Trabalhar com financiamentos é algo bastante comum hoje em dia, seja para a compra de móveis, quanto para a aquisição de imóveis e outros tipos de produtos de grande porte, que necessitam de um maior investimento à longo prazo. No Brasil, quanto ao financiamento de apartamentos, podemos contar com a Caixa, que trabalha com a possibilidade de trazer a diversas pessoas a realização do sonho da casa própria com bastante facilidade e parcelas que cabem no bolso.
Mas, será mesmo que a Caixa realiza o financiamento de 100% de um apartamento? Bem, com os planos disponíveis na Caixa não há essa possibilidade, sendo a máxima aceita 90% do valor do imóvel, e com ela surgem diversos termos técnicos que precisam ser seguidos e conferidos antes da formalização do contrato, assim todas as partes envolvidas podem gozar totalmente dos benefícios do serviço.
Mas, você sabe por que a Caixa não financia totalmente o valor de um imóvel? Quais as vantagens dos demais serviços que a Caixa pode oferecer e que você pode utilizar para fazer a compra do imóvel desejado? Se essa regra se aplica a todos os tipos e imóveis ou apenas aos imóveis novos? Se quiser a resposta para todas essas perguntas e conhecer mais sobre o financiamento Caixa, vamos lá!
A resposta é simples, não dá para financiar 100% de uma casa ou apartamento pela Caixa. E por que não? Bem ai só a Caixa poderia afirmar, mas as regras atuais de financiamento não permitem o financiamento do valor integral de um imóvel. Para entender melhor fui ao site da Caixa e fiz algumas simulações tentando obter a cota máxima de financiamento. Veja os resultados nas imagens abaixo:
Para este caso a cota máxima de financiamento chega a 90% do valor do imóvel. Observe o valor do imóvel e a renda mensal familiar informada. Parece que este é um parâmetro que a Caixa usa para determinar o limite de financiamento.
Neste caso a cota máxima já caiu para 80%, em função da baixa renda informada. É importante entender que no Brasil as regras atuais para financiamento habitacional não permitem que a prestação mensal ultrapasse 30% da renda familiar e por isso em alguns casos a Caixa irá baixar a cota de financiamento, solicitando um valor maior de entrada para evitar que a prestação comprometa a renda familiar. Mas o limite de 100% do financiamento realmente não pode ser atingido.
Como visto acima, é necessário ter um valor inicial para fazer um financiamento na caixa, isto para compra de imóveis. Aquelas pessoas que não têm o dinheiro para dar como entrada no financiamento, precisam criar algumas alternativas que possam ser usadas para este fim. Abaixo segue algumas ideias e possibilidades:
Sim isto é possível. Isto é o que a Caixa chama de renda familiar, pois nesse caso você pode juntar a sua renda com outros membros da sua família para aumentar o valor do financiamento a ser feito. Lembrando que quando você compõe renda com outras pessoas, todas precisam estar com nome limpo para não dar problema na hora de fazer o financiamento.
Você pode. O que acontece é que o valor da prestação não pode ser maior do que 30% da renda comprovada e portanto dependendo do salário que você tem, a prestação ficaria muito baixa e isso limitaria o valor a ser financiado, muita das vezes não atendendo a necessidade que você tem. Quando você compõe renda com outras pessoas você aumenta esta capacidade de pagamento, aumenta o valor que você pode ter de prestação e consequentemente o valor financiado.
Nós não sabemos o que pode acontecer no futuro em termos de políticas habitacionais, contudo é muito improvável que isso venha acontecer. Somente uma melhora muito significativa da economia e uma instabilidade muito grande poderia gerar um cenário propício a isso, mas é bastante improvável e ainda que esse percentual de entrada diminua de forma significativa, acredito piamente que ele deve permanecer e a possibilidade de financiar 100% de um imóvel é algo bastante improvável.