Dicas e informações sobre casa e construção

5 tarefas que você mesmo pode fazer na construção de sua casa

Se o orçamento está apertado e você precisa construir uma casa, o jeito é encontrar maneiras de evitar gastar dinheiro e colocar a mão na massa. Veja 5 coisas que você poderá fazer e economizar.

A construção de uma casa exige a contratação de vários tipos de profissionais para executar as mais diferentes tarefas. Mas existem tarefas que você mesmo poderá fazer e assim evitar o pagamento de mão de obra. Naturalmente que se você não é um profissional da área, nem tudo você conseguirá fazer, mas acredito que as tarefas abaixo você mesmo poderá fazer na construção da sua casa.

Passar massa corrida ou textura

Aplicar massa corrida ou textura nas paredes não chega a ser muito complicado e com um pouco de paciência e dedicação você acaba pegando o jeito. Eu e minha esposa fizemos isso em nossa casa e contratamos apenas um profissional para dar um acabamento na massa corrida, pois ficamos receosos de não conseguirmos atingir uma qualidade final muito boa.

Veja esses links:

Eu não estou afirmando que fazer isto é fácil. Naturalmente se você nunca fez, então terá um pouco de dificuldades no início. Para isso, eu recomendo que você comece em uma parede mais escondida e aprenda nela. Caso não ficar muito bom, pelo menos ela ficará escondida.

Pintar as paredes

A pintura é outra tarefa que pode ser executada por você também. Existem alguns cuidados que precisam ser tomados e ainda será necessário desenvolver a habilidade de fazer a aplicação, mas também é possível ser feita por você mesmo.

Veja este link: Pintura de paredes internas e externas. Dicas

Pintura parece mais fácil né, mas não é. Rolar a tinta realmente não é difícil, mas o problema ocorre em dar uniformidade na pintura e não ficar marcas. Minha dica é você usar cores claras onde as possíveis marcas não aparecem muito. Com cores mais fortes a chance de ficar marcas são maiores.

Lixar madeira e aplicar verniz

Portas, janelas, tabeiras e outros objetos de madeiras precisam ser envernizados para dar mais vida à madeira. Esta também é uma tarefa que você poderá evitar de contratar um profissional para isso.

Veja este link: Como pintar ou envernizar portas e janelas

Aqui entra basicamente o mesmo princípio da pintura que expus no exemplo anterior, mas o verniz é teoricamente mais fácil de aplicar pois você usa um rolo menor que é o de espuma onde a distribuição tende a ser mais uniforme.

Mas ainda assim é necessário bastante cuidado para ter uma pintura boa e uma distribuição uniforme da mesma.

Instalações diversas

Colocar suportes de TV, varal de teto, varal externo, suportes para vasos, instalação de filtro de água, instalação de chuveiros e outros do gênero. Tudo isso pode ser feito por você mesmo e assim poderá economizar dinheiro com mão de obra.

As instalações nem sempre são complicadas, mas é preciso ter um pouco de habilidade com furadeira, parafusadeira e chaves em geral. Habilidade só se consegue fazendo e portanto e na medida que começar a usar, ela vai melhorando.

Se você nunca usou uma furadeira, seria bom dar uma olhada em alguns desses vídeos que traz informações técnicas sobre esta máquina, bem como dicas de uso da mesma.

Muito importante é seguir o manual de instruções, quando disponível. Geralmente ele dispõe das informações necessárias como medidas, o que fazer primeiro e o roteiro a seguir.

Plantar o jardim

Jardinagem

Finalmente o jardim da sua casa é outra atividade que também é possível ser feito sem a necessidade de contratar um profissional para isso. Evidentemente que u profissional poderá fazer melhor, mas se não houver recursos para isso, compre a grama e as plantas e você mesmo poderá construir seu jardim.

Veja este link: Como fazer um jardim em casa sem gastar muito

Trabalhar com jardim é antes de tudo uma terapia. Nada melhor do que colocar a mão na terra e cuidar das plantas, com toda sua beleza, fragilidade e suas peculiaridades.

Há muitas dicas de jardinagem em vídeos no Youtube que podem ajudar aqueles que estão começando e que não tem ainda experiência em plantar e cuidar das plantas.

Algumas perguntas e respostas

Eu não sei fazer nada disso, como posso aprender?

Conforme visto acima, você pode começar vendo vídeos no YouTube onde diversas pessoas se propõem a ensinar técnicas básicas envolvendo aspectos da construção que você mesmo pode fazer. Seguindo as orientações, você pode começar com pequenos espaços e ir treinando na medida que vai melhorando habilidade de fazer.

Não precisa fazer tudo de uma vez, pode pegando partes mais simples primeiro e fazendo os testes e aprimorando a sua técnica até conseguir fazer um trabalho mais bem feito.

É verdade que em outros países as pessoas costumam construir suas próprias casas?

Em muitos casos sim. Mas de uma maneira geral o que acontece é que as pessoas têm um hábito de fazer coisas em casas. Se você costuma acompanhar programas de TV ou mesmo outras pessoas que moram em outros países, vai perceber que as vezes pequenas reformas ou mesmo algumas manutenções em casa as pessoas mesmo têm o hábito de fazer.

Não que aqui no Brasil a gente não faça, mas esta é uma cultura que talvez poderia ser melhor desenvolvida pelas pessoas no sentido de ser mais atuante na reforma e manutenção de casa, por exemplo.

Mas é difícil encontrar as ferramentas e os materiais certos?

De maneira nenhuma, existem ferramentas de todos os tipos disponíveis para venda, sem contar que em muitas cidades tem também as lojas que fazem a locação de certas máquinas usadas na construção civil.

Também deve levar em consideração lojas como a Leroy Merlin, onde você tem uma quantidade muito grande de materiais, máquinas e inclusive os serviços que a própria loja faz para você, como por exemplo, cortar madeiras em formatos específicos. Você pode comprar a madeira e pedir para fazer os cortes necessários para você montar objetos para uso em casa ou outras aplicações.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade