Dicas e informações sobre casa e construção

A inclinação do terreno influencia no preço da construção de uma casa?

Terreno do lado de baixo da rua ou para o lado de baixo? E quando o terreno tem inclinação lateral? Qual a influência disso no preço da obra e quais as dificuldades de construção em cada um.

A construção de uma casa demanda muitos recursos financeiros e para aqueles que estão com o orçamento apertado a coisa piora ainda. O custo de construção é influenciado por vários fatores, sendo um dele o próprio terreno. Então a pergunta: A inclinação do terreno influencia no preço da construção de uma casa? A Resposta é sim, não só a inclinação como outras características dele pode também influenciar e dificultar o processo de construção?

Por que a inclinação influencia?

A primeira coisa a pensar é qual é o tipo de inclinação e normalmente podemos encontrar três tipos: inclinado para frente do terreno, para o fundo ou lateralmente.

Terreno do lado de cima da rua

O primeiro caso é basicamente o melhor e ocorre quando o terreno é do lado de cima da rua. Neste caso a terraplenagem visa retirar terra do local a fim de nivelar o terreno e a área terraplenada é firme e portanto o alicerce pode ser estabelecido ali. Neste caso o custo com o alicerce é bem mais em conta.

É verdade que há casos de inclinações muito acentuadas, onde a quantidade de terra a ser retirada é muito grande, como ocorre em regiões de encostas, mas ainda assim é preferível.

Neste cenário o custo final tende a ser menor por conta de não ser preciso um trabalho muito grande para deixar o alicerce pronto para a casa ser levantada. Então, este é o melhor cenário.

Terreno do lado de baixo da rua

Terreno após demolição

Este é o caso mais complicado e ocorre que a terraplenagem terá de aterrar, ou seja, trazer terra de outro local e fazer o aterramento para nivelar o terreno, já que o desnível ocorre da frente para o fundo. Aqui está um item que irá influenciar bastante no preço do alicerce que por sua vez irá influenciar no preço final da construção, já que a área aterrada não é segura para fazer a base da casa, sendo necessário bater estacas até encontrar o solo firme que dependendo da inclinação do terreno poderá chegar a muitos metros de profundidade.

Outro detalhe importante é que para o aterramento é necessário fazer o muro de arrimo ou muro de sustentação. Esse muro preciso ser bastante reforçado e dependendo da inclinação que estamos falando ele terá ser verdadeiras colunas de concreto. Tudo isso terá um custo bem maior só para ter o alicerce para você começar a construção.

Terreno inclinado lateralmente

Neste caso o problema poderá ser similar ao exemplo anterior ou não, depende de quantos graus de inclinação estamos falando e também do projeto da casa. Vamos imaginar que a terraplenagem tirou terra do lado direito do terreno e aterrou do lado esquerdo, então você tem aproximadamente metade em terra firme e metade aterrada. Se o projeto de construção da sua casa considerar a planta do lado direito seria bom, pois você irá usar a área firme e se precisar algumas estacas, pelo menos não será para a casa inteira.

Influência no preço da construção

Não dá para dizer em percentual ou em valor o acréscimo que esses eventos causarão no preço final da obra, pois cada caso é um caso e há terrenos com pouca inclinação, enquanto que em outros é necessário fazer um grande aterramento que considerando a terraplenagem, muro de arrimo e mais o alicerce, certamente não ficará barato. Pense nisso antes de comprar um terreno.

Algumas considerações adicionais:

Sendo área aterrada ou não, a engenharia atual recomenda a construção de estacas que devem ser profundas o bastante para encontrar um solo firme para apoiar. Normalmente este solo firma a que me refiro é uma camada de pedra ou cascalho que normalmente existe em alguns lugares.

Em alguns terrenos esta camada poderá estar profunda demais, o que tornaria caro e as vezes inviável chegar até ela. No condomínio onde construí minha casa tive que perfurar 5,5 metros e não chegamos na tal base sólida. Ouvi dizer que um proprietário furou 13 metros, o que achei um absurdo para a base de uma casa térrea.

Antigamente não se fazia o uso de estacas, ou não pelo menos na maioria das construções. Apenas um alicerce, que em muitas vezes era de pedra e levanta-se a casa em cima. Não era a coisa mais segura, mas funcionou por muito tempo. Hoje, os métodos construtivos não permitem mais isso. Pelo menos não se você seguir as normas e padrões da construção civil.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade