Dicas e informações sobre casa e construção

Como construir fossa séptica ecológica? Veja alguns projetos

Veja alguns vídeos mostrando como construir alguns modelos de fossa séptica ecológica para evitar a contaminação do solo ou mesmo leito de água em uma casa ou comunidade. Como fazer seu sistema séptico a favor do meio ambiente

A questão ambiental é uma das maiores preocupações das autoridades e da toda sociedade atualmente, afinal a falta de cuidado com que as gerações anteriores trataram os aspectos ambientais e especialmente com a nossa geração trata o problema tem causado muitas preocupações, especialmente se considerarmos o grave problema da poluição das águas. Embora algumas ações dependam do governo e requeiram investimentos pesados, na maioria dos casos cada pessoa pode realizar pequenas ações que contribuirá significativamente para questão ambiental. Um bom exemplo disso é a construção de fossa séptica ecológica, especialmente em localidades próximas a rios ou leitos de água.

Se você quer saber como construir uma fossa ecológica, separei alguns vídeos bastante didáticos e interessantes sobre o assunto, mostrando alguns modelos que podem ser reaproveitados em uma propriedade particular ou mesmo em locais públicos como escolas eu outros locais. São bons exemplos que mostram de maneira segura e responsável o tratamento de dejetos.

Vídeo 1

Este primeiro vídeo mostra um sistema de tratamento de dejetos ou fossa ecológica construída em uma comunidade no interior do estado de Minas Gerais. O sistema é bastante simples, aparentemente barato e com bastante engenhosidade e funcionalidade. Segundo informações no site Youtube, o projeto tem teve a coordenação arquiteta Dorinha Alvarenga.

Vídeo 2

Este vídeo mostra os aspectos práticos da criação de uma fossa séptica e ecológica em uma chácara. Diversos detalhes como a largura e profundidade, o modelo da mesma, a impermeabilização e a conclusão da obra. Um bom vídeo para quem busca um modelo de construção da fossa.

Vídeo 3

Este vídeo mostra outro projeto bastante engenhoso de uma fossa séptica biodigestora, um projeto bastante interessante e que ainda gera um reaproveitamento dos dejetos como forma de adubo para as plantas.

Como fazer seu sistema séptico a favor do meio ambiente

A fossa séptica testada e comprovada permanece tão simples e eficaz na remoção de resíduos hoje quanto há 30 anos. E, com manutenção e tratamento adequados, seu sistema atual pode durar tantos anos.

Simples, eficaz, ambientalmente segura. 

Seu sistema séptico remove patógenos, bactérias e produtos químicos causadores de doenças de suas águas residuais todos os dias. Quando o esgoto dos banheiros de sua casa e as águas residuais de suas pias e banheiras fluem para sua fossa séptica, as bactérias existentes naturalmente decompõem o lixo e o transformam em escória, lama e efluente líquido.

Os sólidos se depositam no fundo de seu tanque, e gorduras e gorduras sobem até o topo para formar uma camada de espuma. Entre as camadas, o efluente líquido limpo drena para o seu campo de drenagem onde o solo absorve e volta ao solo.

As bactérias vivas no tanque séptico continuam a trabalhar duro para digerir os sólidos e convertê-los em gases. Quando você mantém essa bactéria feliz e saudável, seu sistema séptico mantém você e sua família felizes e saudáveis ​​também.

As bactérias vivas no tanque séptico continuam a trabalhar duro para digerir os sólidos e convertê-los em gases. Quando você mantém essa bactéria feliz e saudável, seu sistema séptico mantém você e sua família felizes e saudáveis ​​também.

É muito simples e bastante surpreendente que algo que faz um trabalho tão importante em sua casa o faz sem produtos químicos ou chips de computador.

Mais sobre fossa sépticas

É um mecanismo de tratamento de esgotos designado a receber a ajuda de domicílios e dar capacidade aos esgotos de tratamento de acordo com a sua simplicidade e custo. As fossas sépticas são poços ou câmaras criadas para conter os dejetos domésticos e industriais por determinado tempo, para que haja a sedimentação dos sólidos e retenha os diverso matérias e substancias contidas no esgoto, em que se transformem em substancias e compostos mais saudáveis e não ao ser devolvida ao meio ambiente não cause doenças ou contaminação do solo, mares e rios.

O processo de uma fossa séptica acontece na seguinte sequência :

- Retenção do esgoto: permanece na fossa por um período entre 12h a 24h.

- Decantação do esgoto: Sedimenta cerca de 60 a 70% dos sólido contido no esgoto, passando a uma substancia semiquimica (lodo).

- Digestão anaeróbia do lodo: o lodo e a escuma passa por  bactérias anaeróbias, que eliminam organismos patogênicos e outras substancias, o que resultam gases, líquidos e uma diminuição dos sólidos.

- Redução de volume do lodo: após o processo anterior, os seus resultantes recebem matérias que  faz com que o efluente liquido da fossa séptica possa ser disposto de forma mais saudável.

Fonte: https://br.pinterest.com/clia9347/fossa-s%C3%A9ptica-ecol%C3%B3gica/

Tratamento e purificação de água em Educação

Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade