Como economizar materiais na construção de uma casa?

Veja algumas dicas de como pensar no projeto da sua casa visando economia de material de construção, mão de obra e consequentemente no custo final da construção da sua casa.

Quando falamos em economia os brasileiros costumam não se sair muito bem nesta matéria, pois o histórico recente que acompanhamos foi exatamente o inverso disso, ou seja, uma população que costuma comprar a prazo, pagar juros e ainda pagar mais caro o item desejado. É muito interessante que algumas lojas de varejo entenderam isso tão bem que ao invés de anunciar o preço dos produtos passaram a anunciar o valor das prestações deixando claro que para o consumidor o que importa é o quanto ele pagará por mês e não necessariamente o valor final que estará pagando.

Materiais de construção

Infelizmente em algum momento cada um de nós já esteve no quadro desenhado acima, mas quando o assunto é construção civil as coisas precisam ser melhores conduzidas, já que o montante de dinheiro investido na construção de uma casa costuma ser alto e economizar um pouco pode ser significativo no custo final da obra.

Como economizar materiais de construção?

Construção civil custo metro quadrado

Bem, se uma parede precisar de 1000 blocos para ser erguida, não dá para fazer com 800, neste caso o princípio da economia está na escolha do material e na melhor maneira de comprá-lo. No caso de bloco cerâmico, por exemplo, você poderá usar o de 8 furos, de 9 furos, tijolinho de barro, bloco de concreto e outros. Cada um tem um preço e um rendimento, ai está o princípio que deve ser usado na economia. Na minha recente pesquisa de preços percebi que a o bloco de 8 furos é quase R$ 100,00 mais barato no milheiro e o de 9 é de.

Projeto

Mas toda a base da  construção é definida no projeto e portanto atente para esta etapa. Vamos imaginar que você tenha contratou um arquiteto para elaborar o projeto da casa e ele trouxe ótimas ideias e fez um projeto super bacana, mas ele pensou na economia de materiais? As sugestões legais dele significa quando de materiais de construção a mais? Tive uma briga (no bom sentido, é claro) com o meu arquiteto neste sentido, pois demorou um pouco para ele entender que eu precisava economizar na construção, embora as sugestões dele fossem ótimas.

Tamanho da casa

Outro ponto a ser analisado é o tamanho da obra, afinal cada metro quadrado a mais é uma quantidade maior de material de construção que será consumido. Neste caso minha dica é você definir quantos cômodos realmente irá precisar e o tamanho de cada um segundo a sua necessidade. Se um quarto de 3 x 3 resolve o seu problema, porque querer construí-lo de 4 x4? Demorei mais de 6 meses só para acertar a planta baixa da minha casa, mas defini o tamanho de cada cômodo e a metragem total mínima, então o arquiteto e o engenheiros tiveram de soar a camisa para chegar à medida que eu precisava, pois eu sabia que para economizar com materiais de construção e mão de obra, eu não poderia abrir mão disso.

 


Deixe uma resposta





Casa Dicas // 2012-2016 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade