Dicas e informações sobre casa e construção

Plantas ornamentais e bonsais para cultivar em jardim de casa

Veja uma lista de plantas ornamentais e bonsais que são adequadas para se cultivar em jardim de casa ou outros ambientes domésticos. Veja ainda uma galeria de fotos de cada uma delas.

Cultivar plantas em casa está em alta, tanto em jardins quando em ambientes fechados. Aqui vai uma lista das plantas mais indicadas para o jardim de sua casa.

bonsai

Hera

A hera é uma planta bem versátil, se adapta com grande facilidade de uma forma multifuncional. Ela se desenvolve bem no sol pleno ou à meia sombra, bem resistente à climas variados.

As heras são muito usadas no paisagismo para forrar os muros. Mas elas não aguentam ficar em solos úmidos e encharcados, devendo ser regadas só quando o chão estiver seco.

Veja fotos de hera

Dasilírio

Essa é uma planta touceira, com um estilo mais rústico e que se desenvolvem sob o sol intenso. A dasilírio precisa ser plantada em áreas com pouca e circulação, por causa de suas hastes serrilhadas que podem machucar.

Ela fica bem bonita agrupada em um local isolado, chamando muita atenção, e possuindo grande facilidade em sua manutenção.

Veja fotos de dasilírio

Espada de São Jorge

A Espada de São Jorge ou Espada de Santa Bárbara é, sem dúvida, uma das plantas mais conhecidas. Ela apresenta um uso bem flexível, podendo ser usada para construir uma espécie de cercas de plantas e para decorar pequenos lugares, ficando plantada em vasos.

Precisa ser regada apenas uma vez por semana ou quando o clima estiver seco, desenvolvendo-se sob a sombra ou em uma iluminação indireta.

Veja fotos de espada de São Jorge

Bulbine

Uma planta para uso decorativo de flores amarelas e laranjas. Ela é delicada, mas é muito adaptável em diferentes tipos de climas, podendo ficar exposta ao sol intenso e, também, na sombra.

Ela precisa ser regada de forma periódica, pode ser combinada com outras espécies como cactos e suculentas, e pode ser usada para fazer maciços, canteiros e bordaduras.

Veja fotos de bulbine

Ficus

Em residências nas grandes cidades, a Ficus é uma boa opção por poder ser plantado em vasos. Ela possui a tendência de crescer muito e pode atingir até 30 metros de altura. O ideal é que seja cultivada em vasos como uma planta ornamental em pleno sol ou à sombra. Porém, é importante destacar que ela não deve ser movida de lugar, porque não lida bem com mudanças de local.

Veja fotos de ficus

Suculentas

As suculentas são muito populares para a decoração, pois são fáceis de cuidar e se adaptam a luz direta, meia sombra e em diferentes climas.

Elas podem ser facilmente combinadas com outras plantas e cultivadas no solo ou em vasos.

Há uma grande variedade de tipos dessa planta que podem ser colocadas em uma mesma área.

Veja fotos de suculentas

Clúsia

Ela é muito resistente, podendo se desenvolver em diferentes luminosidades que vai desde o sol intenso até a sombra, crescendo bem mesmo à beira mar com sua forma versátil.

A clúsia, normalmente, floresce na época da primavera e no verão, as flores são pequenas e brancas. Depois que floresce, ela mantém suas folhas verdes rígidas, brilhantes, no formato de uma gota.

Ela pode ser utilizada para a criação de cercas vivas, com muita resistência, porém para isso, precisa ser regada de forma frequente.

Veja fotos de clúsia

Luca

Essa é uma plana muito encontrada em jardins e outras áreas externas, mas, também, pode ficar dentro de uma casa com baixa luminosidade.

A luca é fácil de ser cultivada em um solo mais seco e regada devem ser espaçadas. Ela consegue se desenvolver muito bem em vasos e canteiros e, se receber luz solar de forma direta, a Luca vai florescer no verão.

Veja fotos de luca

Bonsai

O bonsai é uma árvore em miniaturas que pode produzir frutos e flores, e que necessitam de certos cuidados especiais. Ela não uma planta, mas, sim, uma técnica em que árvores convencionais virão uma miniatura. A técnica pode ser aplicada em qualquer muda, cortando dois terços da raiz para controlar o seu crescimento e que precisa ser podada para manter uma forma.

Um bonsai precisa ser regado só quando a terra do vaso ficar quase seca e água deve ser colocada em todo o vaso para garantir que as raízes fiquem bem. Ela precisará ser regada novamente até a água sair dos orifícios de drenagem. Não deve ser colocado nenhuma bandeja sob o vaso e, em dias de calor, é indicado borrifar um pouco de água nos galhos e folhas para umedecê-la.

Veja fotos de bonsai

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade