Dicas e informações sobre casa e construção

Como são as tomadas nos EUA e na Europa?

Você vai viajar para os Estados Unidos ou países europeus como a França, Inglaterra, Espanha, Portugal ou outros? Uma preocupação é quanto ao tipo de tomada que existem nesses países. Saiba como elas são nos EUA e Europa.

Nos últimos anos uma mudança que ocorreu no Brasil foi a mudança do padrão de tomadas, anteriormente usávamos o modelo de dois pinos, mas em 2011 houve a mudança para o padrão de três pinos que é o modelo adotado atualmente, muito embora as tomadas antigas de dois pinos ainda continue a existir em alguma casas. O padrão de tomada que usamos aqui segue o padrão NBR 14136, conforme pode ser visto na imagem abaixo.

Tomada na parede

Mais um fato bastante importante e que todo viajante precisa saber é que ao cruzar as fronteiras do Brasil você encontrará a padrões diferentes e tomadas e esse cuidado é fundamental especialmente se você levar algum aparelho elétrico no Brasil para uso no exterior, como carregador de celular, secador de cabelo, barbeador, entre outros aparelhos de uso pessoal.

O padrão de tomadas não é unificado no mundo inteiro, embora existam diversos padrões, mas a adoção de um ou de outro depende de cada país e aí a coisa diverge bastante.

Tomada nos Estados Unidos

Já nos Estados Unidos o padrão de tomadas é um pouco diferente do que usamos aqui no Brasil. Embora eles usam o modelo de três pinos, mas ele é de dois pinos chatos e um arredondado, portanto um aparelho elétrico aqui do Brasil não serviria na tomada tradicional americana.

Nas imagens abaixo você poderá perceber o desenho na tomada que é usado nos Estados Unidos, mas vale lembrar que ela pode ter algumas variações na sua forma uma vez que o modelo já bastante tradicional lá nos Estados Unidos, mas em linha geral ela segue o padrão de dois pinos chatos e um arredondado, como pode ser visto nas imagens abaixo:

Veja aqui uma galeria de imagens sobre os modelos americanos.

Tomada na Europa

Quando falamos em Europa estamos falando em um continente e não necessariamente um país, com isso a dificuldade em estabelecer o padrão de tomada para Europa é grande e não é necessariamente possível uma vez que cada país também adota padrões ligeiramente diferente.

Nas imagens abaixo é possível ver os diferentes padrões de tomadas que são usados em várias partes da Europa.

Algumas questões

Quais os cuidados para viajar para o exterior em termos de uso de tomadas?

Antes de sair do Brasil, na fase de planejamento da sua viagem é muito importante buscar informações do país para onde você pretende ir, como os costumes, regras, leis, moedas, idioma e também o padrão de tomada que é adotado naquele país. Assim você poderá se preparar para uma visita mais tranquila e não ter surpresas quando chegar no seu destino.

O que fazer se eu preciso levar aparelhos elétricos do Brasil?

O que normalmente as pessoas fazem é o uso de adaptadores que podem ser comprados aqui no Brasil ou até mesmo do país para onde você pretende ir. Acredito que o mais sensato seria comprar aqui no Brasil e não esperar chegar no país destino pois pode ser que lá eles não reconheçam o padrão usado aqui no Brasil. Esses adaptadores de tomada podem ser encontrados com facilidade em lojas com o Mercado Livre e outros locais na internet.

Além da diferença de padrão de tomada existe outro fator em termos de eletricidade o que precisa ser considerado?

A energia elétrica é a mesma em todos os locais, mas pode haver a diferença de ter o padrão de voltagem como 110v e 220v, mas isso já acontece aqui mesmo no Brasil e dependendo da região do país que você viaja você já encontrou a voltagem diferente. Nesse caso um adaptador de voltagem também seria bastante proveitoso neste sentido.

Quais os problemas de continuar usando as tomadas antigas de dois pinos aqui no Brasil?

Problema de você continuar usando essas tomadas todos os novos aparelhos elétricos já vão vir com o padrão novo de três pinos, com isso você vai ter que continuar usando adaptador, sem contar que se precisar trocar a tomada, não encontrará mais um modelo de dois pinos para comprar. Uma boa estratégia para quem ainda usa o padrão antigo e ir trocando aos poucos e assim sempre que possível você troca uma ou duas tomadas e vai fazendo gradualmente até substituir todas.

Referências:

Tomada elétrica, https://pt.wikipedia.org/wiki/Tomada_el%C3%A9trica (visitado em 07/07/2020)

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade