Dicas e informações sobre casa e construção

Terreno 5x30 ou 5x25 um problema a ser resolvido

Veja uma análise dos problemas encontrados em um terreno de 5 metros de frente por 30 de profundidade. Porque é difícil construir em um terreno assim e uma possível solução.

Em minhas buscas por um imóvel para comprar me deparei com muitas e diferentes alternativas. Como a minha preocupação estava mais focada na localização do imóvel e não no tipo dele, acabei considerando de tudo que estivesse dentro da região definida.

Vi casas antigas, novas, terrenos grandes e pequenos. Um deles me chamou a atenção pois ele tinha quase todos os ingredientes que eu procurava, ou seja, era um terreno, a rua era excelente, a localização no bairro muito boa, a vizinha muito tranquila, o preço era bom e por ai vai. Mas ele tinha um problema, sua metragem: 5x30. 5 metros de frente e 30 metros de lateral.

Para que o leitor tenha uma ideia do tipo de problema que estou falando criei uma imagem com em miniatura, mas mantendo exatamente as proporções de um terreno 5x30. Veja abaixo:

Terreno 5 x 30 metros

Como ele tinha muitos adjetivos positivos consideramos inicialmente a sua compra, mas antes eu e minha esposa (mais ela do que eu) fizemos uma tentativa de criar uma planta baixa de uma casa para ser colocado dentro deste terreno. Buscamos alguns modelos na internet e depois de alguns rabiscos concluímos que a casa ficaria parecida com uma linguiça, ou seja, fina e cumprida.

Conversei com uma colega de trabalho que é arquiteta e ela foi bem disse o seguinte: se você já tivesse comprado o terreno daríamos um jeito, mas como não comprou ainda recomendo não comprar.

Bom, era isto que eu estava esperando ouvir e a minha opção foi mesmo não comprar.

Possível solução

A conclusão que cheguei é que dá para usar sim um terreno de 5x30 ou 5x25, mas para construir uma casa pequena, isto com poucos cômodos. Neste caso fica mais fácil fazer a distribuição dos cômodos.

No nosso caso precisávamos de 3 dormitórios e ai fica muito difícil distribuir 3 dormitórios, sala, cozinha e dois banheiros nas dimensões que o terreno tem. Sem contar que é necessários recuos exigidos por lei. Na minha cidade, a prefeitura exige que um dormitório, por exemplo, precisa ter um recuo de 1,5 metros na parece da janela.

A solução para nós seria usar pelos menos dois jardins de inverno que se por um lado ajudaria na criação de espaços para iluminação e ventilação, por outro lado contribuiria ainda mais para tornar a casa mais cumprida ainda.

A ideia de usar jardins de inverno ajuda, pois abre clareiras onde é possível abrir portas ou janelas para a entrada de ar e iluminação natural. Mas precisa ser feito de maneira muito cuidadosa e neste caso um arquiteto seria a melhor pessoa para pensar em um projeto como este.

Sobrado

Outra possível solução é a construção de um sobrado. Neste caso seria possível fazer a distribuição dos cômodos no primeiro e no segundo pavimento. Por exemplo: Sala, cozinha e dependências de serviço em baixo; dormitórios na parte de cima. Mas sobrado não era uma opção que considerávamos e portanto descartamentos.

Depois disso, me lembro que quando estávamos procurando uma casa para comprar nos deparamos com um sobrado com essas características e em um terreno com dimensões similares. Foi ai que percebemos na prática que era possível, mas sinceramente não posso dizer que ficou bom. É uma saída, mas ainda assim se puder evitar, evite.

Projetos

Consultando alguns sites que vendem projetos prontos, encontrei alguns projetos que caberiam em um terreno de 5x30. Veja abaixo alguns deles:

Só Projetos. Aqui há algumas opções (4 na data da consulta), que inclui um sobrado e três casas térreas. Vale a pena dar uma olhada se você tem um terreno com essas medidas.

https://www.plantapronta.com.br. Neste site há várias opções, embora não dê para fazer uma filtragem eficiente.

https://www.montesuacasa.com.br. Situação similar ao site anterior

Solução personalizada

Cada pessoa tem uma necessidade em termos de construção. Para o meu caso que precisava de uma casa grande, senti que este tipo de terreno não era o ideal, mas isto não significa que ele não seja o ideal para todas as pessoas. Então, além das opções que citei acima, outra possibilidade seria conversar com seu arquiteto para construir um projeto personalizado e baseado naquilo que você precisa certamente ele conseguirá encontrar uma solução viável.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade