Dicas e informações sobre casa e construção

Como calcular a metragem de um terreno ou cômodos de uma casa

Saiba como realizar a medida de um terreno a fim de determinar sua metragem, bem como os cômodos de uma casa. Conheça a fórmula para o cálculo e alguns cuidados neste processo.

Quando uma pessoa procura um terreno para comprar duas perguntas são básicas ao vendedor: qual o valor e a metragem do terreno. Percebi claramente isso em um processo recente de venda de um terreno. A metragem aparece com muito destaque também na construção de uma casa onde o tamanho dos cômodos também é de grande importância. Mas muita gente pode ter alguma dificuldade em entender o cálculo de metragem de um terreno, de uma casa ou simplesmente dos cômodos dela. Neste artigo veremos como é simples calcular metragens.

Como calcular a metragem de um terreno.

terreno retangular frente lateral iguais

Observe a figura acima. De acordo com a legenda a frente e o fundo tem a mesma largura, ou seja 10 metros, enquanto que as laterais esquerda e direita também apresenta a o mesmo comprimento, ou seja 30 metros. Neste caso o cálculo é simples, bastando multiplicar a frente pela lateral. Teremos então um terreno de 300 metros.

10 x 30 = 300 metros quadrados

Mas o cálculo diferencia um pouco quando as medidas do terreno não são regulares, como pode ser observado na figura abaixo:

terreno medidas irregulares

Neste caso apenas as laterais tem a mesma medida, enquanto que a frente e o fundo têm medidas desproporcionais. Neste caso é preciso primeiro tirar a média entre a frente e o fundo e depois fazer a multiplicação pela lateral. Ficaria assim a fórmula.

(8 + 15 = 23) / 2 = 11,5

8 metros + 15 metros dá um total de 23 metros, dividido por 2 é igual a 11 metros e meio. Agora pegue o resultado e multiplique pela lateral.

11,5 x 25 = 287,5 metros 

Teremos então um terreno de 287 metros e meio.

Como calcular a metragem de cômodos de uma casa

Quando precisamos calcular o tamanho de uma casa ou dos cômodos de uma casa é mais complicado por dois motivos: primeiro que geralmente uma casa tem um formato irregular, com quebras ou extensões de cômodos que excedem as paredes retas. O outro motivo é que tem de se levar em conta as paredes que no mínimo ocupam 15 centímetros, logo se você calcular o tamanho dos cômodos sem considerar as paredes dará uma metragem menor ao que de fato é.

Medidas cômodos de uma casa

Veja as figuras acima. Na primeira temos um cômodo de 4 metros quadrados, pois ao multiplicarmos 2 mts por 2 mts, teremos 4 mts. A segunda figura tem a metragem de 6 metros, resultado da multiplicação de 2 por 3 e a terceira figura representa um corredor interno com 4 metros, sendo um de largura e 4 de comprimento.

O que é metro quadrado?

Basicamente quando calculamos o metro quadrado de alguma coisa, seja um terreno, casa, cômodo, parede ou outro, estamos dizendo quantos metros cabem dentro daquele espaço. Neste caso o metro quadrado é considerado um espaço de um metro de largura e de comprimento.

Quando falamos que um espaço tem 10 metros quadrados é porque poderemos colocar 10 quadros desses dentro do espaço. Os exemplos da figura acima retratam muito bem isso. Veja na última imagem que temos 4 quadros de 1 metro quadrado cada um, logo, temos 4 m/2.

Cuidados com o cálculo

  • Considere as paredes no cálculo da metragem. Geralmente é 15 centímetros, mas o ideal é medir com a trena para ter certeza da largura da parede. Logo, uma casa com 100 m/2 de construção, não significa que ela terá 100 m/2 úteis, pois neste cálculo estão inclusos as paredes que vão ocupar bastante espaço, por sinal.
  • Meça cada cômodo, incluindo as paredes e depois faça a soma de todos para chegar a metragem da casa. Atente para o fato de que quando uma parede separa dois cômodos, ela deverá constar no cálculo de apenas um deles.
  • Use uma trena dessas de pedreiro, pois é mais confiável.
  • Para efeito de aprovação de planta na prefeitura, o beiral de um telhado ou a sobre de laje não conta no cálculo da metragem da casa. Contudo, se a sobre de laje exceder 1 metro, salvo engano, neste caso ela passa a contar no cálculo total da casa.

Pisos e revestimentos

Se você for revestir paredes com revestimento cerâmico, notará o quanto fica caro fazer isto, pelo menos se comparar com o piso. Considere uma cozinha com 16 metros quadrados, com medidas de 4 x 4:

Você usará 16 metros de pisos ou porcelanato.

Contudo para o revestimento usará 48 metros de revestimentos, isto sem considerar um desconto relativo às portas e janelas. Veja: são 4 paredes de 3 metros de altura e 4 de largura, logo teremos: 4 x 4 x 3 = 48.

O que é metro linear?

Se existe o m/2, existe também outra medida que é o metro linear, que significa em linha. Ele é usado para fazer medições de paredes ou muros por exemplo. Se eu tenho um terreno de 300 metros quadrados com largura e 10 metros e comprimento de 30, então para fazer o muro em volta do terreno, o cálculo teria de ser em metro linar.

Neste caso caso seria 80 metros lineares, pois são duas laterais de 30 metros cada uma e a frente e fundo de 10 metros cada. Ficaria assim o cálculo linear:

30 + 30 + 10 + 10 = 80

Conclusão

O cálculo do metro quadrado é de suma importância em diversos momentos, aliás, para ser sincero, ele é usado do começo ao fim na construção de uma casa. Desde o momento em que se inicia o projeto já estamos fazendo cálculos para saber o tamanho do terreno, da área construída, de cada cômodo da casa e assim por diante.

Ao comprar materiais de construção, muitos deles são vendidos por m/2. Ao contratar serviços, como pintura, pedreiro e outros também levam em conta a questão da metragem quadrada e assim por diante.

Interessante que quando fui construir a minha casa, antes mesmo de comprar o terreno, creio que uma das primeiras coisas que comprei foi uma trena, pois fiz questão de ir medir o terreno antes, pois como não havia construções ao lado, não dava para saber até onde ia. Durante toda a obra a trena foi certamente um dos itens que mais usei.

7 respostas para “Como calcular a metragem de um terreno ou cômodos de uma casa”

  1. Ademir disse:

    Acho que na primeira parte do problema você quis dizer que: 8 + 15 = 23 e não como está escrito no site (11 + 15 = 23).

  2. mario disse:

    Telhado de garagem, de portão e telhado para churrasqueira de 3×3, entra na metragem da casa?

  3. gonçalves disse:

    BOA TARDE,
    INTERESSANTE ESTA MEDIDA… EU SEMPRE APRENDI QUE TERIA QUE TRANSFORMAR EM UM QUADRADO(TIRAR A AREA ) SOBRARIA DOIS TRIANGULOS ( TIRARIA AS MEDIDAS ) E TERIA A AREA ! NUNMCA TINHA VISTA ASSIM.
    VC. PODERIA DAR AS 4 MEDIDAS DIFERENTES.,,, PARA EU SABER COMO VOCE FAZ… AO INVEZ DAS LATERAIS 25MTS ( COMO ESTA NO DESENHO) QUE ELA FIQUE COM EX 25 MST E 20MTS NAS LATERAIS .

    OBRIGADO,

    SE PUDER MANDAR PARA MEU E-MAIL AGRADEÇO

  4. Marcelo disse:

    Achei muito legal esse calculo, mas as medidas do meu terreno são todos os lados diferentes e na escritura diz ter 1200 mts2 . As medidas são : 35,6 de frente, lateral direita 15,5, lateral esquerda de 47,5 e de fundo 60 mts.

    Consegue calcular ?

    Att

    Marcelo

  5. cristiano disse:

    o cálculo final de ”Como calcular a metragem de cômodos de uma casa” ficou faltando seguindo o exemplo da parece com 15 centímetros como vc mencionou. Só para ficar bem claro como os outros exemplos.

  6. Laura disse:

    Como calcular um terreno com 12m de frente. 25,10 lado direito e 12,70 lado esquerdo

Deixe uma resposta

© 2012-2017 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade