Dicas e informações sobre casa e construção

Varal de chão é bom para ser usado em apartamento?

Quais as vantagens e desvantagens do varal de chão para uso em casa e apartamento? Veja algumas dicas úteis para quem tem problemas de espaço ou quer um pouco de mobilidade.

Quem já morou ou ainda mora em apartamento sabe da importância do varal, pois é nesses locais que os espaços são restritos e secar roupas em muitos casos é complicado exigindo as pessoas a criarem alternativas criativas para contornar a falta de espaço e exposição ao sol, por exemplo. O mais tradicional para apartamentos é o varal de teto onde ele é fixado no teto e permite a colocação de roupas penduradas para secar, mas há também o varal de chão que não sei se foi projetado para apartamento, mas bem que poderia ser usado.

Tipos de varal

Basicamente podemos encontrar vários tipos de varal, como o tradicional de varão e corda, os de tetos que são fixados na laje de uma casa, os de parede que como o nome diz, são fixados nas paredes e puxados na hora do uso e finalmente os de chão, que podem ser encontrados em pelo menos dois modelos: Os de abrir e o modelo giratório. Veja ambos abaixo.

Vantagens do varal de chão de abrir

A vantagem dele é que ele é grande e quando aberto permite colocar bastante roupas, isto é uma vantagem para famílias maiores ou para aqueles que sujam muitas roupas. Outra vantagem dele é que ele é móvel, isto é você pode colocá-lo na sala, no quarto, na lavanderia, no corretor ou onde for melhor para secar a roupa. Existem apartamentos por exemplo em que a incidência do sol é escassa e talvez a mobilidade do varal seja uma alternativa viável.

Outra vantagem é que ele é barato e o custo benefício dele compensa. Veja aqui algumas imagens de varão de chão.

Desvantagens

A desvantagem que vi nele é que ele pode cair quando estiver exposto ou vendo ou uma criança poderia derrubá-lo facilmente e dependendo de onde ele estiver a queda poderia sujar a roupa que ainda estivesse úmida. Mas acho que esse é o menor dos problemas.

Uso em casa ou apartamento?

Eu moro em caso e usamos ele pelo fator da mobilidade, mas acredito que ele seria ótimo para apartamento não só pela questão da mobilidade, mas pela falta de espaço para varal que é comum em apartamentos. Se você considerar os novos apartamentos que estão fazendo por ai o espaço da lavanderia é simplesmente ridículo em alguns casos e ai o varal de chão pode ser um grande aliado.

Modelo giratório

Eu já morei em apartamento, mas como estou morando em casa, estamos usando atualmente um varal de chão que é o modelo giratório, um pouco diferente do varal de chão tradicional que é usado em apartamento, inclusive. Esse modelo eu encontrei por acaso, através de um desses vendedores de rua, comprei e confesso que surpreendi com o bom resultado que ele tem para secar roupas.

A vantagem deste novo modelo é que pelo fato dele ser a giratório, facilitando assim a colocação da roupa, bem como recolher depois que ela estiver seca, sem precisar ficar movimentando muito uma vez que é o próprio varal de movimento.

A segunda vantagem dele é que ele por ser bem maior cabe mais roupas e com isso dar para aproveitar bastante, pois com único varal dá para colocar bastante roupa, inclusive edredon e cobertores. Como a abertura dele é bem grande, isto possibilita colocar muita roupa para secar.

Sua estrutura de alumínio e muito resistente e possibilita a abertura na hora do uso e fechamento depois que terminar de usar. Após ser fechado depois de usado, ele se torna como um grande varão, podendo ser colocado em locais bem pequenos que é uma grande vantagem em termos de economia de espaço de armazenamento.

O preço dele é um pouco mais salgado do que o varal tradicional, veja neste link algumas opções a venda para você poder comparar o preço. Eu acho que compensa o preço, dada a sua utilidade.

Apenas uma observação é que talvez ele não possa ser usado em apartamento ou locais muito pequenos, uma vez que ele tem uma boa abertura isso vai exigir um pouco mais de espaço. Mas se você tem espaço um pouquinho maior, vale a pena investir neste modelo pois ele é bem mais interessante e bem mais competente do que o modelo tradicional de chão que é muito pequeno.

Algumas dicas para secar roupas

Secar na sombra

Muita gente gosta de colocar roupa no sol para secar, pois assim aproveitaria o calor do sol e a roupa secaria mais rápido. A lógica é válida e de fato funciona, mas a opção mais adequada e você secar roupa na sombra, pois isso tende a desbotar menos as roupas, mas é ideal que seja um local ventilado, pois a ventilação ajuda a secar a roupa e mesmo em ambiente de sombra isso também funciona.

Não deixar a roupa na máquina por muito tempo, após a lavagem

Outra dica que deve ser observada eu tirar as roupas da máquina tão logo ela termina o processo de lavagem. Deixar a roupa na máquina muito tempo depois, pode deixá-las muito enrugadas, comprometendo um pouco mais o processo de passar e retirar as rugas depois.

Bater bem as peças ao tirar da máquina

Minha esposa tem o hábito de bater bastante as peças de roupas depois que ela tirar da máquina e antes de colocar no varal. Segundo ela este processo tende a tirar um pouco das rugas e dependendo das peças de roupas elas ficam tão bem desamassadas que não precisam ser quer passar depois. É uma dica interessante, eu não gosto de fazer e quando eu faço ela reclama dizendo que não faço direito, então fica dica mas é preciso de um pouquinho de força de braço pra ficar batendo roupa na mão.

Evitar bater alguns tipos de roupas no tanquinho

Algumas pessoas, como acontece aqui em casa, além da máquina de lavar tem também um tanquinho elétrico que é muito útil para diversos tipos de lavagens, inclusive para lavar tapetes e outras peças um pouco mais pesados. Mas alguns tipos de roupas não devem ser abatidos no tanquinho já que ele tende a estragar um pouco a roupa e deixar ela muito amassada.

No varal giratório, colocar as roupas miúdas primeiro

Se você estiver usando varal giratório que citei acima, uma estratégia é colocar as roupas miúdas primeiro e na parte central dele, uma vez que essa parte mais estreita e ir aumentando de dentro para fora, das roupas miúdas para as maiores. Isto fará você aproveitar melhor o espaço do varal e deixar o processo mais organizado.

Tirar as roupas do varal tão logo elas estejam secas

Outra dica é tirar as roupas do varal tão logo elas estejam secas, pois esse processo evita que elas ressequem muito no varal e assim dificulta o processo de passagem.

Por Casa Dicas. Revisão: Carolina dos Santos

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade