Dicas e informações sobre casa e construção

Tipos de telhas: italiana, romana, portuguesa, concreto e outras

Veja os principais tipos de telhas que são usados atualmente na cobertura de casas no Brasil. Saiba as diferenças entre os tipos italiana, portuguesa, romana, francesa e outros modelos.

A cobertura de uma casa é uma das partes mais caras e talvez a mais importante. De certa forma ela tem muitos impactos diretos no resultado da construção tanto no aspecto estético, econômico, bem como no aspecto prático e funcional. Veja abaixo quais são os principais tipo de telhas disponíveis no mercado da construção civil.

Italiana

É uma telha cerâmica com formato arredondado e tem boa aceitação no mercado. É uma telha um pouco maior e permite bom rendimento na colocação. Tem um peso médio de 2,75 kg por peça e são necessários 14 peças para cada m/2. Ver modelos aqui.

Francesa

É uma telha mais antiga e tem um formato quadrado. Foi muito utilizada no Brasil, mas parece estar fora de moda seu uso atualmente. São necessários 16 peças para cobrir um metro quadrado e tem o peso médio de 2,6 kg. Veja aqui.

Portuguesa

Esta telha é uma evolução da telha colonial. Seu formato é similar a italiana. Pesa em média 2,5 kg e seu rendimento é de 18 peças por m/2. Veja os modelos.

Romana

É uma telha bastante usada atualmente por tem um custo bastante acessível. Sei formato é com dobras quadrada que permite bom ajuste na colocação. Peso de 2,5 kg com rendimento aproximado de 16 peças por metro quadrado. Veja as imagens aqui.

Colonial

A telha colonial tem como característica o fato de ser separada em duas peças, sendo a bica e a capa. Esse tipo de telha foi muito usada no passado e ainda pode ser visto nos casarões das cidades antigas e em muitas fazendas que foram preservadas. Conheça aqui.

Concreto

As telhas de concreto são alternativas para quem quer sair das tradicionais cerâmicas. Algumas são impermeabilizadas e outras requerem tratamento especial. Conta a favor o aspecto estético da cobertura. Talvez o grande atrativo dessa telha seja a beleza que ela proporciona, por ter uma cor mais esbranquiçada, ela deixa o telhado com uma aparência bem mais bonita do que as telhas de barro ou cerâmicas que são geralmente avermelhadas. Também contra a favor desse tipo de telha sua resistência, uma vez que ela é feita de concreto e oferece uma resistência bem maior do que as telhas de barro.Veja os tipos aqui.

Telhas de amianto ou fibrocimento

São muito reconhecidas pelas marcas Eternit, Brasilit e similares. São telha com tamanhos maiores e oferece enorme rendimento na colocação. Contudo deixam o telhado muito quente. Uma observação importante é que esse tipo de telha até tempos atrás utilizava amianto que foi o material proibido no Brasil. As novas telhas de fibra cimento não utilizam mais amianto e portando são seguras o seu uso. Veja as imagens aqui.

Telhas de vidro

São muito usadas em locais externos e sem foro para proporcionar a entrada de luz, ela pode ser encontrada nos principais tipos de telhas e são usadas poucas peças em cada telhado. Normalmente não se constroi um telhado inteiro com telhas de vidro, mas apenas algumas peças são colocadas em locais estratégico para promover entrada de luz. Veja imagens deste tipo de telha.

Sanduíche

Um dos modelos de telhas mais aclamados no momento são as chamadas sanduíches que é composto por duas chapas de aço galvanizado e no meio uma camada de isopor. É um modelo bastante leve, resistente e tem como grande proposta ser térmica e acústica. O isopor garante que o calor do sol que incide na telha não seja transferido para a construção, assim como ele atenua o ruido da chuva que cai no telhado também. Veja imagens deste tipo de telha.

Outros tipos

Há ainda muitos tipos de telhas já que há grande variedade de modelos para todos os tipos de construção. O vídeo abaixo mostra alguns tipos e porque um bom projeto deve ser usado para determinar a tipo certo de telha para a cobertura de sua casa.

Algumas perguntas

Quais os cuidados com as telhas de barro ou cerâmicas?

As telhas de barro ou cerâmicas são muito usadas na construção civil embora esteja sofrendo hoje bastante concorrência de outros tipos de telhas, elas ainda são muito comuns, especialmente nas construções mais simples.

Esse tipo de telha é muito eficiente e atende perfeitamente bem o propósito de cobertura de uma casa, mas exige certo cuidado no seu manuseio e o uso. O grande problema dela é que elas quebram com bastante facilidade, desta forma andar em cima do telhado não é uma prática muito recomendado, embora seja necessário em alguns tipos de instalação ou manutenção no telhado. Uma recomendação bastante importante é você manter uma quantidade de telhas para substituição, quando houver alguma trinca ou mesmo quebra de alguma peça quer seja por manutenção do telhado ou até por vento muito forte que pode arrancar e quebrar telhas.

Existe telha de PVC?

Sim, o PVC tem sido usado para a construção de telhas, embora ainda não seja usada em larga escala na construção civil, ela já está disponível no mercado. Existem também outros materiais que tem sido usados com apelo ecológico e certamente novos materiais poderão ser reaproveitados daqui em diante.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade