Dicas e informações sobre casa e construção

Portas balcão de madeira ou alumínio, quando usar?

Veja algumas dicas de como utilizar uma porta balcão em um ambiente doméstico, como exemplo de uma porta de correr bastante prática onde não há espaço para abertura.

As portas balcão são bastante usadas em diversas situações em que há necessidade de criar um ambiente separado do outro, mas ao mesmo tempo aberto e portanto tendo apenas a parte inferior fechada. Embora possa parecer que uso da porta balcão seja exclusiva para fins comerciais, é possível utilizar em residências para separar ambientes em que exista essa necessidade mas não necessariamente o fechamento com parede.

Um bom exemplo do uso de portas balcão é o caso das chamadas cozinhas americanas, pois neste caso é feita apenas uma divisão criando um espaço integrado uma sala uma cozinha, por exemplo. Nesse caso é comum às pessoas deixar uma abertura livre, mas se houver necessidade do uso de uma porta balcão ou meia porta também poderá ser útil.

No vídeo abaixo existe um exemplo interessante de uma porta balcão de correr o que pode ser útil em casos onde não há espaço para abertura dela como modelo convencional. E embora o exemplo seja aplicado a um comércio, poderá ser perfeitamente adaptados também ao ambiente doméstico onde houver necessidade.

https://www.youtube.com/watch?v=rzYUHJRPyu8

 

Meia porta ou porta balcão?

Mas a porta balcão pode ser encontrada de vários modelos, no exemplo que citei acima estou me referindo a chamada meia porta que é aquele que fecha apenas a parte de baixo, mas existem também os modelos que são usados como porta comum, mas como abertura estilo balcão. Esses modelos são usados geralmente em quartos onde há abertura para uma área externa, por exemplo, salas e outros. Veja abaixo algumas imagens desses modelos.

Exemplos de porta balcão.

Madeira ou alumínio qual o melhor material?

A madeira tem como características básicas ser um produto de origem vegetal, além disto é um material tradicional para a construção de móveis, e por isso sempre traz um ar de mais clássico e de requinte ao ambiente.

Já o alumínio dependendo da qualidade pode ser mais caro ou mais barato que a madeira. O preço e a escolha na verdade vão depender de qual o material e a qualidade que são mais adequados a situação, contexto ou decoração que o proprietário deseja criar.

Porta balcão

Na porta balcão, a madeira, o alumínio ou o aço vão ser os materiais da esquadraria, que nada mais é que a parte que reveste ou fica ao redor das aberturas normalmente preenchidas com vidro.

A esquadraria de madeira em uma porta balcão traz uma decoração mais tradicional ao ambiente e necessita de cuidados específicos para sua manutenção. Em caso de madeiras simples ou normais é necessário que a pintura ou verniz sejam aplicados anualmente para evitar o mofo ou apodrecimento da peça; se for madeira de lei, que é resistente ao apodrecimento, é necessário que seja feita uma pintura ou passado verniz com alguma periodicidade para evitar que ela seque fique rija e esteja sujeita a uma possível quebra.

Já as esquadrarias de metal, podem ser encontrados em alumínio, que é um metal leve e resistente a oxidação. Esta qualidade pode trazer muitos benefícios, por exemplo: as portas balção expostas a água ou intemperes do tempo, terão maior durabilidade e podem ser encontradas por bons preços. Uma Esquadraria de madeira para ficar exposta as intemperes do tempo e a água e ainda assim manter a qualidade precisaria ser madeira de lei, que por sua vez tem um preço mais salgado, as madeiras simples se expostas a sol e umidade mesmo com os cuidados necessários vão ceder ao apodrecimento com  o tempo.

Meia porta

Ao pensar no material de uma meia porta é muito interessante considerar com qual objetivo ela está sendo instalada.

A meia porta pode ser feita em madeira, mas como normalmente é utilizada em cozinhas pequenas, de apartamentos ou comércios com o fim de economizar espaço é mais adequado que esta seja feita em alumínio.

O alumínio, por sua vez, é resistente a corrosão por ferrugem no contato com a água. A resistência ao contato com a água é uma qualidade que torna o material interessante para ser instalado em ambientes como cozinhas.

5 dicas para porta balcão ou meia porta de alumínio ou madeira.

  1. É possível economizar espaço e manter a casa divida e organizada através delas.
  2. Estas portas permitem a integração do comodo com os ambientes
  3. Ao instalar alguma porta, sempre pense no objetivo que se quer alcançar e faça uma boa escolha, considerando o futuro.
  4. Preste atenção ao tipo de material e qualidade requerida para evitar custos indesejáveis em um momento adiante.
  5. Caso não entenda bem sobre instalação, contrate um profissional.

REFERÊNCIAS

Decore sua Casa 23 - Pequenos Ambientes. Por On Line Editora. Acesso em 9/8/19. Link.

Artigo: Porta Balção: Dicas, materiais e preços da esquadraria. Acesso em 11/8/19. Link.

 Onde posso saber mais?

O Pequeno grande guia de Aprovação de projeto de Prefeitura. Por Luciana Paixão. Acesso em 9/8/19. Link.

Casa & Decoração 84. Editado por On Line Editora. Acesso em 9/8/19. Link.

Artigo: Cozinhas belas, econômicas, sofisticadas e práticas. Jornal do Brasil 17 abr. 1982. Acesso em 9/8/19. Link.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade