Adaptadores de tomada, benjamim ou T, plugs macho e fêmea

Conheça os exemplos de adaptadores para tomadas, com os de 2 pinos para três, o benjamim ou T, os plugs macho e fêmea para fazer extensão de tomada. Veja os exemplos abaixo.

Embora o ideal fosse que todas as tomadas e plugs de aparelhos fossem iguais, sabemos que na prática isto está longe de acontecer. Existem plugs de 2 pinos, três pinos, duas barras e outros. As tomadas nem sempre reconhecem todos esses padrões e ai entra os famosos adaptadores que quebram o galho para resolver problemas de conexão de eletricidade. Veja abaixo os exemplos de cada um deles.

Benjamim ou T

O Benjamim, mais conhecido como T é um tipo de adaptador muitíssimo usado no Brasil, embora não seja muito correto o seu uso. O ideal é que cada aparelho eletrônico seja ligado em uma tomada apenas, mas, Brasil é Brasil né?

O T funciona como uma espécie de extensão da tomada, permitindo que até três aparelhos sejam ligados ao mesmo tempo.

Veja aqui exemplos de Benjamim ou T

Plug macho

O Plug macho é usado geralmente quando você quer fazer uma extensão para ligar um aparelho que por algum motivo esteja longe da tomada. Com isso, em uma das pontas do fio (extensão) é necessário colocar o plug macho e ele é que será usado para plugar diretamente na tomada.

Veja aqui exemplos de plugs machos

Plug fêmea

Do outro lado do fio da extensão, faz-se necessário colocar um plug fêmea, que será onde o plug do aparelho será conectado e assim permitir a passagem de corrente pela extensão até chegar no aparelho.

Veja aqui exemplos de plugs fêmeas

Adaptadores de plugs e tomadas

Em alguns casos o plug de um aparelho na conecta na tomada por ser de padrão diferente, este problema ficou mais evidente com a mudança do padrão de dois para três pinos e com isso virou um festival de incompatibilidade.

Os adaptadores podem ser de vários tipos, mas o mais comum é o de 2 pinos para 3 pinos, por conta da mudança que citei acima.

Veja aqui exemplos de adaptadores

Filtro de linha

O filtro de linha é outra alternativa bastante usada, especialmente quando existe a necessidade de ligar vários aparelhos ao mesmo tempo. Ele funciona como uma espécie de extensão com várias tomadas.

Veja aqui exemplos de filtros de linha

Com informações de Leroy Merlin

 






Casa Dicas // 2012-2016 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade