Dicas e informações sobre casa e construção

O que é cozinha americana e diferença da cozinha comum

Veja o que é uma cozinha do tipo americana e a diferença dela para as cozinhas consideradas tradicionais. Vantagens e desvantagens da cozinha americana e outras dicas. Veja alguns vídeos e imagens sobre o planejamento de cozinhas americanas, bem como o processo de decoração das mesmas, aliando praticidade e beleza neste importante ambiente.

A cozinha é o espaço mais importante da casa, isto porque a maioria das pessoas acaba de alguma forma passando mais tempo na cozinha do que em qualquer cômodo da casa. Também porque é lá que concentra-se os serviços essenciais para a família, logo não resta dúvidas da sua importância.

As cozinhas de antigamente

Antigamente as cozinhas eram amplas e lá cozinhava-se e fazia as refeições. Os móveis como geladeira, mesa, armários e outros relacionados eram colocados no mesmo lugar, visto que havia muito espaço para eles.

Depois surgiu a sala de jantar e houve uma espécie de separação do lugar de cozinhar e de fazer as refeições, logo, os móveis também foram separados. As novas construções já consideravam esta divisão e tornou-se muito comum até os dias atuais.

Quando o espaço permitia, era comum construir uma copa e ai ficava dividido em três partes, sendo sala, copa e cozinha.

Cozinha americana

Depois começou a ser adotado outro conceito que é conhecido como cozinha americana que na prática é muito parecido com o exemplo anterior, mas aqui não há uma separação muito forte com paredes e portas, por exemplo. A cozinha americana usa apenas meia parede como separação da sala de jantar e esta meia parede geralmente tem uma pedra em cima que serve como um balcão entre a cozinha e a sala de jantar e sala de estar. Veja abaixo uma imagem ilustrando um exemplo de cozinha americana.

Sala Jantar e Cozinha integrados Gesso Iluminação Pisos Porcelanato Portobello Shop

O termo cozinha americana é usado para designar uma cozinha que é conjugada com a sala, sendo separada por um balcão que é usado inclusive como mesa. A ideia da cozinha americana é de integração dos ambientes onde há muito contato entre as pessoas que estejam na sala e na cozinha. A ideia é que você possa interagir com convidados enquanto prepara uma refeição ou um determinado prato.

Mais do que qualquer outra sala, é crucial que a  cozinha seja o mais funcional possível. Para executar de forma eficaz as tarefas diárias de cozimento, deve haver armazenamento adequado e os aparelhos devem ser facilmente acessíveis. Nem sempre há muitas opções para organizar os móveis na cozinha. A maioria dos aparelhos é bastante pesada e deve ser conectada a tubulações de água e fios elétricos. Portanto, é importante estar atento às suas escolhas para colocar móveis de cozinha e eletrodomésticos desde o início.

Existem algumas regras simples disponíveis para organizar estrategicamente as coisas da maneira mais funcional. É melhor considerar os vários aparelhos que você tem que trabalhar junto com as necessidades específicas que você tem para a sua cozinha. Por exemplo, alguns de nós simplesmente não poderíamos ficar sem uma máquina de lavar louça, enquanto que outros, armazenando especiarias e outros utensílios de cozinha, são prioritários. Independentemente das suas necessidades pessoais, este guia ajudá-lo a discernir os melhores locais para colocar os móveis da sua cozinha.

Vantagens da cozinha americana

Ela é muito útil para espaços pequenos já que pode dar a impressão de amplitude pelo fato de não haver divisões.

O balcão que separa a cozinha da sala pode ser planejado e usado inclusive como um balcão para refeições rápidas ou ser usado para receber amigos tornando um ambiente comum tanto à cozinha quanto a sala.

Uma das principais características das cozinhas americanas é a integração, não só dos ambientes como também das pessoas que estão na casa. Mas é preciso ficar atento a dois fatores importantes: o barulho e o cheiro que se não foi bem planejado, pode tornar-se um problema.

Há contudo uma desvantagem, já que a cozinha costuma gerar mais sujeira em função do fogão com a emissão de gordura no ar. Como não há divisões esta sujeira pode chegar a sala e dar mais trabalho de limpeza, sem contar o cheiro que acaba tomando todo o ambiente.

Cozinha americana planejada

Para ficar bom esta cozinha precisa ser bem planejada com móveis e utensílios bem planejados. Bancada, armários, fogão, pia e outros objetos devem ser pensados a fim de proporcionar conforto e espaço nos dois ambientes. Veja o vídeo abaixo com algumas dicas de planejamento de uma cozinha americana:

Decoração

A decoração é outro ponto forte e merece muita atenção, afinal a quantidade de peças e a diversidade delas podem determinar todo o estilo da sua casa. Saber escolher as cores e os tipos de materiais que proporcionem beleza e praticidade de uso são fundamentais nesta etapa. Veja o vídeo abaixo com várias dicas legais sobre decoração da cozinha planejada e também de praticidade.

Modelos de cozinhas americanas

Para quem gosta de ver fotos com modelos de cozinhas americanas, eu recomendo ver uma olhada neste link onde estão disponíveis imagens de vários tipos com ambientes planejados e decorados seguindo diversos estilos e certamente com opções para todos os gostos e bolsos.

Vários tipos de cozinhas:

Cozinha paralela

É ideal para pequenos espaços e serve como uma cozinha perfeita para cozinhar. Ela é composta por duas paredes paralelas opostas uma com a outra, e é por isso que é chamada de cozinha paralela. Isso torna mais fácil projetar armários, já que você não precisa mais se preocupar com armários de canto. Se você tiver bastante espaço, você também pode incluir uma ilha.

Cozinha em forma de U

Também conhecido como modelo de cozinha em ferradura, esse estilo tem três paredes de armários e eletrodomésticos. Escolha este modelo se você tiver um espaço amplo na cozinha ou se estiver disposto a gastar muito do seu tempo na cozinha.

Cozinha com ilha

Cozinhas com ilha adicionam mais espaço de armazenamento para uma cozinha. Você pode utilizar a ilha para o espaço do armário, eletrodomésticos, pia, bancadas ou um lugar para comer. Uma ilha tem o poder de evoluir cozinhas em forma de L em um layout de ferradura.

Cozinha em forma de G

As cozinhas em forma de G contêm principalmente uma ilha conectada. Ele fornece um espaço de trabalho independente que pode servir como área de bancada, armazenamento ou alimentação. Ao contrário de uma ilha, o espaço independente é acessível de três lados. Fora isso, a cozinha em G oferece todos os benefícios de uma cozinha ilha, utilizando menos espaço em comparação.

Fonte: https://www.decorfacil.com/modelos-de-cozinha/

Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade