Dicas e informações sobre casa e construção

Quem paga a comissão dos corretores de imóveis: comprador ou vendedor?

De quem é a responsabilidade pelo pagamento da comissão de venda ao corretor de imóvel, o vendedor ou o comprador. Veja também qual é o valor comum desta corretagem.

A compra se a venda de um imóvel pode ser feita diretamente entre vendedor e comprador, isto é, entre o proprietário do imóvel e o comprador. Contudo a forma mais utilizada acredito que seja por intermédio de um corretor de imóvel, este profissional atua na intermediação de negócios imobiliários, fazendo a captação de imóveis que estão à venda, negociando diretamente com os proprietários os valores dos imóveis, condições de, entre outras informações necessárias para a realização da venda. Por outro lado ele faz também a captação de possíveis compradores que estejam procurando imóveis para comprar, neste caso sua responsabilidade é encontrar o imóvel para este comprador nas condições e desejos definidos pelo seu cliente.

comissão de corretores de imóveis

Quem paga a comissão?

A responsabilidade pelo pagamento da comissão do corretor de imóveis recai sobre o vendedor, sendo deste a responsabilidade de definir o valor do imóvel e sobre este valor deverá ser descontado a comissão que ele pagará ao corretor ou a empresa corretora de imóveis quando for efetivado a venda da casa, apartamento, terreno ou outro bem imóvel. Esta é uma regra comum, contudo ela pode ser negociada e dependendo da situação o comprador poderá inclusive pagá-la, mas isto somente poderá ocorrer com o consentimento do comprador, já isto não é comum e a responsabilidade primária e do vendedor.

Valor da comissão

Outro ponto importante é o valor desta comissão que varia normalmente em torno de 5% a 6 % do valor do imóvel. Este percentual é definido pelo CRECI e segundo a tabela deles é 6%. Se você for vender o seu imóvel é importante conversar com seu corretor com antecedência de definir entre outras coisas, o valor da comissão que você deverá apagar em caso de venda do imóvel.

Lembrando que a profissão de corretor de imóveis é regulamentada por lei e apenas os profissionais credenciados pelo CRECI podem exerce-la.

Algumas perguntas

Posso eu mesmo vender a minha casa, sem corretor?

Pode. A casa é sua e você mesmo pode fazer os contatos com os possíveis compradores e fechar o negócio normalmente. O corretor é indicado pois ele é um profissional desta área, já tem muitos contatos e pode cuidar também da documentação relativa ao fechamento do negócio, com o contrato de compra e venda, escritura e outros que se fizer necessário.

Quais as responsabilidades do corretor em uma transação imobiliária?

Ele fará contato com os possíveis compradores, também chamados de prospects, levará os interessados até o imóvel e fará todo o contato entre vendedor e comprador. Uma vez acertado, ele ficará responsável por redigir o contrato de compra e venda onde será detalhado as condições e as obrigações de cada um dali para frente.

Todos os corretores são idôneos?

Como em qualquer profissão, existem os bons e os maus profissionais, logo, é preciso sim ter cuidado ao escolher a empresa imobiliária ou o corretor que ficará responsável pela venda do imóvel.

Vale a pena pagar comissão para venda de imóvel?

Isto irá depender de vários fatores e portanto não dá para afirmar sim ou não. Alguns acreditam que podem vender facilmente um imóvel por conta própria e assim não precisar pagar comissão, mas na prática sabemos que não é tão fácil fazer isso e que em muitos casos o melhor é entregar nas mãos de um profissional que saberá melhor como fazer isso. Nesses casos eu acredito que vale a pena sim.

Posso dar minha casa para mais de um corretor vender?

Sim. Aliás esta é uma prática muito comum, basta você atentar para as diversas placas de diferentes imobiliárias que ficam expostas na frente de um imóvel a venda. Nada impede de que mais de um corretor esteja trabalhando na venda da sua casa.

Há contudo, casos em que uma imobiliária impõe uma condição de exclusividade para a venda. Ela pode impor, mas cabe a você aceitar ou não. Se aceitar, ai sim deve manter a exclusividade.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade