Dicas e informações sobre casa e construção

Economia de água no banheiro. Produtos que ajudam economizar

Veja a relação de produtos de construção e acabamento que pode ser usado no banheiro da sua casa para ajudar a economizar água e deixar sua casa mais sustentável e a conta mais barata.

Economizar água não é simplesmente mais um bordão popular, é uma necessidade que todos nós devemos encarar com muita responsabilidade e seriedade, afinal, a água é um bem finito e com o aumento da população, o consumo tente a aumentar também, mas as fontes de água não aumentam na mesma proporção, na verdade, são sempre as mesmas. Portanto o uso consciente e a mudança de hábito para um consumo mais responsável é a única opção que temos.

Como economizar água no banheiro?

O banheiro é uma parta da casa onde mais se gasta água, afinal, temos ali o chuveiro, vaso sanitário e torneiras. Logo, a estratégia de usar produtos que possam ajudar na economia de água no banheiro é bastante interessante.

Existem alguns produtos que podem ser usados na construção da casa ou mesmo posteriormente que poderá otimizar o uso da água evitando o desperdício. Veja abaixo algumas opções:

Caixa acoplada de duplo fluxo

Este é um tipo de caixa acoplada do vaso sanitário que tem um acionado de duplo fluxo, sendo um deles aconselhável para o número 1 e o outro acionado para o número 2. O que ocorre aqui é que o primeiro libera menos água, já que não há necessidade de tanta água assim para escoar apenas o xixi.

Veja aqui exemplos de caixa acoplada de duplo fluxo

Válvulas de descarga de duplo fluxo

Assim como o item anterior, este também tem a mesma finalidade, diferenciando pelo fato de que aqui é usado onde não se tem caixa acoplada e sim válvula de descarga. Existem então a válvulas de descarga de duplo fluxo que também gera economia no consumo de água.

Conversores de vaso sanitário de descarga dupla

Os banheiros são o maior consumidor de água em casa,usando cerca de 30% da água do domicílio.Um vaso sanitário de descarga dupla libera cerca de 0,5 galões de água para urina e os 1,5 galões padrão para resíduos sólidos. Para instalar um conversor de descarga dupla, desligue o fornecimento de água para o banheiro e drene a água para fora do tanque. Desparafuse a válvula de descarga antiga e retire o mecanismo antigo. Instale o novo mecanismo e restaure o fornecimento de água ao banheiro.

Válvulas de controle de chuveiros

Essas válvulas são projetadas para reduzir o uso desnecessário de água.É fácil de instalar e rodando no sentido dos ponteiros do relógio, faz com que o spray do chuveiro diminua o nível.É durável e compatível com todos os conjuntos de torneira de banho e chuveiro comuns.

Veja aqui exemplos de válvulas de descarga de duplo fluxo

Torneiras temporizadas

Esse tipo de torneira quando acionada tem um mecanismo que aciona automaticamente após um período fechando a torneira e evitando que a água escoe por mais tempo. Ela é muito usada em banheiros públicos, como em shopping center e outros locais, mas pode ser usada no banheiro de casa. A economia de água é alta, especialmente em casas onde há crianças que as vezes abre a torneira e esquece de fechar. Esta torneira temporizada ou "de medição" desliga automaticamente a água após um tempo máximo predefinido até 20 segundos. O usuário empurra para baixo e gira o botão para água quente ou fria. Se o usuário apenas empurrar para baixo, sem girar, a água flui à temperatura ambiente. Também possui proteção anti-queimadura.

Veja aqui exemplos de torneiras temporizadas

Temporizadores do chuveiro

Os chuveiros usam tecnologia inteligente para medir a quantidade de água que cada pessoa usa no chuveiro.O dispositivo avisa se você está demorando demais no chuveiro. Estes dispositivos podem ser facilmente instalados no tubo do chuveiro.

Arejador de torneira

Um arejador é uma pequena peça acoplada nas torneiras e que possibilita a economia de água, já que ela mistura o ar com a água para produzir um jato de água mais forte e assim dar uma sensação que está saindo muita água, mas na verdade está saindo menos. Segundo a Leroy Merlin, uma torneira normal utiliza de 14 a 25 litros de água por minuto, enquanto uma com arejador utiliza de 6 a 10 litros por minuto.

Veja aqui exemplos de arejador de torneira

Regulador de vazão

Este também tem a finalidade de produzir economia de água, já que permite que uma quantidade maior de água saia da torneira ou mesmo de duchas que geralmente consumem bastante água.

Exemplos de regulador de vazão

Chuveiros híbridos

Este tipo de chuveiro não está relacionado necessariamente a economia de água, mas sim de energia elétrica, já que ele funciona com energia solar e elétrica. De qualquer forma é útil também nesse contexto.

Exemplos de chuveiros híbridos

Bocais de desligamento automático

Um bocal de desligamento automático repousa entre o tubo e o chuveiro. Para operá-lo, basta girar a válvula com o polegar. Você faria isso depois de molhar o cabelo. A água estaria desligada enquanto você faz a lavagem e ensaboa seu corpo. Você então inverte o botão quando está pronto para enxaguar. A temperatura da água é a mesma quando a chave é ligada novamente.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade