Dicas e informações sobre casa e construção

Dá para financiar 100% de um apartamento ou casa pela Caixa?

Será que dá para financiar 100% de um apartamento ou casa pela Caixa? Existe alguma regra que impede isso ou que determine qual é a cota máxima de financiamento habitacional? Não tenho dinheiro para dar o valor de entrada no financiamento, o que fazer?

Trabalhar com financiamentos é algo bastante comum hoje em dia, seja para a compra de móveis, quanto para a aquisição de imóveis e outros tipos de produtos de grande porte, que necessitam de um maior investimento à longo prazo. No Brasil, quanto ao financiamento de apartamentos, podemos contar com a Caixa, que trabalha com a possibilidade de trazer a diversas pessoas a realização do sonho da casa própria com bastante facilidade e parcelas que cabem no bolso.

Mas, será mesmo que a Caixa realiza o financiamento de 100% de um apartamento? Bem, com os planos disponíveis na Caixa não há essa possibilidade, sendo a máxima aceita 90% do valor do imóvel, e com ela surgem diversos termos técnicos que precisam ser seguidos e conferidos antes da formalização do contrato, assim todas as partes envolvidas podem gozar totalmente dos benefícios do serviço.

Mas, você sabe por que a Caixa não financia totalmente o valor de um imóvel? Quais as vantagens dos demais serviços que a Caixa pode oferecer e que você pode utilizar para fazer a compra do imóvel desejado? Se essa regra se aplica a todos os tipos e imóveis ou apenas aos imóveis novos? Se quiser a resposta para todas essas perguntas e conhecer mais sobre o financiamento Caixa, vamos lá!

A resposta é simples, não dá para financiar 100% de uma casa ou apartamento pela Caixa. E por que não? Bem ai só a Caixa poderia afirmar, mas as regras atuais de financiamento não permitem o financiamento do valor integral de um imóvel. Para entender melhor fui ao site da Caixa e fiz algumas simulações tentando obter a cota máxima de financiamento. Veja os resultados nas imagens abaixo:

Cota de 90%

Cota de 90% de financiamento

Para este caso a cota máxima de financiamento chega a 90% do valor do imóvel. Observe o valor do imóvel e a renda mensal familiar informada. Parece que este é um parâmetro que a Caixa usa para determinar o limite de financiamento.

Cota de 80%

cota de 80% de financiamento

Neste caso a cota máxima já caiu para 80%, em função da baixa renda informada. É importante entender que no Brasil as regras atuais para financiamento habitacional não permitem que a prestação mensal ultrapasse 30% da renda familiar e por isso em alguns casos a Caixa irá baixar a cota de financiamento, solicitando um valor maior de entrada para evitar que a prestação comprometa a renda familiar. Mas o limite de 100% do financiamento realmente não pode ser atingido.

Não tenho dinheiro para dar o valor de entrada no financiamento, o que fazer?

Como visto acima, é necessário ter um valor inicial para fazer um financiamento na caixa, isto para compra de imóveis. Aquelas pessoas que não têm o dinheiro para dar como entrada no financiamento, precisam criar algumas alternativas que possam ser usadas para este fim. Abaixo segue algumas ideias e possibilidades:

  • Economizar por um tempo: se você não tem dinheiro agora, poderá ter no futuro, com isso criar um plano de economia doméstica pode ser o útil nesse sentido. Assim guarde todos os meses um determinado valor e vá acumulando até que você tenha a quantidade necessária para dar de entrada na compra do imóvel.
  • Automóvel: embora muitas pessoas não tenham o dinheiro vivo, mas as vezes ela tem um automóvel que pode ser vendido e convertido em dinheiro para dar de entrada na compra do imóvel. Eu fiz isso em 2009, pois na época tudo que eu tinha de valor comercial era um carro usado e precisava comprar uma casa, então dei o carro como entrada e financiei o restante. Depois comprei um outro carro financiado.
  • Faça um empréstimo: embora esta não seja a melhor alternativa, muito menos a mais recomendada, mas em algumas situações ela pode ser alternativa para você ter um valor de entrada para comprar um imóvel. Esse empréstimo pode ser feito com pessoas da sua família, ou utilizar algum crédito que você tenha pré-aprovado em bancos.
  • Usar o subsídio do governo. Dependendo da renda que você tem, você poderá se inscrever nos programas habitacionais que concedem subsídios, como é o caso do programa Minha Casa Minha Vida que agora é o programa Casa Verde e Amarela. É verdade que o subsídio não substitui a necessidade da entrada, mas ela irá diminuir bastante o valor e já ajuda muito neste sentido.

Perguntas e respostas

Posso juntar a renda de várias pessoas para compor o financiamento habitacional?

Sim isto é possível. Isto é o que a Caixa chama de renda familiar, pois nesse caso você pode juntar a sua renda com outros membros da sua família para aumentar o valor do financiamento a ser feito. Lembrando que quando você compõe renda com outras pessoas, todas precisam estar com nome limpo para não dar problema na hora de fazer o financiamento.

Por que não posso usar apenas a minha renda?

Você pode. O que acontece é que o valor da prestação não pode ser maior do que 30% da renda comprovada e portanto dependendo do salário que você tem, a prestação ficaria muito baixa e isso limitaria o valor a ser financiado, muita das vezes não atendendo a necessidade que você tem. Quando você compõe renda com outras pessoas você aumenta esta capacidade de pagamento, aumenta o valor que você pode ter de prestação e consequentemente o valor financiado.

Existe alguma possibilidade da Caixa o outro banco liberar 100% do financiamento habitacional?

Nós não sabemos o que pode acontecer no futuro em termos de políticas habitacionais, contudo é muito improvável que isso venha acontecer. Somente uma melhora muito significativa da economia e uma instabilidade muito grande poderia gerar um cenário propício a isso, mas é bastante improvável e ainda que esse percentual de entrada diminua de forma significativa, acredito piamente que ele deve permanecer e a possibilidade de financiar 100% de um imóvel é algo bastante improvável.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade