Dicas e informações sobre casa e construção

Benefícios do assento sanitário elevado para idosos em casa

Veja o modelo de assento elevado para acessibilidade de pessoas idosas, com limitações ou pessoa com deficiência. O produto visa dar mais conforto e segurança a essas pessoas no banheiro.

Quando a idade chega, geralmente chega também algumas limitações e o estilo de vida vai aos poucos sendo modificada e adaptada à nova realidade que muitos enfrentam.

Aquilo que para muitas pessoas mais jovens é tão simples e comum, passa a ser uma tarefa mais complicada, como comer, locomover-se e principalmente ir ao banheiro.

Este momento é de especial importância, pois se um jovem cai é uma coisa, mas o idoso geralmente sofre mais com queda e tem mais dificuldade de se recuperar, logo, permitir que o acesso ao banheiro seja adequado às necessidades dele, ajudará muito.

Assento elevado

Uma das inovações que temos neste sentido é um assento elevado para vaso sanitário que pode beneficiar bastante pessoas idosas ou que tenham algum tipo de limitação física ou necessidades especiais.

Veja o vídeo abaixo onde é mostrado algumas das características dele:

O produto é adaptável ou serve para a maioria dos modelos de vasos convencionais que encontramos no mercado, mas é importante saber qual é o modelo do vaso sanitário que você usa para ter certeza de que será adaptável.

Este tipo de assunto é especialmente indicado para:

  • Pessoas idosas que apresentam algum tipo de limitação
  • Portadores de necessidades especiais
  • Ambiente residencial onde alguma pessoa se enquadra nos dois primeiros itens
  • Clínicas de repousos, asilos e similares onde há geralmente uma maior população de pessoas nas condições acima.

Modelos

De acordo com o vídeo de demonstração do produto, visto acima, há diversos modelos, sendo alguns com alças lateral e modelos sem alças.

Alguns modelos são fixados no vaso sanitário com parafusos, porém outros não são fixados e são móveis, permitindo o uso em mais de um vaso, como ocorre no caso de viagens ou deslocamentos em várias casas.

Quando usar?

Existem vasos sanitários que já são adaptados à necessidades de pessoas idosas, mas há casos em que isto não acontece e ai este assento pode ser uma alternativa temporária ou mesmo definitiva para atender às necessidades de muitas pessoas.

Preço

Sempre que temos algo para comprar é importante analisar aquilo que chamamos de custo-benefício, ou seja, se o preço que iremos pagar pelo produto compensa o benefício que ele traz.

Na data deste artigo (16/09/2019), o preço do assento elevado sem alça e com fixação saia em torno de R$ 113,99 (Confira o valor atualizado aqui: https://www.fisiostore.com.br/assento-sanitario-elevado-carci-sit-iv/p).

Eu acho o preço bastante acessível e com excelente custo-benefício, pois uma queda no banheiro pode ser muito complicada para uma pessoa idosa ou mesmo a facilidade que ele pode proporcionar é grande.

Dicas adicionais

Os banheiros de locais públicos como shopping, casas de show, igrejas e outros locais precisam ter acessibilidade para permitir o acesso de pessoas idosas ou com algum tipo de deficiência.

Muitas residências podem ser também adaptadas para atender às necessidades de acessibilidade de muitas pessoas que precisam.

Entre as adaptações necessárias, estão o uso de vasos adaptados ou com assentos elevados, como é o exemplo visto acima, uso de barras laterais para servir de apoio e suporte, suporte de descarga adaptável, entre outros.

Comentários

Veja alguns comentários e opiniões sobre o uso de assento sanitário almofadado:


O acento sanitário almofadado, são ótimos pois eles são mais aconchegantes e confortáveis que os assentos comuns, os materiais de que eles são feitos são leves e macios, e também de boa qualidade, os assentos sanitários almofadados são fáceis de limpar e simples de instalar qualquer um pode colocar ele no lugar, eu mesma troquei o meu acento comum, por um acento sanitário almofadado, e eu não tive nenhuma dificuldade em realizar essa tarefa. Eu fiquei muito satisfeita com a escolha que fiz.

A única desvantagem que eu vi é que como tenho gatos em casa corro o risco de os gatos subirem no acento, e rasgar o acento sanitário almofadado, e eles também custam um pouco mais que os acentos sanitários comuns.

Sandra Regina Ferreira, Viamão/RS


Gosto muito desse tipo de assento sanitário almofadado, porque é bem mais confortável do que os convencionais. Tem uma tesoura agradável e uma espuma de boa densidade, mesmo com usos mais prolongados ele não cede e também não machuca a pele. Normalmente encontra-se em várias cores, já tive do marrom e atualmente do branco. Tem um prático sistema de fixar na louça com pinos e roscas de plástico que eu mesmo instalei. Considero de fácil limpeza também é combina bem com a louça do banheiro.

Considero uma desvantagem apenas que ele tem um pequeno orifício na parte de baixo que fica em contato com a louça, um de cada lado, e ele emite um pequeno ruído de ar saindo quando se senta nele, as vezes ao lavar entra água ali e depois ela saindo e acaba molhando a louça e o chão.

Karina Gomes da Silva Coelho de Souza, Chapecó SC


Um assento sanitário confortável é essencial para fazer as necessidades diárias com tranquilidade. O dia já é bastante corrido, da casa para o trabalho e na realidade de muitas pessoas, do trabalho para a faculdade e então só depois da faculdade retornar para casa, então o momento de estar em casa tem que se agradável e prazeroso inclusive nos momentos de fazer as necessidades fisiológicas. Muitas pessoas utilizam esse momento para aproveitar e ler alguma revista ou simplesmente ficar mexendo no celular e comigo não é diferente, sempre utilizo esses momentos para dá uma olhada nas atualidades, então decidir fazer desse momento algo mais agradável e comprei um assento sanitário almofadado e dessa forma posso passar o tempo que for no vaso sanitário que não sinto nenhum desconforto.

O assento almofadado é um pouco mais caro do que o assento sanitário convencional, o preço também varia muito a depender do material.

Samara Barboza Lima, Irece-Bahia


Os assentos sanitários devem ser escolhidos de acordo com a utilização, e decoração do banheiro, pode ser encontrado tanto laqueados, de poliéster e almofadados, o modelo almofadado permite mais maciez e conforto, pode ser higienizado de maneira fácil. São brilhantes e dão um charme maior para o banheiro, alguns modelos possuem proteção contra fungos e bactérias, a fixação com os parafusos pode ser regulada de acordo com o tamanho necessário. Há também os modelos universais, que encaixam perfeitamente em qualquer bacia sanitária, podem ser encontrados em qualquer cor, de acordo com a decoração do banheiro. O seu preço não é alto e pode ser comprado em lojas de materiais de construção.

Se a limpeza for feita de maneira incorreta, o material pode ficar manchado, como por exemplo o uso de sabão em pó, pode deixar o assento na cor azul, o ideal é fazer a limpeza com água sanitária e saponáceos.

Antônia Ginko Lourenço, Curitiba

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade