Dicas e informações sobre casa e construção

Revestimento em pé ou deitado? Qual colocação fica melhor?

O que é melhor fazer em termos de colocação do revestimento na parede da cozinha, banheiros lavanderia diários de serviço? rua ideal é colocar o revestimento deitado ou em pé? Veja ainda o uso do revestimento 3D em vários ambientes de uma casa,

Você construiu recentemente? Quanto custou do m/2 da construção da sua casa? CLIQUE AQUI e informe

O uso de revestimentos nas paredes de uma casa é uma prática bastante comum nas chamadas áreas molhadas ou em cômodos onde poderá haver a incidência de água, seja por uma necessidade de limpeza ou mesmo por ser um local onde haverá mais umidade. Normalmente o revestimento é colocado nas paredes da cozinha, banheiros, lavanderia e área de serviço. Embora seja possível colocar revestimento em qualquer parede, esses cômodos são os que devem receber revestimentos.

Em pé ou deitado

Revestimento de parede

Diferente do piso ou porcelanato o que são normalmente quadrados, o revestimento geralmente é retangular e portanto ele pode ser colocado em pé ou deitado, dependendo da preferência da pessoa. Antigamente era praticamente consenso a colocação dele em pé, o que é muito comum encontrarmos desse tipo de colocação nas casas e apartamentos que encontramos por aí. Mas atualmente parece estar na moda a colocação dele deitado, pelo menos eu que tenho observado nas construções novas e parece que a moda pegou bastante.

Colocação em pé

É o modelo mais comum encontrado em casas mais antigas onde o costume da época era de fazer desta forma. Muito embora exista muitos modelos de revestimentos antigos, cujas peças eram na verdade quadradas, mas os modelos retangulares geralmente seguiam a tendência de serem posicionados em pé.

Colocação deitado

Embora não seja regra, mas como explicado acima é uma tendência maior atualmente de usar as pelas na horizontal. Talvez a maior justificativa deste tipo de uso seja o fato de que hoje temos peças de revestimentos muito maiores do que tínhamos no passado e pontando em termos estéticos parece ser mais vantajoso fazer desta forma.

Creio que cada modelo deva apresentar características que proporcionem uma melhor colocação seja na horizontal ou vertical.

Veja aqui diversos usos e aplicações de revestimentos na parede do banheiro.

Revestimento 3D

Uma novidade que ganhou bastante força nos últimos tempos é o chamado revestimento 3D que pode ser aplicado tanto em banheiro, cozinha, sala, inclusive em áreas externas como na fachada do imóvel, por exemplo.

Esse tipo de revestimento é bastante interessante pelo fato de que com ele é possível criar texturas e formas diversas dando um ar de acabamento mais interessante. Talvez por esse motivo ele tenha sido bastante empregado nas fachadas dos imóveis exatamente para dar essa ideia de acabamento diferenciado, mas internamente ele também é bem-vindo em algumas situações.

Veja abaixo alguns exemplos da aplicação de revestimento 3D em vários tipos de ambientes de uma casa:

Vantagem e desvantagem

Não há necessariamente nenhuma vantagem ou desvantagem se você coloca ele é uma posição do outra, é uma decisão meramente estética e portanto deve ser considerada sobre esse ponto de vista. Na construção da minha casa nós decidimos que nos banheiros seriam colocados os revestimentos deitados e na cozinha e lavanderia serial colocado em pé. Mas esta é uma decisão de cada pessoa e precisa estar de acordo com projeto da casa para traduzir numa harmonia estética se criar um ambiente visualmente agradável.

Olhando para uma parede com o revestimento deitado temos uma ideia de modernidade e diferencia bastante dos modelos tradicional que conhecemos. Se existe outro fator que deva ser considerado ou alguma vantagem além da questão estética, eu desconheço, mas acredito que o fator visual e a integração dele com ambientes traduzindo uma ideia de modernidade seja a grande vantagem da colocação do revestimento deitado.

Perguntas comuns

Revestimento na mesma cor do piso fica bom?

Esta é uma estratégia que pode ser um pouco perigosa e gerar um efeito estético não muito agradável. Normalmente se usa revestimento em cor diferente do piso, claro que combinando um com outro, mas colocar na mesma cor pode não ser a melhor coisa a fazer. Uma boa estratégia é você visitar as lojas de pisos e revestimentos onde normalmente eles têm ambientes decorados com piso e revestimento colocados. Perceba que nesses casos sempre há uma diferenciação de cores.

Revestimento 3D está na moda?

Sim, o revestimento 3D está na moda e deve ganhar ainda há bastante espaço. Inclusive o revestimento de concreto com efeitos 3D bem acentuado tem sido muito utilizado para fachadas de casa, detalhes em paredes de sala e outros ambientes que precisam de muito destaque. É preciso tomar muito cuidado com esse tipo de estratégia e receber uma orientação de um arquiteto para que seja feito uso correto em locais adequados para não prejudicar a estética do seu imóvel.

Revestimento retrô fica com?

O revestimento retrô pode ser uma boa alternativa, desde que ele esteja combinando com o restante do imóvel. Se você fez uma construção moderna, não tem como você colocar um revestimento retrô. Exceto por alguns detalhes, mas ainda assim com muito cuidado. Portanto eles não devem ser usados de maneira generalizada e normalmente tem que atender a uma proposta que tem que ser definida de acordo com o projeto. Converse com o arquiteto que poderá orientar melhor sobre isso.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.