Dicas e informações sobre casa e construção

Porque reformar uma casa pode ser caro, demorado e trabalhoso?

Veja algumas razões pelas quais a reforma de uma casa pode ser um processo caro, demorado e trabalhoso. Entenda as causas ou os principais itens geradores e como lidar com eles.

A execução de um projeto de reforma de uma casa tende a ser bastante trabalhoso, haja vista que muitas pessoas consideram a reforma mais complicado do que a construção, mas como não bastasse isso, ela também pode ser cara, uma vez que a reforma normalmente ocorre na parte mais cara da casa, o acabamento e por fim ela pode ser demorada.

Mas, por que essas três condições podem estar presentes na reforma de uma casa e o que fazer para tentar minimizar os seus efeitos?

Reforma trabalhosa

A primeira consideração é a de que a reforma é um processo trabalhoso e isto vai depender, é claro, de cada projeto, visto que a experiência em um nem sempre se aplica a outro.

Contudo, quando estamos falando em uma reforma mais substancial, a parte que é mais afetada é o acabamento da casa e normalmente é onde precisamos ter mais cuidado pois os erros aqui tende a aparecer mais.

Com isso a contratação de profissionais e sobretudo o supervisionamento ou administração da obra precisa ser mais cuidadosos.

Como exemplo cito a reforma que fiz na minha casa, onde o grande objetivo era a substituição do porcelanato. Acho que não é preciso dizer muito, mas para iniciar a obra tivemos que esvaziar a casa e isto incluía desmontar móveis, tirar boxes de banheiros, portas de correr e todos os utensílios que se apoiavam no chão.

Depois vem toda a sujeira e bagunça de remover o piso antigo e colocar o novo.

Muita coisa que não era para entrar na reforma acabou entrando, pois ao fazer uma coisa, acabava estragando outra e tínhamos que sair as pressas para repor materiais ou discutir como resolver os problemas que surgiam em função disso.

Depois tivemos que fazer praticamente todo o acabamento de parede e teto e por fim remontar toda a casa.

Haja paciência!

O remédio aqui é mesmo a paciência e antes dela um bom cronograma de obras, que mesmo que ele seja alterado em função dos imprevistos, pelo menos você continua com um norte na mão.

Reforma cara

No meu caso especialmente ela se tornou muito mais cara do que eu imaginava, especialmente pelas coisas que precisei gastar e que não estavam previstos ou que eu tinha subestimado.

A menos que você esteja muito acostumado com reformas e já conheça o caminho das pedras, é provável que irá gastar mais do que previu ou que gostaria de gastar.

Existe ainda outro fator que contribui bastante para esse aumento do custo da reforma, que é o momento que você acaba aproveitando para fazer outras coisas na casa, que talvez não faria se não tivesse no processo de reforma.

Por exemplo: Eu pretendia pintar apenas as paredes, mas não as portas já que estavam boas. Mas o pintor sugeriu que poderíamos envernizar novamente as portas ou corrigir alguns probleminhas que havia em algumas delas.

No final das contas acabei trocando uma porta, restaurando outras e pintando todas.

Para tentar minimizar este problema, a solução é um bom planejamento financeiro. Elencar tudo que precisa ser feito e estimar o custo de cada etapa é uma solução muito bem-vinda.

Reforma demorada

Isto era algo que eu queria que não acontecesse, pois tinha um pouco de pressa para concluir a obra, mas não tem jeito, não dá para atropelar certos processos e muita coisa acontece de forma que não consegui concluir no prazo previsto e algumas coisas ainda estão para fazer.

Os atrasos são causados geralmente por:

  • Chuva ou mau tempo: O mau tempo pode ser um forte causador de atrasos em uma construção ou reforma, especialmente quando tiver trabalhos na parte externa a ser feito. Neste caso é sempre bom consultar os serviços de previsão do tempo com certa antecedência.
  • Problemas com materiais: Materiais que chagam com defeito, fora do padrão ou que são entregues errados por exemplo, podem ser uma grande dor de cabeça e atrasar o andamento da obra. Confira tudo e escolha bons fornecedores.
  • Problemas com mão de obra: A contratação de bons profissionais é uma decisão acertada, pois existem muitos relatos de que na área da construção civil as vezes é comum algumas pessoas faltarem do serviço (seria mais comum na segunda-feira?). Então, é preciso tomar cuidado para que a baixa em alguns profissionais não venha atrasar os trabalhos.
  • Imprevisto na casa: Podem surgir imprevisto na obra, afinal, quando começa a mexer no teto, paredes, piso, telhado e outros, problemas que estavam escondidos podem vir a tona. Neste caso não há muito o que fazer para prevenir, mas apenas entender que pode ocorrer.
  • Falta de recursos: Por fim, a falta de dinheiro para bancar a reforma da casa pode ser também um causador de demora e esticar muito o prazo para a conclusão da obra. Aqui o remédio é o planejamento.
  • Entre outros.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade