Dicas e informações sobre casa e construção

Financiamento de imóvel de herança. Veja as possibilidade e limitações

Veja como funciona o financiamento para situações de inventários. Será que é possível financiar uma casa ou apartamento que é fruto de herança? Veja as possibilidade e limitações.

Imóveis de herança geralmente causa algum tipo de problema na chamada partilha dos bens, desde criança ouvia dizer de brigas e desentendimento entre familiares em função de um bem que é uma pessoa falecida deixou para outros como herança. No caso de imóveis este problema é bastante evidente, pois quando uma pessoa falece aquele imóvel ficará para o seus herdeiros e estes optarão por vender imóvel para um terceiro ou para fazer a venda das partes entre si.

Quando uma pessoa vai comprar um imóvel que seja nessa situação é preciso tomar muito cuidado, afinal pode ser que ele ainda faça parte do processo de inventário e pode ser arriscado comprar esse tipo de imóvel com chances de ter problemas referente a documentação ou ficar envolvido em desentendimento dos familiares e herdeiros daquele imóvel.

Financiamento

O financiamento de imóvel de herança é perfeitamente possível de ser feito desde que a documentação esteja em dia, contudo se o processo de inventário ainda não foi concluído, neste caso não dá para financiar, mas se já foi feito à conclusão que a documentação está em dia bem como as condições do imóvel são favoráveis ao financiamento, então é possível fazer um financiamento sim.

Problemas com herdeiros

Herança herdeiros

O que acontece em muitos casos é que os herdeiros querem vender o imóvel antes mesmo do processo de inventário ficar pronto e dividir logo o valor da herança, neste caso você não tem como financiar pois não foi concluído o processo. Outra observação muito importante que precisa ser considerada é que mesmo que o inventário já esteja ok, no caso de financiamento todos os herdeiros precisam estar com nome limpo e não ter problemas com a Receita Federal, INSS, justiça trabalhista, entre outros. A caixa verificar todos esses dados dos vendedores antes de fazer a aprovação e como é comum em alguns casos de muitos herdeiros, a chance de haver problema com pelo menos um deles aumenta bastante grande e aumenta na medida em que aumenta o número de herdeiros.

Contrato de gaveta

O que muitas pessoas fazem em situações como estas são os chamados contratos de gaveta, onde você compra o imóvel, faz um contrato e aguarda o processo de conclusão do inventário para poder receber a escritura e consequentemente transferir imóvel para o seu nome. É um negócio um pouco arriscado, lembro de uma situação em que fui ver uma casa para comprar e segundo a corretora havia 33 herdeiros. Fiquei imaginando como seria se eu comprar aquela casa nessa situação com um contrato de gaveta e depois ter de resolver com tanta gente assim!

O que muda?

Teoricamente não muda nada, pois pouco importa de quem você está comprando o imóvel, bem como a procedência dele, o que vale para efeito de financiamento é se ele está com a documentação OK e oferece as condições necessárias para que sirva de garantia para o empréstimo que será feito.

Já em relação aos herdeiros, ai sim existe a possibilidade de haver algum tipo de problema pela probabilidade. Já que normalmente são muitas pessoas envolvidas e é necessário que todos, inclusive seus cônjuges estejam sem nenhuma restrição, seja ela de crédito, justiça trabalhista, Receita Federal, INSS e outros. Então, o que existe é maior probabilidade de haver esse tipo de coisa, mas estando tudo OK, o processo de financiamento será normal e como qualquer outro.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade