Dicas e informações sobre casa e construção

Água da calha no piso ou canalizada? Veja esta dica!

Veja como aproveitar a calha da sua casa para canalizar a água da chuva através da rede de água pluviais sem precisar jogá-la no corredor ou na frente da sua casa.

Um dos itens importantes na construção de uma casa e como você fará o controle da água que cai do telhado, isto porque em muitos casos água que cai do telhado acaba gerando uma espécie de cachoeira ele pode causar danos ao piso, na parede como infiltração e umidade, entre outros. Muitas pessoas utilizam a calha no telhado colocando aquele coxinho que irá receber a água que corre do telhado e canalizar esta água através dos pingadores até o piso, desta forma evita que ela caia diretamente no chão e assim você tem um controle melhor dela.

O problema é que os pingadores na maioria das vezes vão despejar a água no corredor e acaba gerando muito acúmulo ali. Na construção da minha casa o pedreiro fez a canalização da água que vem dos pingadores diretamente para a rede de águas pluviais, assim quando ela cai do telhado vai direto para a rede coletora de água do quintal e é jogada diretamente na rua, evitando assim a o acúmulo no quintal e na frente da casa.

A estratégia é boa e deixa mais organizado o ambiente externo da casa, com melhor controle da água da chuva e permite que a calha não deposite sujeira no corretor, coisa que é muito comum em dias de chuva após longo período de estiagem.

O sistema de drenagem é fundamental para a proteção das construções, umidade excessiva e erosão do solo.

Os principais componentes que formam o sistema de drenagem são:

  • Calha – serve para captação da água que desce pelo telhado.
  • Bocal – é uma peça que finaliza a calha e serve para levar a água ao condutor (modelos para encaixe esquerdo, direito ou central).
  • Condutor – é o tubo que leva a água para a rede de esgoto ou para a caixa de areia.

O sistema de calhas para telhados recolhe folhas, areia e outros objetos que entopem a rede de coleta e condução das águas de chuva, podendo causar inundações.

De tempos em tempos, é necessário fazer a manutenção das calhas retirando esses objetos e a areia acumulada no seu interior.

A fabricante de tubos e conexões Tigre disponibiliza no mercado um sistema de calhas e destino da água pluvial que consiste no uso de caixa de areia e evita a formação de incrustações e de limo.

Com informações de: https://nrcengenharia.com

Por Casa Dicas e Luciana Dias

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade