Casa de madeira e casas pré-fabricadas. Vale a pena?

Casas de madeira são quentes e podem ser atacadas por fungos e cupins? Elas exigem manutenção, exalam odor e podem fazer muito barulho? Veja as respostas aqui.

No condomínio onde estou construindo minha casa, um vizinho optou por uma alternativa bastante inusitada, comprou uma casa pré-fabricada de madeira. Digo inusitada pois embora seja comum em vários locais, não é na região onde moro, onde as construções de alvenaria ocupam praticamente todo o espaço.

No primeiro momento causa curiosidade e segundo informações de terceiros alguns dos principais benefícios da inusitada construção pré-fabricada seria o custo e o tempo de montagem da mesma. Pelos valores apresentados por esses terceiros, o custo da casa ficaria em pelo menos 50% do valor que eu imaginaria gastar para construir a minha casa, isto considerando que as duas tem mais ou menos o mesmo tamanho. Se levar em conta que eu estava trabalhando com a ideia de uma construção econômica, o valor desta casa de madeira seria proporcionalmente mais baixo ainda em relação à demais construções de padrões mais elevados.

O segundo motivo era que a casa seria montada em 20 dias, algo que não aconteceu. Na verdade eles já estão a meses trabalhando e embora esteja quase finalizada, mas o prazo excedeu e muito.

Casas de madeira

Casas de madeira

Confesso que fiquei um pouco interessado e fui buscar informações sobre este tipo de construção e percebi alguns detalhes importantes, como os relacionados abaixo:

Calor

Embora uma das empresas que vende casa de madeira tenha afirmado que as casas não são quentes, eu fiquei com a impressão que são quentes sim. O que eles alegaram é que há uma rápida transferência de calor do ambiente externo para o interno, isto é, ela esquenta fácil e esfria fácil. Penso que a exposição ao sol no verão pode gerar um ambiente bastante quente durante o dia, embora o calor possa ser dissipado durante a noite e esta seria um pouco mais agradável. Isto é uma hipótese e conclusão minha.

Se você visitar locais frios, aqui mesmo no Brasil, perceberá que o uso de casas de madeira é muito mais comum. A região sul do Brasil é um exemplo e aqui bem pertinho, no estado de São Paulo mesmo temos a cidade de Campos do Jordão que é a mais fria do estado e uma das mais frias do país devido a sua altitude. Lá chalés e casas de madeira são muito mais comuns do que nas demais cidades do estado com clima quente.

Na região sul também é comum encontrar. Recentemente estive em Santa Catarina e pude perceber muitas dessas casas lá, inclusive na zona rural. Na Serra Catarinense, que é a região mais fria do estado, pude ver muitas construções com este material, o que reforça a tese de que é uma construção mais apropriada para lugares frios.

Fungos e cupins

Esta mesma empresa alega que é possível o ataque de fundos e cupins, por isso há uma recomendação de evitar lugares úmidos e outros cuidados. De fato a madeira é um material que pode ser atacada por esses parasitas e em termos de casas sempre fica a dúvida se todo o cuidado necessário foi feito para evitar esses problemas.

Barulho e odor

Outra hipótese seria a de ter um pouco de barulho. Já a questão do odor, segundo eles, acontece no início, mas com o tempo ele tende a desaparecer.

Bem. Barulho de fato ocorre, visto que a madeira por natureza irá reagir ao contado de sapato ou outro tipo de atrito com barulho. O odor pode sim dissipar com o tempo.

Mercado

Esta é outra preocupação que uma pessoa precisa ter ao comprar ou construir uma casa. Mesmo que o seu interesse seja morar nela é preciso pensar na possibilidade de um dia vender e com isso avaliar se a casa terá valorização no mercado é importante.

Conversando com um corretor de imóveis em Campos do Jordão, ele me disse que casas de madeira não podem ser financiadas pela Caixa ou pelos programas oficiais de financiamento habitacional. Isto é ruim e limitaria muito a possibilidade de vendê-la, caso eu precisasse.

Ainda que fosse possível financiar é preciso perguntar sobre a cultura do lugar. Se ninguém tem o hábito de construir casas de madeira em uma cidade, pode ser que tenha pouca demanda no caso de venda.

Minha conclusão

Os aspectos acima são apenas alguns de uma lista enorme de observações que uma pessoa precisaria fazer antes de tomar a decisão de trocar a construção de uma casa de alvenaria por uma casa de madeira. Olhando agora a casa quase pronta do meu vizinho e observando os fatores acima citados, conclui que não seria o meu estilo, creio que não tenho cultura para isso. Contudo a julgar pelo preço e em certas ocasiões, acho que vale a pena você conhecer e analisar se é aplicável ao seu caso ou não.

Leia as perguntas e respostas sobre casas de madeira aqui: http://brasilcasas.net.br/perguntas-frequentes/

Exemplos de interiores de casas de madeira

Interior de casa de madeira

Casa rústica por dentro

Casa varanda de madeira

Empresas que vendem casas de madeira

Abaixo os sites de várias empresas aqui no Brasil que vendem esse tipo de casa. Sempre lembrando que não se trata apenas da venda, mas da montagem dela no local também.

Modelos de casas de madeira

De fato elas são bonitas, rústicas e se bem trabalhadas podem trazer um ótimo resultado em termos de conforto. Veja abaixo vários modelos de casas de madeira para você se inspirar:

 


Deixe uma resposta





Casa Dicas // 2012-2016 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade