Dicas e informações sobre casa e construção

Quantas demãos são necessárias na pintura de uma casa?

Duas ou três demãos de tintas são necessárias para conseguir um acabamento bom na pintura de uma parede? Há alguma diferença quando ao fato de ser uma parede nova ou uma repintura? Veja algumas dúvidas respondidas.

Pintar uma casa exige alguns cuidados para que se consiga obter um resultado desejado, a escolha da tinta é muito importante, a condição que a parede está para receber a tinta também é de fundamental importância, o clima e a condição do tempo no dia da aplicação, entre outros fatores. Aqui também devemos considerar a quantidade de demãos de tintas que serão aplicadas na parede para que você consiga uma pintura uniforme e de qualidade e nesse caso qual seria a quantidade de demãos para um resultado bom?

Pintura parede

Parede nova ou repintura

A resposta é depende. Primeiramente depende da parede, pois afinal de contas como é a parede que irá receber a tinta para pintar, o resultado final depende muito dela. Uma parede nova que esteja apenas no reboco tem uma necessidade diferente de uma parede que já foi pintada e agora você está fazendo simplesmente uma repintura. Para paredes novas, são necessárias no mínimo duas demãos, já a repintura é possível obter um bom resultado com uma só.

Qualidade da tinta e diluição

Também devemos considerar a qualidade da tinta que estamos usando, numa quinta de qualidade inferior poderá exigir uma maior quantidade de mãos, enquanto que uma tinta de boa qualidade poderá resolver problema com a quantidade menor. Isso também tem a, com o grau de diluição de água que você usa se você diminuir muito tinta pode ser que ser obrigado a aplicar uma demora mais para suprir a deficiência de tinta em função da grande quantidade de água que estava dividido.

Quando pintei a minha casa eu apliquei duas demãos de tintas praticamente em todas as paredes. Nas paredes internas a tinta foi aplicada sobre a massa corrida que serve como um selador e, portanto nesse caso duas demãos foram suficientes para uma qualidade final muito boa. Em uma parte do muro externo da minha casa eu apliquei uma demão de selador demão de tinta apenas se também foi suficiente. Nesses casos é importante considerar que a tinta que eu estava usando é de boa qualidade e a diluição foi bem pequena.

Tira-dúvidas

Quantos dias devo esperar depois de rebocar para fazer a pintura?

O recomendado é que se espera pelo menos 28 dias, mas isto dependerá de vários fatores, como a umidade do ar, qualidade do reboco, incidência de sol, entre outros. A recomendação de esperar é visando esperar o reboco estar totalmente seco e pronto para o uso.

Existe também um fator que precisa ser considerado é que o reboco novo precisa do chamado tempo de cura, afinal de contas você está utilizando uma massa de cimento e esta irá se comportar de maneira a fazer adequação no ambiente. Por exemplo, é muito comum o reboco dar trinca depois de um tempo de aplicado, mas elas não aparecem logo nos primeiros dias.

Então se você tiver tempo, o ideal é esperar um pouco para que você faça a preparação da parede e a aplicação da pintura. Assim se aparecer alguma trinca ou alguma imperfeição, ao aplicar a massa corrida você terá condição de fazer a devida correção.

Reboco novo requer selador?

Selador geralmente é a primeira demão de tinta que se aplica na parede e nos casos de reboco novo o ideal é que se aplique uma tinta mais básica que é o selador para fixar a parede e assim quando você aplicar a tinta principal ela tenha um rendimento melhor.

Precisa selador antes de textura ou grafiato.

Não é necessário. Pode ser aplicado, mas geralmente a textura é aplicada diretamente na parede sem a necessidade de preparação ou selador. Inclusive, depois de aplicado também não há esta necessidade, bastando fazer a aplicação de duas demãos de tintas.

Lembrando que normalmente a aplicação de grafiato ou textura é mais comum na parte externa, uma vez que esse tipo de produto tem como finalidade dar uma proteção maior a parede contra umidade e outros intemperes.

Como na parte interna é mais comum fazer a correção com massa corrida, não é tão usual fazer o uso de texturas o grafiato, exceto em uma ou duas paredes para dar um destaque eu fazer um acabamento diferenciado.

Já pintei a parede, mas depois de um tempo surgiu algumas trincas e fissuras. O que fazer?

Como explicado acima, uma parede nova ela tende a apresentar esse tipo de problema, mesmo depois de pintada. Aconteceu comigo na minha casa, logo depois que terminou a construção eu fiz o acabamento da parede com massa corrida e pintei, mas depois de algum tempo começou a surgir principalmente as fissuras são aquelas trincas bem fininhas de reboco.

Como a quantidade delas era bem grandes, precisei fazer um tratamento na parede com aplicação de massa corrida novamente e em alguns locais a aplicação de uma telinha que é própria para evitar que essas fissuras voltem acontecer. Depois disso parede foi lixada novamente em seguida aplicado uma nova pintura. É um trabalho relativamente tranquilo de fazer e com resultados excelentes.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade