelo corpo.

Nesse meio termo onde o ar interage com o meio existe o processo onde podemos encontrar maus odores, principalmente na cozinha, onde os cheiros de alimentos se misturam e ficam mais fortes, como o de gordura, e para que esse cheio saia do ambiente o ideal é usar algum aparelho que proporcione esse feito, como a coifa ou depurador de ar.

Mas, é bem aqui que entra o questionamento sobre o que adotar no espaço, se seria melhor trabalhar a coifa ou o depurador de ar, e porque essa opção é a mais viável para aquele tipo de projeto.

Bem, para quem conhece ou trabalha no ramo de construção de idealização de espaços residenciais, sabe que para configurar o local é preciso estudá-lo bem de forma individual e verificar quais as suas necessidades, trabalhando em cima delas de modo a minimizar impactos negativos no ambiente e maximizar os processos no local, tornando a interação com o meio agradável, e é por meio dessa ideia que o aparelho de coifa ou depurador de ar deve ser escolhido.

Sendo assim, na hora de comprar o seu produto de otimização da qualidade do ar do espaço da cozinha, o que indicamos é verificar a sua possibilidade em orçamento para investir nesses produtos e ainda observar o tamanho da sua cozinha, se tiver uma cozinha pequena, pode optar pelo depurador de ar, mas para cozinhas amplas o que indicamos é a coifa.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade