Dicas e informações sobre casa e construção

O que significa cidade dormitório?

Saiba o que é o que significa uma cidade dormitório, as razões que levam uma cidade a ter esse tipo de nome. Alguns exemplos no Brasil de regiões que abrigam cidades dormitórios.

Você construiu recentemente? Quanto custou do m/2 da construção da sua casa? CLIQUE AQUI e informe

É comum ouvirmos a expressão cidade dormitório em alguns momentos e especialmente quando se trata da relação de trabalho em uma dada região. A mídia por exemplo usa  bastante esta expressão e ela pode ser parte do entendimento de alguns fluxos migratórios, da industrialização em determinadas regiões do país ou ainda de uma má concentração de moradias em determinada cidade.

Mas o que vem a ser cidade dormitório?

O termo cidade dormitório usado para designar uma cidade onde as pessoas usam para passar a noite apenas, mas trabalham em outra cidade. Este processo é bastante comum e em todas as cidades encontraremos o cenário acima, porém quando o percentual da população que estiver nessa situação for muito alto então aparece o termo naturalmente mostrando que aquela cidade está sendo usado apenas para as pessoas dormirem, mas o seu trabalho e suas atividades econômicas estão sendo desenvolvidas em outra cidade, geralmente uma cidade vizinha com melhores condições de trabalho e mais promissora economicamente,uma pequena comunidade que não tem grandes indústrias.cidade dormitório atividade economica

Problemas destas cidades

Existem algumas razões para te explicar tal fenômeno, sendo uma delas o fato de a cidade não ter uma infraestrutura adequada para o desenvolvimento econômico e empresarial, mas também o problema pode estar do outro lado, ou seja, a cidade vizinha pode ser muito proeminente a ponto de atrair pessoas para atividades econômicas, tornando difícil a competição por outras cidades menores.Uma cidade dormitório perde sua principal fonte de emprego, deixando seus moradores para procurar trabalho em outro lugar.

Alguns exemplos:

Os melhores assentos de cidades dormitórios são as pequenas cidades que ficam próximas das metrópoles, como no caso de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, por exemplo. Uma cidade pequena que não tem indústria e um comércio limitado nas proximidades de são Paulo acaba naturalmente tornando-se cidade dormitório, já que a capital paulista é extremamente forte em atividade econômica e acaba atraindo a mão de obra de muitas cidades da região.

Efeitos 

Onde os passageiros são mais ricos e os mercados habitacionais de cidades pequenas são mais fracos do que os mercados habitacionais municipais, o desenvolvimento de uma cidade de dormitórios pode elevar os preços das moradias locais e atrair empresas de serviços de alto nível em um processo semelhante à gentrificação. Residentes de longa data podem ser deslocados por novos moradores devido à alta dos preços das casas. Isso também pode ser influenciado por restrições de zoneamento em áreas urbanizadas que impedem a construção de moradias adequadamente baratas, próximas aos locais de trabalho.

Quais as vantagens em viver em uma cidade dormitório?

A principal vantagem para quem não tem dinheiro suficiente em comprar uma casa em uma área mais dinâmica, a opção por uma cidade dormitório pode ser uma boa escolha.

Casa de vila ou região central da cidade? Onde você prefere morar?

A escolha do local para a moradia é uma das decisões mais importantes da nossa vida, afinal a casa onde moramos é o local onde passamos boa parte da vida, nos relacionamentos com vizinhos e a sociedade em volta. É ali também que criamos nossos filhos e a escola onde vão estudar, os amigos que irão ter e as influências que sofrerão, em boa parte dos casos está associada à localização onde decidimos estabelecer nossa moradia.

tomada de decisão bairro centro

Casa em bairros afastados

Muita gente, por opção ou por falta dela escolhe ou é escolhido para morar em bairros bastante afastados, eu particularmente já morei em um bairro bem distante do centro da cidade e baseado na minha experiência, cheguei à seguinte conclusão:

Trânsito

O trânsito é um dos piores inimigos de quem mora distante. No meu caso além de uma avenida muito perigosa, dada a alta velocidade e desrespeito dos motoristas, tinha que atravessar o anel viário da cidade sempre que quisesse ir ao centro ou quase que em qualquer lugar da cidade. Isto me cansou muito.

Comunicação

Eu tinha um escritório em casa e dependia muito de comunicação, especialmente de internet e a qualidade era muito ruim, dada a poucas opções de conexão, sendo apenas via rádio. Isto além de dificultar meu trabalho, causou muito stress e desgaste.

Infraestrutura do bairro

Outro ponto que considerei foi a estrutura do bairro, no meu caso e no case de muitas pessoas, falta farmácia, supermercado, academia e outros recursos que usamos com mais frequência. Isto remete ao primeiro item, ou seja, trânsito para o deslocamento para outras regiões com mais frequência.

Casa na região central

Depois de um tempo acabei optando por mudar para uma casa em uma região mais central. O resultado é uma dependência muito menor de carro e consequentemente menos exposição ao trânsito, a solução dos problemas de comunicação, especialmente de internet, já que aqui tenho banda larga via cabo que é infinitamente melhor do que rádio e acesso a serviços e estabelecimentos de uma maneira muito mais rápida e fácil.

Mas nem tudo são flores, para muita gente a região central é um problema, pois durante o dia ferve de gente e movimento e a noite fica muito isolada. Morar em regiões centrais torna mais complicado o acesso a estacionamento que anda cada vez mais escasso e o excesso de trânsito que as vezes ou sempre, incomoda.

O que você prefere?

Qual sua experiência e sua preferência quanto a moradia? Você prefere morar em regiões mais próximas ao centro ou em bairros mais afastados? Dê a sua opinião no formulário abaixo.

Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.