Dicas e informações sobre casa e construção

O que significa cidade dormitório?

Saiba o que é o que significa uma cidade dormitório, as razões que levam uma cidade a ter esse tipo de nome. Alguns exemplos no Brasil de regiões que abrigam cidades dormitórios.

É comum ouvirmos a expressão cidade dormitório em alguns momentos e especialmente quando se trata da relação de trabalho em uma dada região. A mídia por exemplo usa  bastante esta expressão e ela pode ser parte do entendimento de alguns fluxos migratórios, da industrialização em determinadas regiões do país ou ainda de uma má concentração de moradias em determinada cidade.

Mas o que vem a ser cidade dormitório?

O termo cidade dormitório usado para designar uma cidade onde as pessoas usam para passar a noite apenas, mas trabalham em outra cidade. Este processo é bastante comum e em todas as cidades encontraremos o cenário acima, porém quando o percentual da população que estiver nessa situação for muito alto então aparece o termo naturalmente mostrando que aquela cidade está sendo usado apenas para as pessoas dormirem, mas o seu trabalho e suas atividades econômicas estão sendo desenvolvidas em outra cidade, geralmente uma cidade vizinha com melhores condições de trabalho e mais promissora economicamente,uma pequena comunidade que não tem grandes indústrias.cidade dormitório atividade economica

Problemas destas cidades

Existem algumas razões para te explicar tal fenômeno, sendo uma delas o fato de a cidade não ter uma infraestrutura adequada para o desenvolvimento econômico e empresarial, mas também o problema pode estar do outro lado, ou seja, a cidade vizinha pode ser muito proeminente a ponto de atrair pessoas para atividades econômicas, tornando difícil a competição por outras cidades menores.Uma cidade dormitório perde sua principal fonte de emprego,deixando seus moradores para procurar trabalho em outro lugar.

Alguns exemplos:

Os melhores assentos de cidades dormitórios são as pequenas cidades que ficam próximas das metrópoles, como no caso de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, por exemplo. Uma cidade pequena que não tem indústria e um comércio limitado nas proximidades de são Paulo acaba naturalmente tornando-se cidade dormitório, já que a capital paulista é extremamente forte em atividade econômica e acaba atraindo a mão de obra de muitas cidades da região.

Efeitos 

Onde os passageiros são mais ricos e os mercados habitacionais de cidades pequenas são mais fracos do que os mercados habitacionais municipais,o desenvolvimento de uma cidade de dormitórios pode elevar os preços das moradias locais e atrair empresas de serviços de alto nível em um processo semelhante à gentrificação.Residentes de longa data podem ser deslocados por novos moradores devido à alta dos preços das casas.Isso também pode ser influenciado por restrições de zoneamento em áreas urbanizadas que impedem a construção de moradias adequadamente baratas,próximas aos locais de trabalho.

Quais as vantagens em viver em uma cidade dormitório?

A principal vantagem para quem não tem dinheiro suficiente em comprar uma casa em uma área mais dinâmica,a opção por uma cidade dormitório pode ser uma boa escolha.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade