O apartamento é uma das formas de moradia cada vez mais comuns no Brasil e isto se deve a urbanização cada vez maior no país sendo fruto do processo migratório do campo para a cidade que tirou boa parte das famílias do campo para colocar nas cidades. Juntando isso ao aumento da população gera uma demanda muito grande por moradias e construir casas requer muito espaço, algo que nem todas as cidades têm, sem contar que o custo eleva muito, pois no mesmo terreno onde é construída apenas uma casa é possível construir vários apartamentos.
Mas ao desejar comprar um apartamento muitos podem ficar em dúvida se optam por um dormitório, 2 ou três dormitórios e esta é uma decisão bastante importante pois não será possível posteriormente fazer um aumento e criar um quarto a mais como é costume nas casas. Então algumas dicas são válidas para aqueles que precisam tomar esta decisão.
É o tipo de apartamento que deve ser adotado em situações bastante específicas, como pessoas que moram sozinhas e não pretendem se casar, apartamento para temporada na praia, por exemplo, entre outros casos. Você deve levar em conta que um apto de 1 dormitório é bem diferente de uma casa de 1 dormitório, pois na casa há mais espaços e maior possibilidade de improviso, já no apto com 1 dorm tornam o espaço bastante limitado.
Atualmente os novos empreendimentos na sua maioria vendem apartamentos de 2 ou 3 dorm e isto é feito levando-se em conta o padrão das famílias atuais. O apto de 2 dormitório já é ideal para uma família pequena, como um casal sem filhos ou um filho apenas. A vantagem deste modelo é que o custo geralmente é mais em conta já que pode ter um tamanho menor.
Este eu diria que é o ideal para boa parte das famílias. Conforme já citado acima quem mora em apto vive com um espaço bastante limitado, pois não tem quintal, varanda, etc, com isso o espaço interno passa a ser muito importante pois é ali que você terá de alocar todas as coisas e desenvolver todas as atividades cotidianas. Um casal com dois filhos, por exemplo, necessita de 3 dorm e portanto creio que ele deve ser o modelo mais indicado para esses casos.
As principais diferenças entre 1,2 e 3 dorms está relacionado ao preço do apartamento e a utilização. O preço é afetado pois altera o tamanho e normalmente os valores dos apartamentos são calculados por m/2. Quando a utilização já foi bem explicado acima que dependerá da quantidade de pessoas que irão morar e o estilo de vida de cada um.