Dicas e informações sobre casa e construção

Como lixar paredes e aplicar massa corrida?

Veja a dica de como preparar uma parede para a pintura com a sequência de passos para aplicar a massa corrida e também de como lixar a massa e obter o resultado final desejado.

Massa corrida na parede de uma casa é uma prática bastante comum e altamente recomendada para que você tenha um melhor acabamento da parede e até o melhor resultado com aplicação da tinta posteriormente, já que a massa corrida deixa a parede lisinha e com acabamento, permitindo assim que a tinta tenha uma absorção melhor.

Parede com reboco comum

Mas para dar essa qualidade final no acabamento um item de grande importância é o processo de lixação, ou seja, após aplicar massa corrida é natural que ela não fique totalmente uniforme uma vez que é impossível fazer isso utilizando a desempenadeira na aplicação. Com isso após aplicar massa corrida e ela estar devidamente seca, você deve lixar a parede para alcançar o resultado final que é deixar a superfície lisa. Segue algumas dicas de como lixar massa corrida na parede:

  • Aplique uma demão de massa corrida, espere secar e corra uma lixa pouco mais grossa para tirar as imperfeições e preparar melhor a parede para receber a segunda demão na massa. Uma lixa de gramatura 150 pode ser útil.
  • Aplique a segunda demão da massa e depois de secar corra a lixa novamente, só que desta fez com uma lixa fina de gramatura 220 e com o auxílio de uma lâmpada. Isto é necessário para garantir que pequenas imperfeições na parede possam ser vistas e corrigidas.

Observações:

  • Compre um suporte para lixa, ele ajuda bastante e dá melhor produtividade do que você fazer com a lixa diretamente na mão.
  • Existem lixadeiras elétricas, mas não usei e não posso afirmar se é melhor. Em tese sim, mas como disse ainda não usei.
  • Na medida em que a gramatura da lixa aumenta, mais fina ela vai ficando. Exemplo: uma lixa 150 e mais grossa que uma lixa 220.

Vídeos

O vídeo abaixo mostra os detalhes de como fazer a aplicação na parede, lixar e deixá-la preparada para a pintura.

Este segundo vídeo mostra a técnica de usar a lâmpada para lixar a massa corrida e encontrar mais facilmente as imperfeições e poder corrigi-las.

Perguntas e respostas

Se eu não for aplicar massa corrida é preciso lixar a parede?

Não. A lixa deve ser corrida inclusive em cima da massa corrida. Se a opção for pintar a parede sem a aplicação de massa não se faz necessário lixar, basta neste caso aplicar um fundo preparador, selador e a tinta.

Até porque lixar reboco é o mesmo que enxugar gelo, então não faz nenhum sentido lixar uma parede com reboco apenas. O que pode e deve ser feito neste caso é passar uma vassoura na parede para tirar aquela areia que fica solta. Isto é bom e deve ser feito antes da pintura ou também antes de aplicar a massa corrida.

Fica ruim pintar sem aplicar massa?

Fica. Na verdade a massa deixa a parede com um acabamento muito bom. Sem a massa a pintura não fica muito legal inclusive aparecendo as imperfeições do reboco que são muitos comuns. Ou seja, vai ficar com uma aparência de acabamento mal feito, especialmente se o reboco não for lá aquelas coisas.

A vantagem de pintar direto é o custo e muita gente opta por fazer isto visando economia de tempo e dinheiro, mas acredito que vale a pena gastar um pouquinho mais e fazer um acabamento perfeito. O resultado compensa.

É possível aplicar massa corrida na parte externa da casa?

Sim. Neste caso é necessário aplicar massa acrílica que é própria para ambiente externo ou área que receba umidade. Do lado interno usa-se a massa latex que é mais fácil de lixar. A massa acrílica é muito mais resistente e não tem problemas com umidade, claro que o ideal é fazer uma impermeabilização antes de pintar com Vedapren, por exemplo. Mas ela é mais resistente que a latex que é usada internamente.

É melhor lixar com lixadeira ou na mão?

A massa acrílica é mais indicada que seja feita com lixadeira, pois ela é mais difícil de lixar. A massa interna pode ser feita tanto na mão como na lixadeira. Depende de cada pintor e também de como foi feito a aplicação da massa. Se a parede estiver com o reboco bom e a massa for bem aplicada, fica bem fácil de lixar a mão.

O teto é mais complicado?

Com certeza. O teto é muito ruim de aplicar pela posição que você tem que trabalhar, então, fica bem desconfortável a posição e isto dificulta bastante a aplicação.

 

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade