Dicas e informações sobre casa e construção

Mão de obra para construção é um problema?

Veja algumas dicas para contratar mão de obra para a construção de uma casa, como pesquisar bem, conhecer as obras executadas por ele, elaborar um contrato e outros.

A resposta para a pergunta do título é sim e não, tudo dependerá de alguns fatores e alguns cuidados que precisam ser tomados antes e durante a contratação de mão de obra para a construção da casa. Normalmente ouvimos as pessoas se queixarem de pedreiros, pintores e outros profissionais da construção civil e pelo menos em parte há muita razão para isso, eu mesmo já tive algumas inconveniências como eles. Entre as queixas mais comuns estão:

  • Prazos não cumpridos: Esta é uma questão bastante comum pois infelizmente muitos não conseguem cumprir os prazos para entrega da construção da casa. Embora nem sempre isso é culpa da pessoa, pois existem outros fatores que também inclui maneira significativa de atrapalhar o andamento de uma construção.
  • Deficiência no trabalho executado: Reclamações quanto a qualidade do trabalho feito é bastante comum. Aqui no condomínio onde eu moro tem muitas obras ainda em construção e as vezes ouvimos de um ou de outro reclamações com pedreiros que deixaram a desejar com relação ao trabalho executado na construção de uma casa. Paredes tortas, problemas com desnível do piso, construção fora do esquadro, dentre outros problemas comuns na construção de casas.
  • Gasto de material em excesso: Embora este seja um problema de administração da obra e não necessariamente do pedreiro, mas há casos em que alguns materiais acabam sendo desperdiçados ou usados em acesso, como por exemplo ao fazer o reboco de uma parede usar muito a massa para fazer um reboco muito grosso.
  • Pessoas de má índole: Quando você contratar um pedreiro para fazer a construção da sua casa, obviamente que você vai analisar a pessoa, pegar referências e com certeza não irá contratar qualquer um. O problema ocorre que este pedreiro precisa contratar ajudantes e sobre esses você não tem muito controle, sendo que em alguns casos pode ser que você tenha na construção pessoas de má índole.
  • Bagunça: Outra reclamação bastante comum e que incomoda bastante é quando o pedreiro não é muito organizado e deixa a obra muito suja. Material jogado por todo lado, acúmulo de sujeira, desorganização e outros coisas similares que incomodam bastante os proprietários.
  • Entre outros

Os problemas acima de fato podem acontecer, mas acredito que a coisa possa ser amenizada com alguns cuidados por parte de quem está contratando esses profissionais. As dicas abaixo poderão ser úteis.

Pesquise bem

Antes de contratar pesquise bem os profissionais da área. Converse com outras pessoas e peça indicações de mão de obra para construção, pintura, eletricista, etc. Faça uma relação deles, peça orçamento e conheça a forma de trabalho. Isto é útil, pois ao comparar a maneira de trabalhar, preço e como eles te atendem já mostram alguns indicadores importantes.

Conheça as obras executadas por ele

Depois disso visite algumas casas que ele tenha construído, esta é a parte mais importante para avaliar a qualidade da mão de obra, pois se houver problemas com aquele profissional, certamente esses problemas aparecerão naquilo que ele tenha feito. Não só problema, mas também estilo de trabalho, tem profissionais que trabalham bem, mas as vezes não atingem o padrão de qualidade que você deseja e isto precisa ser avaliado.

Faça um contrato

Estando tudo OK, converse com ele, negocie o valor, as condições de trabalho e depois faça um contrato especificando tudo isso. O contrato é útil para você e para o pedreiro também.

Ao fazer um contrato, você especifica quais as obrigações e direitos de ambas as partes e assim estabelece com clareza o que deve ser feito e o que esperar do resultado final do trabalho. Um contrato é um documento importante também em caso de algum problema, como o não cumprimento do que foi acordado, pois se houver alguma causa ou ação judicial, existirá um documento que mostra a intenção inicial e os termos acordados.

Acompanhe de perto

Mas tudo que começa bem feito precisa terminar bem feito e se você fez a coisa certa até agora, acompanhe o desenvolvimento da construção de perto. Fiscalize a obra, administre materiais e prazos. A casa é sua, os recursos são seus e, portanto é justo que você esteja perto auxiliando inclusive no que for necessário.

Creio que seguindo essas dicas a mão de obra para a construção de uma casa não será um problema.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade