Dicas e informações sobre casa e construção

Portas externas e internas, diferenças e cuidados

Exposição ao sol, chuva, umidade e outros fatores naturais impactam no tipo de material que se usa em uma porta interna ou externa. Existe também a questão estética e o propósito de uso.

As portas de uma casa podem ser classificadas basicamente em dois grupos, as internas e a externas. Essencialmente são portas e ponto, mas quando pensamos na aplicação e uso delas percebemos que há algumas diferenças que precisam ser observadas no planejamento e compra do material.

A diferença entre portas exteriores e interiores

Quer você esteja construindo um novo projeto de construção ou querendo substituir suas portas existentes, você precisa fazer o trabalho básico antes de começar.O mais importante na instalação de portas é diferenciar as portas interiores e exteriores.Embora possam parecer iguais em alguns casos,essas portas são muito diferentes e a construção de cada uma delas é feita através de processos muito diferentes.É imperativo saber a diferença e importância das características de cada tipo de porta para que você tome a decisão certa quando chegar a hora.

Se começarmos com o uso básico das portas,as portas exteriores devem funcionar como a entrada principal do seu edifício e são feitas para suportar todos os elementos naturais que têm de enfrentar todos os dias.Portas interiores estão em um ambiente muito mais seguro para que sua construção pode ser bastante básica e pode ser feita em uma fração do custo.

É por isso que as portas exteriores são feitas com madeira maciça e um núcleo sólido, enquanto as portas interiores normalmente têm um núcleo oco.Isso torna as portas externas muito mais pesadas, enquanto as portas internas são muito mais leves.Portas interiores não precisam ser tão resistentes quanto portas externas, como ninguém quer abrir e fechar portas pesadas o tempo todo, o uso de madeira maciça é apenas um desperdício neste caso.A natureza mais pesada das portas exteriores significa que proporcionam um isolamento extra e mantêm as correntes de vento e o tempo frio do exterior.

Outra grande diferença entre os dois tipos de portas é que as portas internas não precisam ser tratadas, enquanto as portas externas precisam passar por um tratamento especial para suportar todos os elementos naturais.Depois que uma porta externa é pintada ou manchada,um tratamento especial é realizado para torná-la mais durável e para que você não precise refletê-la após cada chuva.Portas interiores podem ser pintadas ou manchadas e geralmente duram muito tempo sem qualquer tratamento especial ou verniz.

OS MATERIAIS SÃO DIFERENTES

Portas interiores são normalmente construídas de um único material, como madeira ou fibra de madeira,enquanto portas exteriores consistem tipicamente de vários materiais para garantir sua durabilidade,como madeira com uma armação de metal reforçada.Portas exteriores são às vezes construídas inteiramente de aço ou metal,enquanto esse material específico não seria necessário para uma porta interna.

ISOLAMENTO VARIA

Normalmente,as portas externas são construídas com algum isolamento, como forma de ajudar a controlar os custos de energia.Os núcleos de espuma podem ser inseridos em portas de aço como forma de proteger contra o calor do verão e os resfriados do inverno.As portas interiores raramente são isoladas,embora possam fornecer alguma proteção contra correntes de ar.

COMO ESCOLHER UMA PORTA INTERIOR

Portas interiores estão disponíveis em uma ampla variedade de formas,tamanhos e estilos.Você pode pintar o seu uma cor única para seus gostos pessoais ou mantê-lo padrão com branco ou preto.Escolha uma porta com painéis,um painel de vidro ou até designs únicos.

Portas internas

  • Geralmente são mais estreitas do que as portas de entrada da casa. Isto acontece especialmente com portas de quartos e banheiros.
  • Em geral não ficam expostas a umidade, sol, chuva e outros eventos naturais. Com isso podem ter vida útil maior ou ser mais propício o uso de materiais pouco resistentes a esses fenômenos.
  • Podem ser de qualquer tipo de material, mas costuma-se usar as de madeiras, talvez exatamente pelos motivos mostrados no tópico anterior.
  • Entre ouros.

Portas externas

  • Tendem a ser mais largas, uma vez que é geralmente usada como porta de entrada e saída da casa.
  • Como podem estar expostas a chuva, sol e outros eventos naturais requer materiais resistentes como alumínio, vidro, ferro e outros.
  • Requer mais cuidado e manutenção. No caso de ferro é muito importante estar bem pintada para evitar corrosão e ferrugem devida a ação da chuva. Em cidades litorâneas recomenda-se o uso do alumínio que é resistente ao sal.
  • As portas externas, principalmente a da sala tende a ser mais trabalhada e de melhor aparência, visto que é a entrada da casa. Existem pessoas que usam portas pivotantes, pintam de cor branca e outros tipos para dar destaque a entrada da casa.

O vídeo abaixo mostra o processo de fabricação de portas e janelas na Sasazaki:

Preços de portas Internas e externas

Geralmente as portas internas tendem a ser mais baratas exatamente por ficar limitado a madeira. Já as externas que tem mais variedade de tipos podem chegar a valores bem altos, especialmente nos modelos pivotantes e nas portas de correr.

Fonte:

https://casa.abril.com.br/construcao/19-modelos-de-portas-externas-e-internas/

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade