Veja esta dica que mostra porque você deve evitar dias chuvosos para realizar tarefas como a pintura de paredes ou a aplicação de texturas e grafiatos em muros e paredes da sua casa. Veja os vários sites que podem ser usados para acompanhar a previsão do tempo.
Home » Dica de construção
Para fazer a pintura de uma casa ou aplicar massa corrida, textura ou grafiato é necessário levar em consideração as condições climatológicas para que os resultados possam ser satisfatórios e não ocorra problemas como a perda do serviço, mão de obra e material.
Isto foi o que aconteceu comigo quando estava na fase de acabamento da minha casa. Estávamos com muita pressa e queríamos terminar o mais rápido possível para fazer a mudança ainda no período de férias meu e de minha esposa. Então ignorando o tempo chuvoso, iniciamos a aplicação da textura em uma parede da parte externa da casa. No período da manhã não choveu e pudemos trabalhar normalmente, mas no período da tarde, logo que acabamos de fazer uma parede veio uma chuva muito forte e praticamente lavou a parede levando embora boa parte da textura que havíamos feito.
Situação semelhante ocorreu nos dias seguintes, com menor intensidade. O problema disso é que foi necessário refazer e os resultados não ficaram assim tão bons como se tivéssemos aplicado uma única vez, embora a textura permita refazer, se fosse grafiato a situação seria bem pior.
Pintura e massa corrida
Mesmo na parte interna onde não há risco de receber chuva e ocorrer o problema acima relatado, existe ainda a recomendação de evitar dias chuvosos ou com muita umidade no ar, já que em situações assim demora mais para a tinta secar, assim como a massa corrida, sem contar possíveis problemas por excesso de unidade.
Algumas dicas
- Escolha dias de sol ou sem previsão de chuva para fazer as paredes externas;
- Priorize o período da manhã pois onde há menos possibilidade de chuva e também as paredes onde recebem incidência de sol da manhã, pois ajudaria a secar a massa mais rapidamente;
- Em caso de chuva previna-se e proteja a parede com lona para evitar a chuva diretamente sobre a massa;
- Se a umidade do ar estiver muito alta, prepare a massa com menos água e deixe ela mais consistente um pouco, assim ajudará na aplicação e teoricamente uma secagem mais rápida;
- Se você estiver na região sudeste do Brasil, já deve saber que os meses da primavera e verão são os maios chuvosos, com destaque de novembro a março.
Como saber se vai chover?
Algumas atividades precisam contar com o auxílio dos serviços meteorológicos para ajudar com a previsão do tempo e assim antecipar e se preparar para períodos chuvosos ou pela falta da chuva. O que é bom para uma atividade, pode não ser para outra. A chuva é muito desejada na agricultura, mas nem sempre na construção civil.
Construtoras, grandes corporações ou grandes produtores rurais podem comprar serviços específicos de previsão de tempo para planejar suas atividades, mas esta consultoria é cara e não é para todos.
Se este não é seu caso, você pode usar os serviços tradicionais e disponíveis gratuitamente na internet para saber se vai chover ou não. Entre eles, destaco, os seguintes:
- Climatempo: Tradicional serviço de previsão de tempo que conta com vários recursos, desde os dados numéricos de previsão até análises de curto e médio período.
- TempoAgora: Parecido com a anterior, mas é outra empresa. Ambas são empresas privadas de consultoria e previsão do tempo.
- CPTEC: O CPTEC é o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do INPE, que é do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Portanto é um órgão público do governo federal e responsável pelas medições oficiais de climatologia no país.
- Windy: Se você é um pouco mais sofisticado e capaz de interpretar um pouco o tempo, poderá usar este fantástico serviço que mostra no mapa mundi as condições do tempo para os próximos dias, incluindo: chuva, temperatura, neve, vento e outros. Este serviços usa as informações dos principais modelos climáticos mundial, como os conhecidos modelos europeu (ECMWF) e o modelo GFS, também conhecido como modelo americano.
- Brasil Abaixo de Zero: Outra boa opção é o fórum Brasil Abaixo de Zero que é uma comunidade de entusiastas em climatologia, com especial atenção e interesse pelo frio. Neste fórum há um tópico permanente de monitoramento e previsão do tempo para o mês corrente, onde pessoas de várias partes do Brasil atualizam as informações locais quanto a chuva, frio, calor e outros fatores meteorológicos.
Gostou? Compartilhe