CasaDicas !Respostas
Faça sua Pergunta Aqui

Cuba simples, dupla ou tripla na pia da cozinha: O que é melhor?

Análise sobre a melhor forma de uso da cuba na pia da cozinha: Simples, dupla ou tripla, qual é melhor? Quais os modelos disponíveis dessas cubas residenciais e em que situação elas seria aplicáveis à cozinha ou ao banheiro de uma casa?

Seja na cozinha, no banheiro ou na lavanderia, a pia desenvolve um papel extremamente importante para dar praticidade nas limpezas diárias, seja de louças, higiene pessoal e outros.

Este é um item de importância fundamental para ser pensado na hora da construção da reforma de uma casa, pois esta é uma das coisas que mais usamos em casa e, portanto, é preciso pensar nas necessidades que temos e na proposta que queremos para a casa. Uma das características bem importante é que existem pias com cuba simples, dupla e até tripla.

Neste artigo analisaremos cada um desses modelos, suas características e aplicações para trazer conforto e praticidade no seu uso.

Cuba simples

Este é o modelo tradicional é usado largamente na maioria dos casos. Seja na cozinha ou no banheiro uso da cuba simples visa atender à necessidade mais básica e essencial. Neste caso estamos presumindo que você tem uma única a torneira e, portanto, faz sentido ter uma única cuba.

A desvantagem desse modelo é a limitação que ela oferece no uso e pode traduzir em mais tempo na cozinha, especialmente. Para quem cozinha bastante e junta muita louça para lavar, a cuba simples pode ser um problema.

Também é comum uso da cuba simples em pias pequenas e locais onde você tem pouco espaço para explorar. É o que acontece na maioria dos banheiros onde os espaços são bastante limitados, com isso você precisa compactar um pouco tamanho de armários, pias e outros objetos que pretende colocar ali.

Veja aqui imagens de cuba simples

Cuba dupla

[caption id="attachment_7917" align="alignnone" width="800"]Cuba dupla Imagem de Brett Hondow por Pixabay[/caption]

As piadas com cuba dupla são normalmente muito bem vindas, especialmente na cozinha. Mas especialmente ainda quando você tem uma família grande que costuma cozinhar bastante. Nesses casos é comum haver acúmulo maior de louças para lavar e em muitos casos você tem que lavar louças e lavar alguns tipos de alimentos ao mesmo tempo, como acontece com verduras.

Com uma cuba dupla, uma pessoa poderia lavar louça de um lado e outro pessoa lavar alface, verduras e outros tipos de alimento do outro lado. Isso traria maior velocidade no preparo dos alimentos, bem como mais praticidade para quem trabalha na cozinha.

No banheiro, uso da cuba dupla é muito indicada quando você tem um banheiro muito amplo e tem bastante espaço para fazer. Naturalmente que isso faz sentido para o banheiro de casal, assim enquanto a esposa pode usar uma cuba o marido pode usar a outra. Nos dias atuais onde as pessoas têm muita pressa pra fazer tudo, muita das vezes preparar para sair, sugere um pouco de independência no uso do banheiro para não perder tempo.

Seja na cozinha ou no banheiro, o uso da Cuba dupla sugere naturalmente duas torneiras ou uma torneira que permite o giro, como acontece com alguns modelos. Se for colocar duas torneiras, isso só pode ser feito baseado num planejamento de encanamento, inclusive. Este naturalmente é um assunto para ser discutido na fase de projeto da sua casa, seja de reforma ou de construção pois envolve mexer na parte estrutural da parede.

Vale lembrar que no caso da cozinha em especial existe incubas com tamanhos diferentes que podem ser usadas para propósitos ligeiramente diferentes, não necessitando ser exatamente do mesmo tamanho.

Veja aqui imagens de cuba dupla

Cuba tripla

Se com duas cubas já seria muito bom para atender a necessidade de quem usa muito a cozinha, imagine então uma cuba tripla? Seria melhor ainda pois traria mais espaço e mais comodidade para o uso na cozinha. Esse tipo de cuba é geralmente composto por duas cubas grandes e uma pequena, mas podem ter modelos variados.

Lembro de um programa de TV que estava mostrando as casas na Itália e em uma delas me chamou a atenção o fato de ela ter uma cuba tripla, sendo a terceira um escorredor de massas. A proprietária explicou que é muito comum as massas na Itália e por isso a tem uma cuba específica para este fim.

Veja aqui imagens de cuba tripla

Qual é melhor?

É uma pergunta difícil de responder eu preciso levar em consideração a necessidade de cada família, bem como o espaço disponível para abrigar cada um desses tipos de cuba.

Penso aqui na cozinha, especialmente, a cuba dupla faça bastante sentido nos casos onde há necessidade de usar muito a cozinha. No banheiro, embora em alguns momentos também que faça bastante sentido, creio que apenas onde há muito espaço para isso. Pois em geral, é possível sim compartilhar uma única cuba com o mínimo de planejamento de uso.

Tem alguma dúvida? Acesse o CasaDicas !Respostas
Faça sua Pergunta Aqui

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade