Dicas e informações sobre casa e construção

Tijolinho, bloco cerâmico ou de concreto. Qual usar na construção?

Qual tipo de material é usado com mais frequência para a construção de uma parede: tijolinho de barro, bloco cerâmico ou bloco de concreto. Veja algumas dicas sobre cada um deles, bem como algumas galerias de imagens para você conhecer melhor esses produtos.

O uso de certos materiais na construção de uma casa dependerá de vários fatores que precisam ser estabelecidos previamente, entre eles está o tipo de bloco ou tijolo que será usado nas paredes da construção. Antigamente os tijolos eram praticamente soberanos, mas com o aparecimento de novos produtos houve uma substituição em muitos casos visando uma série de benefícios que esses novos materiais proporcionam. Hoje usa-se basicamente os tijolinhos de barro, blocos de concreto ou os cerâmicos.

Tijolinho de barro

Tijolo de barro

É o mais tradicional e tende a dar uma boa sustentabilidade à parede pelo fato de ser denso e feito de barro. Tem como inconveniente o fato de usar muito material e tornar a construção mais demorada, pois como ele é menor, o assentamento dele é mais demorado.

Principais usos:

  • Em parede de casas de alto padrão, onde geralmente custo e tempo não é muito problema;
  • Em paredes onde o tijolinho ficará a vista. Normalmente neste caso é colocado apenas meio tijolo depois da parede pronta;
  • Na construção de churrasqueiras e fogão a lenha. Nesses casos usa-se um tijolo especial que pode ser o tradicional vermelho ou um esbranquiçado;
  • Como alicerce para casas e muros. Geralmente ele é usado no alicerce quando se pretende usar o bloco cerâmico para levantar a parede;
  • Entre outros.

O tijolinho pode ser usado inclusive como recurso decorativo, assim além de ser usado para construir uma parede ou muro, pode ser agregar a ele pintura específica ou usar modelos mais trabalhados para gerar uma textura decorativa muito bonita.

Veja aqui uma galeria de imagens com diversos tipos de paredes e com resultados estéticos bem interessantes inclusive em alguns casos. Enfim, este é um produto que pode ter muitas utilidades e com um pouco de criatividade dá para fazer coisas bem bacanas com ele.

Decoração

Vale lembrar que existe uma forma de aplicar o tijolinho apenas como forma de decoração, mesmo em uma parede já existente e mesmo que ela não tenha sido feita com tijolinho. Trata-se de um recurso estético que aplica apenas meio tijolo, ou um tipo de tijolinho cortado ao meio que é usado exatamente para este caso. Abaixo você poderá observar algumas galerias de imagens onde o tijolinho (inteiro, cartado ao meio ou até papel de parede com aparência de tijolo) é usado para criar efeitos decorativos muito bacana.

Blocos de concreto

Bloco de concreto

Os blocos de concretos estão de certa forma em alta e é muito usado na construção de grandes áreas como galpão, muros e inclusive edifícios de apartamentos. Na minha cidade pelo menos tenho visto muito o uso dele em edifícios. É uma boa opção em termos de volume e produtividade, mas ele é reclamado por muitos como tendo pouca eficiência acústica e principalmente térmica.

Principais usos:

  • Para a construção de grandes muros, como em volta de empresas, condomínios ou grandes espaços públicos. Nesses casos ele é usado também porque não exige acabamento, como reboco ou pintura. Assim além de ser estrutural ele é também já pronto para o trabalho final;
  • Como base para alicerce de casas ou muros;
  • Na construção de paredes de casas e neste caso ele dispensa as tradicionais colunas;
  • No fechamento de paredes em edifícios;
  • Para a construção de muros de arrimo ou de sustentação para aterramento e nivelamento de terrenos;
  • Entre outros exemplos.

Veja aqui uma galeria de imagens de blocos de concreto. Perceba que há uma variedade de tamanhos e formatos dele que podem ser usados em situações bem distintas.

Blocos cerâmicos

bloco cerâmico 8 furos

Estes são os preferidos para a construção de casas e graças a uma variedade de modelos é possível encontrar blocos cerâmicos para diversas aplicações. O mais usado até então era o chamado bloco cerâmico de 8 furos ou 19x19x9. Este tipo de bloco foi a base para milhares de construções, mas hoje muitos tem substituído o uso dele pelo bloco cerâmico de 9 furos que um pouco mais largo e oferece maior resistência à parede, pelo menos para a construção de paredes de casas ele tem sido muito usado. O Bloco de 8 furos ainda é muito usado para muros.

Principais usos:

  • No fechamento de paredes de casas. Creio que ele seja o produto mais usado para este fim;
  • Para a construção de muros comuns para separação de terrenos;
  • Na construção de platibandas que são aquelas paredes que se elevam acima da laje em casas com telhado embutidos;
  • Na construção de muretas;
  • Entre outros usos.

Veja aqui uma galeria de fotos de blocos cerâmicos, com tamanhos e formas diferenciadas. Em alguns locais esses blocos podem ter nomes diferentes. Creio que os casos mais comuns sejam blocos cerâmicos, lajota, lajotinha, dentre outros.

Tira-dúvidas

Qual tipo é mais usado na construção civil?

Em grandes obras, creio que seja o bloco de concreto, já nas obras pequenas como a construção de casas o mais comum é o bloco cerâmico de 9 furos como é mais conhecido. O modelo de 8 furos é mais fino e geralmente usado para muros e não para paredes de casas.

Que outros materiais podem ser usados para este mesmo fim?

Antigamente se usava o adobe, mas hoje em dia não se usa mais. Além desses que citei acima, está na moda as construções pré-moldadas, que usam placas de concreto já pronta e apenas são encaixadas entre as vigas. Este tipo de construção é mais comum para galpões e grandes obras somo shopping Center, por exemplo.

E os blocos decorativos?

Existem sim os chamados blocos decorativos que são feitos de cimento, são estruturais e tem ainda a vantagem de serem bonitos. Eles são usados geralmente em muros ou na fachada de algumas construções. São bem mais caros e por isso seu uso é um pouco mais restrito.

Veja aqui alguns exemplos de blocos decorativos

Posso usar madeira em substituição a esses produtos?

A construção em madeira não é muito típica dos brasileiros, com exceção de algumas localidades mais ao sul do Brasil, não encontramos muitas casas de madeira por ai. Mas ela pode ser usada e é uma boa opção. Contudo ela tem diversas desvantagens como ser mais frágil, cupins, aquecer mais facilmente no calor e um detalhe importante é que casas de madeira não podem ser financiadas no Brasil. Pelo menos não pelos programas oficiais de financiamento como os da Caixa.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade