Dicas e informações sobre casa e construção

Tipos de ar condicionado: Split, cassete, inverter, teto, cortina e mais

Conheça os diversos tipos de aparelho de ar condicionado como é o caso do modelo split, cassete, inverter, teto, cortina e mais. Veja os exemplos e aplicação de cada um deles.

O condicionamento de ar deixou de ser um luxo para ser uma necessidade, isto porque o Brasil que já era considerado um país quente, tem mostrado sinais que está mais quente ainda e portanto seja em comércio, indústria e principalmente em residências, o uso de ar condicionado é cada vez mais comum.

Ter que escolher um novo sistema de ar condicionado para a sua casa pode ser um momento estressante e confuso.Com todos os diferentes tipos de condicionadores de ar no mercado,as possibilidades podem parecer esmagadoras.Dependendo da sua situação,você pode até estar sob restrição de tempo e ter que escolher um novo sistema em breve.

Na relação abaixo há uma lista de modelos de aparelhos, como exemplos, tipos e aplicação de cada um deles.

Ar condicionado de janela

É o modelo mais antigo e que foi sensação nas décadas passadas, embora ainda seja muito usado hoje em dia. Este modelo, apesar de ter o nome de janela, na verdade é instalado na parede através de um buraco onde a parte frontal fica dentro do ambiente e a parte traseira fica para o lado de fora do ambiente. Além de consumir muita energia elétrica, ele produz muito ruído, logo é uma opção que deseja ser usado apenas quando outros modelos não for uma alternativa.Unidades de janela refrigeram uma sala, emitindo o ar quente para a parte de trás e soprando ar frio dentro dela. Esses tipos de unidades são melhores para aqueles que moram em pequenos espaços.Não seria ideal para uma casa maior, pois você descobrirá que ela não resfria com eficiência nesse tipo de ambiente.

 

Veja aqui exemplos de ar condicionado de janela.

Ar condicionado Split

O modelo Split é certamente o mais adotado atualmente e ele tem esse nome porque ele é composto de duas peças, sendo a parte interna (evaporador) que é instalada dentro do ambiente e a parte externa (condensador) que é instalada do lado de fora, podendo inclusive ficar a certa distância.O termo Split vem do inglês que significa “dividido”.Os sistemas mini-split sem dutos são mais comuns em partes da casa que foram retro-ajustadas.Como os sistemas centrais de ar condicionado,esses sistemas têm um compressor/condensador externo e uma unidade interna de manuseio.

Se você está procurando refrigerar quartos individuais em sua casa, este sistema pode ser apenas para você. Muitos sistemas mini-split sem dutos podem ter até quatro unidades internas de manuseio, todas conectadas à unidade externa.

Veja aqui exemplos de ar condicionado split

Ar condicionado inverter

O inverter não chega a ser um modelo diferente do Split, mas somente pelo fato de ele ter uma tecnologia de funcionamento diferenciado do Split convencional. Com essa tecnologia existe a promessa de uso de menos energia elétrica para o aparelho funcionar, já que ele fica ligado direto, ao contrário do modelo convencional que fica ligando e desligando.

Apesar de parecer contraditório, mas segundo os especialistas o fato de manter o aparelho ligado em um padrão constante gera menos gasto de energia elétrica do que ficar ligando e desligando.

Veja aqui exemplos de ar condicionado inverter

Ar condicionado de teto ou cassete

O modelo de teto geralmente é usado quando existe um sistema de ar condicionado central. Geralmente eles são mais usados em empresas, escolas, igrejas ou locais maiores onde há a necessidade maior da distribuição do ar condicionado pelo ambiente.

Veja aqui exemplos de ar condicionado de teto ou cassete

Ar condicionado portátil

O modelo portátil é uma opção para locais onde a pessoa não pode instalar um modelo Split, por exemplo, como pode acontecer em alguns tipos de apartamentos, ou mesmo em casas por uma limitação qualquer.

Este modelo é móvel é como todo ar condicionado ele precisa retirar o ar quente de dentro e jogar para fora, portanto ele tem um tubo que deve ser passado para o lado de fora pela parede, porta ou janela.

Condicionadores de ar portáteis são considerados como o próximo gerador de unidades de janela. Esse tipo de aparelho de ar condicionado retira o ar da sala e o refrigera, depois o direciona de volta para a sala. A unidade então libera o ar quente do lado de fora por meio de uma mangueira de exaustão instalada em uma janela.

Como as unidades de ar condicionado de janela,condicionadores de ar portáteis são projetados para resfriar apenas um quarto.Eles são fáceis de instalar,versáteis e uma opção acessível.Você verá que a portabilidade do seu condicionador de ar torna a manutenção do resfriamento em um dia quente de verão muito mais fácil.

Veja aqui exemplos de ar condicionado portátil

Cortina de ar condicionado

A cortina de ar condicionado é um aparelho que é geralmente usado em conjunto com outros aparelhos de ar condicionado. Ela é usada quando há necessidade de manter as portas apertas quando o sistema de condicionamento estiver ligado, como acontece em lojas, por exemplo. Instalada em cima da porta ela evita que o ar frio saia do ambiente e assim ajuda manter a temperatura interna.

Veja aqui exemplos de cortina de ar condicionado

Ar condicionado central

De todos os tipos diferentes de condicionadores de ar, este é o tipo mais comum de sistema de refrigeração,pois é o mais preferível para casas maiores, devido à sua capacidade de resfriar com eficiência. Condicionadores de ar centrais circulam o ar frio através dos dutos de alimentação e retorno.Os dutos e registros de suprimento,que estão na parede ou no chão, transportam ar resfriado para dentro da casa.Então,uma vez que o ar se aqueça, ele volta a circular pelos dutos de suprimento e registra onde será transportado de volta para o ar condicionado.

A instalação de um sistema de ar condicionado central requer muito planejamento e preparação,pois o dimensionamento é crucial para a funcionalidade do sistema.Se você instalar um sistema do tamanho errado,mesmo que seja energeticamente eficiente,verá que seus custos de serviços públicos são mais altos do que deveriam.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade