Existem vários tipos de torneiras para cozinha, com preços e modelos bem variados e que certamente atende a todas as necessidades. Uma cozinha pode ter água quente e fria, vir direto da caixa ou da rua, ter pressão forte ou não, ser boa para o consumo ou precisar de filtragem, entre outros. Para cada situação haverá um tipo de torneira mais adequado e na listagem abaixo encontramos os modelos mais comuns que são vendidas atualmente.
A torneira é um dos itens mais utilizados na sua cozinha. Por isso, damos enorme importância à criação de produtos que resistam ao teste do tempo e tornem a sua cozinha um lugar mais maravilhoso para cozinhar e entreter.
Torneiras misturadoras de cozinha de todas as formas e tamanhos. De extravagante a purista.uer você prefira uma torneira de pulverização flexível ou uma torneira de água filtrada, a sua torneira misturadora favorita será o complemento perfeito para a sua pia. Tão fácil de usar. Controle a temperatura e o fluxo de água sem esforço e com precisão com uma mão, o bico é conectado a uma mangueira que você pode puxar para onde você precisa de seu fluxo de água. Ideal para lavar saladas e encher potes.
São os modelos mais simples e usados, podem ter diferentes tamanhos, marcas e modelos. Geralmente são mais baratas e podem ser encontradas em duas categorias principais:
Veja exemplos de torneiras convencionais de cozinhas.
As torneiras do tipo misturador são indicadas para situações onde a casa tenha aquecedor de água e assim seja possível usar água quente ou fria. O misturador tem dois comandos, sendo um para a entrada de água quente e outro para a entrada de água fria. Há casos também onde o misturador pode ser usado para entradas de água da caixa e da rua.
Exemplos de torneiras misturador para cozinha
Os modelos monocomandos são aqueles que tem um único acionador ou alavanca, mas com dupla função, podendo permitir a entrada de água quente ou fria invertendo a posição do acionador. No meio ele teria água morna. São modelos mais sofisticados e muito indicados para água quente e fria.
Exemplos de misturadores monocomando para cozinha
Esses modelos são compostos de dois acionadores, mas eles são integrados à torneira, ficando geralmente um de cada lado e permitindo assim a regulagem manual da água quente ou fria.
O monobloco é uma tecnologia de design muito inteligente que permite que a alimentação quente e fria entre na base ou no bloco da torneira. A temperatura é então"misturada"pela operação da válvula de torneira ou alças.
Exemplos de misturadores monobloco
As torneiras elétricas para cozinha funcionam de forma muito parecida com o chuveiro elétrico, ou seja, ela faz o aquecimento da água no momento que ela é usada, dispensando assim o aquecimento central por gás ou aquecedor solar.
Exemplos de torneiras elétricas
A torneira com filtro é usada com frequência quando a pessoa deseja ter água filtrada diretamente da torneira, como sabemos, apenas uma parte da população brasileira tem água tratada e mesmo quando é tratada nem sempre é recomendado tomar água direta da torneira.
Torneiras de filtro de água são projetadas para melhorar o cheiro, aparência e sabor geral da água potável. As torneiras de filtro são uma das formas mais econômicas e convenientes de melhorar a qualidade da água dentro de casa, fornecendo água filtrada durante todo o dia, todos os dias.
A água filtrada da torneira é útil não apenas para beber ao usar água filtrada ao cozinhar, pode melhorar o sabor geral de um prato, e o filtro, ao remover o calcário, também ajuda a desacelerar o aumento de escala em panelas e caldeirões
Exemplos de torneiras com filtro de água
Referência: Leroy Merlin
Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega
Veja abaixo alguns comentários sobre o uso de torneira com sensor
Sempre muito prático esses modelos de torneiras. Torneiras comuns, dos tipos que precisam de manuseio para funcionar são muito anti-higiênicas quando em locais públicos. Sempre penso que antes de lavar a mão, a pessoa que tocou ali estava com a mão suja, e ao fechar você acaba sujando novamente suas mãos. Para mim, a pior coisa que tem é depois de utilizar um sanitário público, como de shopping, lojas ou mercados, é ter de tocar na torneira onde vou lavar minha mão. Algumas tem um sensor um pouco mal localizado, onde você tem de ficar alguns segundos passando a mão por baixo e meio que procurando onde ele está. Já outras são incrivelmente eficientes, percebendo rapidamente o movimento das mãos e acionando a água. Tecnologias como essa, aparentemente simples, são muito úteis e causa um grande conforto ao usufruir delas. Espero que mais locais públicos sejam adeptos dessa tecnologia.
Gabriella Borges Fernandes, Chapecó, Santa Catarina
Chega de desperdícios. A vida pede mais praticidade na hora do consumo. E o nosso bolso agradece.
Casas que tem crianças, geralmente há esse tipo de situação. Água saindo da torneira e se desperdiçando. A conta vem aquele absurdo. E você levanta as mãos para os céus e se pergunta até quando vai ser assim.
Calma. Como existem solução para todos os problemas, esse é mais um que será solucionado em um passe de mágicas. Já ouviu falar da torneira com sensor? Pois é. Ela não irá resolver todas a suas questões, mas parte delas. Eu instalei nos dois banheiros de casa e tive um resultado satisfatório na minha conta de água.
Ela controla o fluxo de água e o tempo que a torneira fica aberta.
Desperdício? Nunca mais. O Planeta agradece e o bolso também.
Instalem e não irão se arrepender. Quer saber qual é a desvantagem? Nenhuma.
Adriana Mendes Vieira, Embu das Artes-SP
A torneira com sensor traz mais economia de água para a casa ou escritório. Sendo uma boa opção também para espaços públicos, onde o risco de alguém deixar a torneira aberta é grande. Design elegante, compacto e prático. Acrescenta beleza em qualquer espaço. Seus modelos podem ser variados, desde torneiras mais altas como mais baixas. De fácil instalação, o custo-benefício é grande ao passar do tempo. O investimento em prol de mais economia vale a pena refletido no meio ambiente.
Karina Gomes da Silva Coelho de Souza, Chapecó SC