Dicas e informações sobre casa e construção

Fachada de madeira em casa vale a pena, fica mais caro?

Perguntas e respostas sobre fachada de madeira em uma casa. Vale a pena fazer uma fachada de madeira? Quais as alternativas à madeira tradicional? Veja as respostas a essas e outras perguntas.

Você construiu recentemente? Quanto custou do m/2 da construção da sua casa? CLIQUE AQUI e informe

Ao construir uma casa temos que escolher muitas coisas, desde material, mão de obra e também os métodos construtivos e acabamento. Essas escolhas quando mal feitas podem trazer transtornos, gerar uma construção defeituosa ou ter uma aparência não muito elegante.

A fachada da casa exerce papel importante pois é o cartão de visita dela e se para você a aparência é importante, então investir na fachada pode ser um bom caminho para ter uma boa construção.

Atualmente tem se usado muito a colocação de revestimentos na frente da casa para criar efeitos diferenciados. Muitos usam inclusive usam porcelanatos que imitam madeira e há aqueles que usam a madeira propriamente dito para compor uma espécie de decoração ou ter até finalidades diversas.

Mas vale a pena fazer isso? Veja abaixo algumas respostas que podem ajudar.

Cabana de madeira

O que uma fachada de madeira?

Normalmente as fachadas de casas e prédios comerciais utilizam outros tipos de materiais para compor sua estrutura, como concreto, pedra, revestimento cerâmico, vidro e outros materiais. Em alguns casos, as pessoas optam por usar madeira, talvez por ser uma construção mais rústica ou mesmo com a intenção de criar diferenciais.

Acabamentos com detalhes de madeira são bastante apreciados em diversos tipos de construção, neste caso a composição da fachada não é toda de madeira mas ter algumas partes apenas, contrastando com outros materiais para criar um ambiente com um bom diferencial.

Como já citado acima, em construções mais rústicas esse tipo de acabamento pode ser bem-vindo e um bom arquiteto saberá fazer o uso correto da madeira de acordo com o ambiente.

Estilo em enxaimel

Devemos fazer uma observação quanto ao estilo enxaimel que é encontrado em diversas construções na região Sul do Brasil, em especial nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Esse estilo arquitetônico, que é tipicamente europeu, especialmente na Alemanha, permite criar fachadas com cobertura de vigas expostas, como pode ser visto nos exemplos abaixo:

Vale a pena fazer uma fachada de madeira?

É difícil afirmar pelo fato de que cada projeto tem suas próprias particularidades e portanto provavelmente a resposta é que para alguns casos sim e para outros não. O que acontece é que ao usar madeira é preciso tomar muito cuidado, pois é um material que pode sofrer danos com o efeito de chuva, sol, umidade e outros.

Neste caso, o ideal é conversar com o seu arquiteto para entender se o estilo da sua construção pode ser aplicado madeira ou não. Não é possível determinar quais estilos podem ser usados ou não, afinal cada projeto é único.

Quais as alternativas à madeira tradicional?

Uma forma bastante usada seria aplicar um revestimento cerâmico que imita madeira. Existem vários modelos desses revestimentos no mercado e eles tem a vantagem de ter a resistência e durabilidade da cerâmica e a beleza e estética da madeira. Fazer uma fachada usando este tipo de piso valorizará muito a sua casa e trará muitas vantagens estéticas também.

Quais os exemplos de fachada de madeira?

Existem muitas construções que utilizam este tipo de material na fachada, seja como detalhe ou como a parede toda. Veja abaixo alguns exemplos que poderão ilustrar melhor.

Quais os problemas de fazer uma fachada com este material?

Acho que o maior problema seria com a questão da umidade, isto no caso de você usar madeira mesmo. Embora ela possa ser envernizada e impermeabilizada, temos de levar em conta que a umidade é feroz e qualquer buraquinho é o bastante para ela entrar. Fora isso não há muitos problemas, contanto que o seu uso em termos estéticos atenda aquilo que foi proposto em projeto e seja agradável.

A madeira é o material que requer um pouco mais de manutenção e portanto precisa ficar atento a esse detalhe. Quando você termina de fazer, fica muito bonito, mas se não tiver manutenção, com o tempo pode não ficar tão agradável como era no início. Portanto este é um fator bastante importante a considerar.

Fica mais caro?

Com certeza. Mesmo usando o revestimento que imita madeira, o custo certamente será mais alto. A madeira é um material nobre e caro. No caso de ser usada na fachada, evidentemente que você não irá usar uma madeira qualquer e sim uma de qualidade. No caso dos revestimentos que imitam madeira, eles costumam ser dos mais caros também.

A verdade é que quanto mais sofisticado e detalhado for, mais caro será. O custo da mão de obra para fazer coisas mais detalhadas e artesanal tem de ser levado em conta. Depois, há também o custo da compra dos materiais que serão empregados. Tudo isso custa dinheiro.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.