Massa corrida na parede de uma casa é uma prática bastante comum e altamente recomendada para que você tenha um melhor acabamento da parede e até o melhor resultado com aplicação da tinta posteriormente, já que a massa corrida deixa a parede lisinha e com acabamento, permitindo assim que a tinta tenha uma absorção melhor.
Mas para dar essa qualidade final no acabamento um item de grande importância é o processo de lixação, ou seja, após aplicar massa corrida é natural que ela não fique totalmente uniforme uma vez que é impossível fazer isso utilizando a desempenadeira na aplicação. Com isso após aplicar massa corrida e ela estar devidamente seca, você deve lixar a parede para alcançar o resultado final que é deixar a superfície lisa. Segue algumas dicas de como lixar massa corrida na parede:
O vídeo abaixo mostra os detalhes de como fazer a aplicação na parede, lixar e deixá-la preparada para a pintura.
Este segundo vídeo mostra a técnica de usar a lâmpada para lixar a massa corrida e encontrar mais facilmente as imperfeições e poder corrigi-las.
Não. A lixa deve ser corrida inclusive em cima da massa corrida. Se a opção for pintar a parede sem a aplicação de massa não se faz necessário lixar, basta neste caso aplicar um fundo preparador, selador e a tinta.
Até porque lixar reboco é o mesmo que enxugar gelo, então não faz nenhum sentido lixar uma parede com reboco apenas. O que pode e deve ser feito neste caso é passar uma vassoura na parede para tirar aquela areia que fica solta. Isto é bom e deve ser feito antes da pintura ou também antes de aplicar a massa corrida.
Fica. Na verdade a massa deixa a parede com um acabamento muito bom. Sem a massa a pintura não fica muito legal inclusive aparecendo as imperfeições do reboco que são muitos comuns. Ou seja, vai ficar com uma aparência de acabamento mal feito, especialmente se o reboco não for lá aquelas coisas.
A vantagem de pintar direto é o custo e muita gente opta por fazer isto visando economia de tempo e dinheiro, mas acredito que vale a pena gastar um pouquinho mais e fazer um acabamento perfeito. O resultado compensa.
Sim. Neste caso é necessário aplicar massa acrílica que é própria para ambiente externo ou área que receba umidade. Do lado interno usa-se a massa latex que é mais fácil de lixar. A massa acrílica é muito mais resistente e não tem problemas com umidade, claro que o ideal é fazer uma impermeabilização antes de pintar com Vedapren, por exemplo. Mas ela é mais resistente que a latex que é usada internamente.
A massa acrílica é mais indicada que seja feita com lixadeira, pois ela é mais difícil de lixar. A massa interna pode ser feita tanto na mão como na lixadeira. Depende de cada pintor e também de como foi feito a aplicação da massa. Se a parede estiver com o reboco bom e a massa for bem aplicada, fica bem fácil de lixar a mão.
Com certeza. O teto é muito ruim de aplicar pela posição que você tem que trabalhar, então, fica bem desconfortável a posição e isto dificulta bastante a aplicação.
Dependendo da altura do teto as vezes é necessário colocar andaimes, mas em muitos casos é possível resolver apenas com uma escada. Ainda assim a posição é bastante ruim e o rendimento do trabalho pode ser menor, por isso consideramos que o teto seja assim uma das partes mais difíceis de aplicar massa corrida.
Primeiro é preciso levar em conta que após aplicar a massa corrida é preciso esperar ela secar para fazer a aplicação da lixa e, portanto, existe sim um tempo entre aplicação e o lixamento. Mas em alguns casos não é conveniente esperar muito, especialmente no caso de massa acrílica que torna o processo de lixar depois bastante difícil depois que ela seca muito. Então se você aplicar em um dia a tarde, pode ser possível lixar no outro dia de manhã, mas o ideal é trabalhar com períodos menores.
Claro que isso varia muito, como a umidade do ar e outros fatores que podem influenciar no tempo maior ou menor de secagem da massa.