Dicas e informações sobre casa e
construção

Acessórios para Home Office: Organizadores, lixeiras, porta canetas e mais

Conheça os vários acessórios que podem ser usados em escritórios ou home office para fazer o controle e a organização do ambiente, como lixeiras, apoio para livros, porta guarda-chuva e mais. Será que é possível ter uma empresa instalada em uma residência? Dá para conciliar negócios e moradia em um mesmo endereço sem prejuízos para nenhuma das partes? Veja a análise.

Manter o ambiente do escritório organizado é fundamental para o bem estar no ambiente, assim como impacta na própria produtividade. Na relação abaixo há uma série de exemplos sobre organizadores e acessórios para escritórios ou home office. Vejamos.

Lixeiras de escritório

Geralmente são pequenas e destinadas ao descarte de papel, que pode ser simplesmente amassado ou picado, quando a pessoa tem o triturador de papel.

Veja aqui exemplos de lixeiras de escritório

Porta revistas

O porta revistas é mais indicado para clínicas e escritórios que tem sala de espera para o atendimento ao público. Geralmente nesses locais é comum a colocação de revistas para que as pessoas possam entreter enquanto aguardam o atendimento.

Veja exemplos de porta revistas

Porta canetas

Bem típico de escritórios, o porta canetas tem vários modelos e é usado sobre a mesa não só para a colocação de canetas, mas também de outro objetos que possam ser úteis nesses locais, como tesourinha, clips, lápis, régua, entre outros.

Aqui alguns modelos de porta canetas

Porta guarda-chuva

O porta guarda-chuva pode ser um acessório bem útil para escritórios, pois em dias de chuva, os clientes e colaboradores poderão guardar seus guarda-chuvas molhados ou mesmo os secos, enquanto estão trabalhando ou no atendimento.

Veja exemplos de porta guarda-chuva.

Organizador de gavetas

Ele é bastante útil para fazer a separação de objetos dentro das gavetas e assim não permitir que pequenos itens se misturem dentro da gaveta.

Aqui alguns modelos de organizador de gavetas

Apoio para livro

O apoio para livro é um acessório que permite que livros fiquem em pé e organizados sobre uma mesa ou bancada. Geralmente existem alguns livros que são mais usados e portanto deixá-los mais a vista e em local mais acessível é uma boa prática em home office.

Veja os exemplos de apoio para livros

Porta controle

Um porta controle pode ajudar na organização e guarda de controles remotos em escritórios públicos ou home office. Controle de ar condicionado, do ventilador, da TV e outros dispositivos que podem ser usados em escritórios podem ficar perfeitamente organizados e em seus devidos lugares.

Veja alguns exemplos de porta controle

Organizadores de arquivos

Eles também são parte importante da organização de um home office ou escritórios em geral. Quando é necessário fazer a guarda de muitos papeis e documentos é fundamental que seja feito de forma organizada e os organizadores de arquivos são perfeitos para este trabalho.

Alguns exemplos de organizadores de arquivos

Fonte: Leroy Merlin

Dá para ter negócios ou empresa em casa e executar serviço em casa

O trabalho em casa é mais comum do que se imagina, embora hoje ele soe como uma tendência mundial e que começa a dar sinais no Brasil, contudo, por aqui ele já existe há muito tempo, mas talvez não tenha chamado a atenção da grande mídia. Uma dessas vertentes do trabalho em casa são as empresas domésticas, podemos assim dizer ou ainda os chamados home Office, uma tradução mais moderna e sofisticada do trabalho em casa.

Negócios em casa

Uma pergunta que muitos podem fazer é: dá para ter uma empresa e realizar negócios em casa? Bem, a resposta a esta pergunta pode variar bastante e cada caso é um caso, mas abaixo estão as diretrizes bases para sobre a possibilidade de ter ou não uma empresa instalada em casa. Análise da questão sob os pontos de vista legal, operacional e comercial.

empresa em casa negócios em casa

Ponto de vista legal

Do ponto de vista legal é possível afirmar que sim, ou seja, é possível ter uma empresa em casa, desde que a casa possa ser usada para fins comerciais. Quando você abre uma empresa é necessário fornecer o endereço em que a empresa será instalada e muitas pessoas fornecem o seu endereço residencial ficando assim uma residência mista com moradia e empresa.

Contudo, algumas atividades comerciais, industriais ou serviços não podem ser executados desta forma, vale lembrar que a prefeitura deverá emitir um alvará de funcionamento para a empresa e este alvará dependerá inclusive a vistoria dos bombeiros. Então uma empresa que manipula produtos químicos por exemplo, penso que dificilmente seria aprovada para seu funcionamento junto a uma residência, entre outros exemplos. Atividades comerciais e escritórios, por exemplo, prestação de serviços e pequenas indústrias geralmente não encontram dificuldades em estabelecer-se em casa.

Ponto de vista operacional

Outra questão a ser analisada é se é viável operacionalmente a execução daquele serviço em casa, isto é, dá para conciliar as duas coisas sem haver grande parda para nenhum dos lados? Trabalhar em casa é uma ótima alternativa, mas muitos profissionais encontram dificuldades na hora de conciliar as duas coisas em casa. Filhos que acham que o pai ou a mãe está o tempo todo disponível para eles, pode ser um problema a ser administrado, bem como os horários de executar serviços domésticos e as atividades do negócio em si.

Algumas dicas neste caso são:

  • Estabeleça um horário de trabalho como se você tivesse em uma empresa externa
  • Eduque seus filhos e outras pessoas da casa a respeitar esses horários (mas não leve isso ao extremo)
  • Se for uma atividade de não envolva atendimento a cliente e que você não tenha contato físico com outras pessoas, poderá trabalhar de chinelo, bermuda, entre outros, mas caso contrário vista-se e porte-se como se estive em uma empresa externa
  • Tente separar fisicamente a casa do escritório o máximo possível
  • Mantenha o ambiente de trabalho organizado na mesma proporção que a moradia

Ponto de vista comercial

Se o negócio que você deseja ter em casa envolva vendas ou prestação de serviços é importante analisar se a localização e o ambiente em si proporcionam vantagens do ponto de vista comercial. Analise estacionamento, se o bairro é compatível com o tipo de atividade comercial que deseja ter, se a casa é apresentável ou organizada o bastante para deixar os clientes confortáveis ali, entre outras coisas.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2021 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.